quinta-feira, 26 de abril de 2012

AÇÕES DA PARAÍBA NA ÁREA DE DROGAS FORAM DEBATIDAS NO RIO GRANDE DO SUL

Professora Vania Medeiros ladeada por profissionais da Rede SUS E SUAS do Rio Grande do Sul

A coordenadora do Centro Regional de Referência para a Formação na Área de Crack e outras Drogas  (CRR), ligado à Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), professora Vania Medeiros, ministrou aulas, nos dias 23 e 24 do corrente, no Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD), do Hospital das Clínicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG).

A professora Vania Medeiros integrou uma equipe de profissionais de diferentes regiões do País que foi indicada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça.

O convite formulado pela UFRG à professora Vania Medeiros foi mais uma oportunidade de ampliar a rede de profissionais que forma as parcerias do CRR da Paraíba. Segundo a professora, a experiência de ter integrado esse grupo, fortaleceu  a visão de que a solução à atenção aos problemas relacionados ao uso de drogas está na mudança das abordagens relacionadas à temática.

Vania Medeiros socializou, em um dos principais centros de pesquisa do País,  a discussão sobre as experiências que estão sendo desenvolvidas na Paraíba, como respostas comunitárias ao problema das drogas, por pessoas da comunidade sem uma formação profissional especializada na área de álcool e drogas.

As experiências foram apresentadas como proposta de inserção social para usuários de drogas e como reflexão no contexto do tratamento comunitário. O tratamento comunitário é uma nova metodologia que está sendo implantada no País pelo Instituto Empodera e a Lua Nova, duas organizações não-governamentais com sede em São Paulo.

Foram debatidas no Rio Grande do Sul, as experiências desenvolvidas nos municípios de Santa Rita, Alagoa Nova, Cabedeo e Guarabira, desenvolvidas por Gilson da Silva, Thiago Aquino, professor Badeco e o mestre do Babau, Clóvis  Martins, respectivamente.

Na formação sobre reinserção social, a professora Vania Medeiros sugeriu, aos participantes do curso, a integração das políticas de educação profissional de inclusão social, desenvolvidas pela Rede Federal de Ensino Básico Técnico e Tecnológico, às políticas de assistência social e da saúde, responsáveis pela atenção aos usuários de drogas.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

PREFEITURA DE SANTA LUZIA E NETDEQ, DO IFPB, REALIZAM PARCERIA PARA CAPACITAR EDUCADORES NA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS



Crisvalter e Vania Medeiros, (NETDEQ-IFPB), Selma Nóbrega, Secretária de Educação; Dilma Morais, Secretária de Saúde e Herla Kerlliane Dantas, coordenação pedagógica.

Os coordenadores do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química (NETDEQ), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Vania Medeiros e Crisvalter Medeiros realizaram, nos dias 17/18 de abril, um curso sobre prevenção ao uso de drogas nas escolas para 95 professores da Rede de  Ensino Fundamental, do Município de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba.

O curso foi promovido pelas Secretarias de Saúde e Educação do município de Santa Luzia. Na abertura dos trabalhos, a Secretária de Saúde, Dilma Morais, afirmou que o uso de drogas entre jovens tem preocupado as autoridades, os educadores e as famílias da Região. A gestora municipal alertou que o enfrentamento do uso de  drogas é uma questão  de responsabilidade da sociedade em geral. "Nosso desafio é enfrentar o problema de todas as formas possíveis, começando pelo aprimoramento do conhecimento na área", afirmou. Foram capacitados os educadores de cinco escolas urbanas, quatro da zona rural e uma creche.

Segundo a professora Vania Medeiros, o mais importante da formação foi a constatação do interesse dos educadores com a temática. “Os professores sempre se envolvem com o tema das drogas quando os conteúdos são ministrados sob a ótica da educação”, assinalou.

A professora Vania Medeiros ministrou conteúdos na área de modelos de prevenção na escola, rede social de apoio, aspectos legais da prevenção e o papel da família, da comunidade e da escola na prevenção ao uso de drogas. O jornalista Crisvalter Medeiros, inseriu o tema da Cultura da Adicção - desconstruindo a visão repressiva da prevenção e intervenção do uso de drogas.

O curso foi ministrado a partir de uma metodologia fundamentada em Paulo Freire e na orientação do manual de tratamento do pesquisador americano Williams White, que desenvolveu uma visão cultural da prevenção, intervenção e recuperação do uso de drogas. Foram realizadas varias dinâmicas com a participação efetiva dos educadores e dos gestores da rede de ensino.

No final da formação, a Secretária de Educação da Prefeitura de Santa Luzia, professora Selma Nóbrega, disse que espera que os professores desenvolvam algumas iniciativas, na área da prevenção, a partir dos conteúdos ministrados durante o curso.

Veja vídeo de fotos:

segunda-feira, 16 de abril de 2012

PROFESSORA VANIA MEDEIROS SUGERE VENCER O PRECONCEITO CONTRA A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E EXPOR O PROBLEMA SOCIALMENTE





Palestra sobre Drogas e Família



Os coordenadores do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química (NETDEQ), do IFPB, realizaram palestra sobre Drogas e Família para a comunidade Evangélica da Igreja Batista do Conjunto dos Bancários, em João Pessoa, nesta sexta-feira (13.04).

A professora Vania Medeiros, coordenadora do NETDEQ, enfatizou a importância do apoio familiar para a recuperação da dependência química. Segundo ela, é preciso ter informação sobre o processo da dependência e da codependência para conseguir manter o equilíbrio familiar, diante da afetação provocada pela dependência química.

A codependência, segundo a professora Vania Medeiros, é a afetação dos familiares, amigos ou colegas de trabalho, em decorrência da dependência química de um membro da família. Atualmente, o problema da codependência alcança um grande contingente de famílias no Brasília, em decorrência das proporções que o uso de drogas assumiu na sociedade.

Ela explicou que a forma mais efetiva para se atuar no processo de recuperação da dependência é articular toda a rede social do dependente e da família. O problema do uso, abuso e dependência de drogas também deve ser abordado socialmente, afirmou a professora, sugerindo “que as famílias precisam vencer o preconceito com a exposição pública do problema e tentar se mobilizar politicamente para pressionar as autoridades a criarem políticas públicas eficientes nessa área”.

O jornalista Crisvalter Medeiros, coordenador adjunto do NETDEQ, afirmou que os dependentes químicos são o único reduto minoritário da sociedade que ainda tem medo de enfrentar o preconceito de expor publicamente o seu problema. “Enquanto a recuperação da dependência química não tiver uma “cara” e uma voz, as políticas públicas nessa área não cumprirão o seu papel de forma eficaz”, assinalou.

Nas sociedades desenvolvidas os movimentos sociais para reivindicar prevenção, tratamento e recuperação estão cada vez mais fortes. Nos Estados Unidos, as comunidades formadas por pessoas em recuperação, que lutam pelos direitos humanos de quem ainda sofre com o problema da dependência química e para quem já está em recuperação, vem crescendo progressivamente, explicou.

sábado, 7 de abril de 2012

COORDENADORES DO CRR-IFPB CONHECEM PROJETO ALTERNATIVO DE INTERVENÇAO SOCIAL EM SÃO PAULO

Reunião na Casa São Lázaro, da Associação Reciclázaro, no Bairro do Brás, em São Paulo.

Os coordenadores do CRR - Centro Regional de Referência para a Formação dos Profissionais da Rede de Atenção aos Usuários de Crack e outras Drogas, professora Vania Medeiros e o jornalista Crisvalter Medeiros, visitaram, recentemente, a Associação Reciclázaro, em São Paulo-SP. O CRR é um órgão ligado à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça, que funciona como projeto na área de extensão do IFPB-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. 

Beneficiário produzindo artesanato
Os coordenadores do CRR-IFPB integraram uma comitiva composta por representantes de organismos internacionais, a exemplo do CICAD- Comissão Interamericana para Controle do Abuso de Drogas; Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), da Organização Mundial de Saúde; e representantes de projetos e de órgãos públicos do Peru, Argentina, Guatemala, Costa Rita e México, além de professores universitários e lideranças comunitárias brasileiras.

A Associação Reciclázaro é um projeto desenvolvido pela Igreja Católica em Parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura de São Paulo. O projeto tem o objetivo de promover a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social, a exemplo de moradores de rua, usuários de drogas, mulheres vítimas de violência, portadores de HIV-Aids e idosos abandonados pelas famílias. A associação está disseminada em vários pontos da cidade, as unidades visitas pelo grupo estão localizadas na Praça Cornélia, em Água Branca; no Brás e no Belém.


A Reciclázaro tem sua base de sustentabilidade nas relações de parceria com o poder público e a empresa privada. O projeto já gerou uma cooperativa autossustentável de coleta e triagem de materiais recicláveis, que mantém um programa de inclusão social fundamentado em três grande eixos: geração de renda, intervenção comunitária e educação ambiental.

Segundo o assistente técnico da Reciclázaro, Pablo Cordeiro de Sousa, os beneficiários do projeto recebem uma intervenção sobre o uso de drogas, fundamentada em uma metodologia que inclui diferentes abordagens: religiosas, profissionais, de grupos de mútua-ajuda, e o modelo de redução de danos. Na opinião de Pablo Cordeiro, o modelo de abordagem diversificada tem conseguido bons resultados. “Desta forma, o beneficiário terá a oportunidade de experimentar todas as propostas de intervenção disponíveis, podendo optar pela que mais se adequar às suas necessidades”, assinalou. Ele explicou que as principais dificuldades na atenção aos usuários de álcool e outras drogas são as barreiras adotadas pelos próprios profissionais da rede de atenção.
                                                                                                                           Arte em tapeçaria

A ação social da Reciclázaro tem início com o processo de empoderamento na Casa de Simeão que, atualmente, cuida e preparava quase 200 idosos para a vida em sociedade. Numa segunda fase do processo de reinserção, eles passam a integrar a República do idoso, quando conseguem alguma autonomia. Nesse espaço os idosos tem uma experiência de convivência em uma pequena família.

Nessa mesma linha de inclusão, a Casa de Marta e Maria, também mantida em parceria com a Prefeitura de São Paulo, acolhe mulheres e crianças marcadas pela violência e pela vida de rua. Através de um intenso programa educativo e socializante, a Casa de Marta e Maria busca a retomada de vínculos com redes positivas, redução de danos pelo uso de álcool e outras drogas, conquista da cidadania plena, inclusão escolar, inserção no mercado laboral, fortalecimento da autoestima etc.

As ações iniciais do projeto Reciclázaro vão gerando, ao longo do tempo, outras iniciativas. Como exemplo, podemos citar a Casa de São Lázaro, um centro de acolhida de adultos em situação de vulnerabilidade social, que tem o objetivo de promover a inserção produtiva. O projeto oferece desde atendimento social e psicológico, até orientações para o cuidado da saúde, atividades de lazer e cultura, com a disponibilização de espaços para reuniões de mútua-ajuda para usuários de álcool e outras drogas.

O projeto oferece, ainda, apoio para a elevação da escolaridade, formação para a inclusão digital, oficinas de saúde, dinâmicas socioeducativas e oficinas de capacitação para geração de trabalho e renda, com vários cursos nas áreas de corte e costura, tapeçaria, caixas artesanais, tetra pack, mosaicos, reciclagem de vidros, jateamento de vidros, móveis de papelão etc.

Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental
Um dos programas do projeto Reciclázaro que mais impressionou a coordenadora do CRR da Paraíba, professora Vania Medeiros, foi o Centro de Formação Profissional, Educação Ambiental e Geração de Renda. O programa tem o objetivo de contribuir para que as pessoas desenvolvam conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para a preservação e melhoria da qualidade do ambiente, ao mesmo tempo em que promove estratégias sustentáveis de geração de trabalho e renda para a população que frequenta o espaço.

O trabalho desenvolvido com os integrantes do programa está baseado em três eixos: capacitação profissional, sensibilização comunitária e oficinas de geração de renda. Na mesma linha, desenvolve o programa de compensação ambiental, que consiste na produção de mudas nativas da mata atlântica e sua posterior comercialização para arborização da metrópole paulista que, atualmente, experimenta uma das menores taxas de área verde por habitante da sua história.