segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PROFESSORA VANIA MEDEIROS INTEGRA ORGANIZAÇÃO LATINOAMERICANA QUE ATUA NA ÁREA DE INTERVENÇÃO SOCIAL


Vania Medeiros (PB) e Pablo Cordeiro (SP), formadores do Brasil na RAISS


O trabalho que a professora Vania Medeiros (IFPB) vem desenvolvendo na Paraíba, na área de prevenção e formação para  intervenção ao uso de drogas, desde o ano de de 2002, quando participou da implantação da Pastoral da Sobriedade, da Igreja Católica, em João Pessoa-PB, ganhou repercussão internacional na semana passada.

A professora Vania Medeiros foi convidada a integrar as ações da “Red Americana de Intervención en Situaciones de Sufrimento Social” (RAISS), que integra organizações sociais sem fins lucrativos que intervém em situações de sofrimento social (drogas, HIV, Cárceres, Situação de Rua, Violência, Drogadição etc), de diversos países Latinoamericanos, além de apoiar trabalhos comunitários com base no modelo ECO2.

Vania Medeiros participou da formação: “Encuentro RAISSS: Fortalecimiento de redes y experiencias locales en America Latina: La formación de formadores y el intercambio entre pares”. O evento aconteceu à semana passada (03 a 07), em El Cenáculo, La Montonera – Buenos Aires, Argentina. “Fui convidada a conhecer a RAISSS e integrar essa rede como associada, para colaborar com a expansão das ações RAISSS-Brasil, socializando a experiência como formadora da rede de serviços de atenção aos usuários de crack e outras drogas e, oportunamente, conhecer mais sobre o modelo ECO2 e a base teórico-prática do Tratamento Comunitário”, explicou a professora. O evento foi promovido pela RAISSS e Fundacion Convivir, com apoio de Caritas Alemanha e BMZ (Ministerio Federal de Cooperación Económica y Desarrollo).

Segundo a professora Vania, a RAISSS firmou alguns convênios e parcerias com instituições acadêmicas da Argentina, a exemplo da Universidade de El Salvador e Universidade Católica da Argentina. A professora acrescentou que lhe foi dada a incumbência de realizar articulações com instituições de ensino superior no Brasil, que estejam interessadas em participar de um convênio entre Universidades Latinoamericanas e outras organizações da Região, que será firmado entre a  RAISSS e Governos Municipais para o próximo ano.

Com relação especifica ao Estado da Paraíba, a professora disse que foi criada a oportunidade para que municípios e instituições do Estado possam integrar estas experiências através de intercâmbio técnico-científico entre as redes de serviços de atenção aos usuários de drogas nos países membros da RAISSS (México, Guatemala, Honduras, Nicaragua, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Brasil, Colombia, Haití, Chile)

A professora enfatizou que, a partir dessas articulações, os municípios paraibanos  poderão integrar projetos pilotos que estão sendo estruturados e/ou desenvolvidos com base em modelos de intervenção comunitária e o modelo ECO2 (que se fundamenta na epistemologia da complexidade, ética e comunidade), com possibilidade de ter como resultado a incidência nas políticas sobre drogas locais.

Ela acrescentou que  está articulando, para o biênio 2013/2014, a participação da equipe de formadores do Centro de Regional de Referência, órgão da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), que funciona através de projeto de extensão com o NETDEQ/IFPB, em cursos de Tratamento Comunitário e de pesquisas envolvendo as experiências comunitárias da Rede RAISSS-Brasil, com o objetivo de ampliar conhecimentos e socialização destes com os alunos do CRR”.

Segundo a professora Vania Medeiros, uma das principais dificuldades para deflagrar as ações será a falta de apoio da sua instituição, que não reconhece a autonomia acadêmica dos professores, mesmo dos que tem titulação. No entanto, acrescentou ela, enquanto ativista social da causa da prevenção e intervenção na área de drogas, pretendo manter contatos com o prefeito eleito de João Pessoa, para tentar alguma articulação em nível municipal. Também estamos querendo retomar as iniciativas desenvolvidas pela Rede Viva, projeto de extensão do IFPB, para buscar articulações com projetos desenvolvidos com escolas da comunidade para implementar as ações fundamentadas no modelo ECO2.

A professora Vania Medeiros coordena um projeto de extensão na área de capacitação e prevenção em drogadição no IFPB, desde 2005. Lidar com a visão limitada dos gestores da educação, nessa área, é o grande gargalo da questão, disse ele, acrescentando que: “Após as articulações que serão feitas com a sociedade civil e autoridades municipais, de forma independente, as instituições de ensino superior serão contatadas.

Segundo a professora, “existe a possibilidade de se constituir programas de capacitação para técnicos destas instituições, em nível de mestrado e doutorado, caso haja interesse nas parcerias”.

As instituições de ensino superior serão articuladas, em seguida, para adesão à proposta. Será possível constituir programas de capacitação para técnicos destas instituições em nível de mestrado e doutorado, caso as instituições tenham interesse.

Veja mais fotos: