quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Coordenadora de formação da REDE RAISSS/Brasil, Vania Medeiros, apresentou proposta de projeto à SEDES/João Pessoa

Secretária Martha Moura (SEDES), ao centro, ladeada pela professora Vania Medeiros, a psicóloga Valéria Cristina e o jornalista Crisvalter Medeiros.


A coordenadora do Centro de Formação da Rede Latino Americana de Intervenção sobre o Sofrimento Social (RAISSS/Brasil), professora Vania Medeiros (IFPB) foi recebida na última quarta-feira (09), à tarde, pela secretária de Desenvolvimento Social (SEDES), da Prefeitura Municipal de João Pessoa, professora Martha Moura. Na reunião, a professora Vania Medeiros apresentou a propostas de um projeto de intercâmbio intermunicipal na área de formação em Tratamento Comunitário.
O projeto, que está em fase de construção coletiva, vai beneficiar estudantes e trabalhadores de três municípios brasileiros com capacitação através de intercâmbio com universidades da América Latina. Por enquanto, já foram articulados os municípios de João Pessoa e Sorocaba-SP.
O modelo de Tratamento Comunitário proposto pela RAISSS está fundamentado na teria ECO2, que integra teoria e prática em quatro estratégias: prevenção, trabalho, assistência básica, saúde e educação. A equipe intermunicipal, depois de formada, pretende fazer articulações junto aos órgãos fomentadores para viabilidade financeira do projeto.
Após a apresentação dos pressupostos do projeto de Tratamento Comunitário, a secretária Martha Moura se interessou pela proposta e garantiu que vai levar a proposta ao prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

REDE RAISSS-BRASIL VAI MEDIAR REALIZAÇÃO DE CURSO À DISTÂNCIA DA SENAD PELA UFPB



Reitora da UFPB, Margareth Diniz; professores Jan Leite e Socorro Vieira (UFPB), coordenadores do CRR, Vania Medeiros e Crisvalter Medeiros.

A professora Vania Medeiros, coordenadora do Centro Regional de Referência (CRR-IFPB), da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD/Ministério da Justiça), em João Pessoa, foi recebida na última terça-feira (08), à tarde, pela Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Margareth Diniz, no Gabinete da Reitoria, Campus de João Pessoa. 
O objetivo da reunião foi tratar de encaminhamentos para a realização de um curso de educação à distância na área de Tratamento Comunitário para cerca de 15 mil alunos. O curso é o resultado de uma articulação da Rede Latino Americana de Intervenção em Situação de Sofrimento Social (RAISSS-Brasil) junto à SENAD. O curso será oferecido em âmbito nacional para lideranças profissionais da rede de atenção a usuários de crack e outras drogas, agentes sociais atuantes em projetos comunitários e lideranças comunitárias. Participaram da reunião, o coordenador de EAD da UFPB, professor Jan Leite, professora Socorro Vieira (UFPB), e o jornalista Crisvalter Medeiros (CRR-IFPB). 
O curso será financiado pela SENAD e executado pelo Campus Virtual da UFPB, em 2014. No próximo dia 16, já haverá uma reunião na SENAD, em Brasília, com a secretária nacional de políticas sobre drogas, Doutora Paulina Duarte, e equipe da Senad, para planejamento de ações. Vão participar da reunião, o coordenador da EAD da UFPB, professor Jan Leite, representante da Pró-Reitoria de Planejamento da UFPB; a professora Vania Medeiros, representando o CRR e a professora Socorro Vieira, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPB, além do grupo de articuladores da RAISSS-Brasil, representado pela Dra. Raquel Barros.
Para a Reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, “esse problema sensibiliza toda a sociedade e a UFPB não poderia ficar de fora, devendo assumir seu compromisso como formadora e produtora de novos conhecimentos que conduzam ao enfrentamento desse problema”.

A professora Vania Medeiros fez a exposição do projeto à Reitora da UFPB, Margareth Diniz.