terça-feira, 3 de janeiro de 2012

CRR-IFPB INSCREVE INICIATIVAS COMUNITÁRIAS PARA PARTICIPAR DE EVENTO EM SÃO PAULO




A TV Cabo Branco está apoiando o projeto Respostas Comunitárias, na Paraíba. Veja a matéria do jornalista Laerte Cerqueira sobre a resposta comunitária de Gilson da Silva, que desenvolve um projeto na área de drogas no município de Santa Rita.

O Centro Regional de Referência para a Formação Permanente de Profissionais da Rede de Atenção a Usuários de Crack e Outras Drogas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (CRR-IFPB), com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), está inscrevendo iniciativas comunitárias nas áreas de assistência básica, trabalho, educação e terapias, desenvolvidas como empreendedorismo social no Estado da Paraíba, para participar de um evento em São Paulo, no período de 19 a 23 de março de 2012.

O evento intitulado “Respostas Comunitárias – Encontro de Saberes e Fazeres” será realizado pela Lua Nova, entidade sem fins lucrativos com base em Sorocaba, no interior paulista, que atua na área da inclusão social de jovens mães usuárias de drogas e seus filhos (veja vídeo acima). A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Prefeitura de São Paulo, além de uma vasta rede de entidades públicas e privadas.

As pessoas, ou entidades, interessadas em participar do evento deverão enviar e-mail para respostascomunitarias.pb@gmail.com ou ligar para os telefones (83) 8811-0252 e 8811-0272, para os devidos encaminhamentos, no período de 05 à 25 de janeiro de 2012. Serão selecionadas duas respostas comunitárias da Paraíba para serem apresentadas no evento em São Paulo.



As entidades organizadoras do evento financiarão passagens e estadia dos protagonistas das referidas respostas comunitárias. As experiências selecionadas em nível nacional serão publicadas, posteriormente, em um compêndio.

O evento tem o objetivo de buscar eficiência através de ações simples, dar visibilidade a iniciativas comunitárias que desenvolvem importantes soluções para questões como drogas, abuso e exploração sexual. E mais: propiciar espaços democráticos de reflexão que busquem integrar pratica e teoria, favorecer a desconstrução e reconstrução de conceitos e verdades sobre questões como drogas, exploração sexual, vida de rua, abandono, entre outros problemas do cotidiano brasileiro.

O trabalho, que é desenvolvido pela psicóloga Raquel Barros, já está disseminado em 11 Estados e no Distrito Federal (Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Ceará, Alagoas, Piauí, Bahia, Paraíba, Tocantins, Rio de Janeiro, Maranhão e São Paulo), tendo reconhecimento internacional.

O evento conta, ainda, com a promoção do Instituto Empodera, que atua na área da capacitação e desenvolvimento de habilidades na área da inclusão social; da Ashoka, organização mundial sem fins lucrativos que é pioneira no campo da inovação social, trabalho e apoio aos empreendedores sociais, além da já citada Lua Nova. 

Os detalhes para participar do evento estão ao lado direito deste blog.


Veja esse exemplo de Respota Comunitária ao problema das drogas em Santa Rita-PB:


As entidades organizadoras do evento financiarão passagens e estadia dos protagonistas das referidas respostas comunitárias. As experiências selecionadas em nível nacional serão publicadas, posteriormente, em um compêndio.

Veja entrevista com a professora Vania Medeiros, responsável pelo evento na Paraíba, no programa Bom Dia Paraíba, da TV Cabo Branco.





Crisvalter Medeiros - Jornalista CRR-IFPB