quinta-feira, 18 de abril de 2013

Defensor é escolhido para Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas



O defensor público de São Paulo Vitore André Zílio Maximiano foi escolhido pelo ministro José Eduardo Cardozo para assumir a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça. A nomeação será publicada no Diário Oficial da União no início da próxima semana e a posse ocorre em seguida, segundo a pasta.
Atuando até então como 2º subdefensor público-geral do Estado, Maximiano pediu afastamento do cargo na última sexta-feira (12), e a solicitação foi atendida pela Defensora Pública-Geral do Estado, Daniela Cembranelli.
Em uma conversa em Santa Catarina na semana passada, durante encontro de defensores públicos do Brasil, o ministro informou a Daniela sobre a escolha do defensor paulista para a secretária antidrogas, segundo a Defensoria paulista. 
A assessoria do ministério da Justiça afirma que a saída da atual ocupante da secretaria nacional antidrogas, Paulina do Carmo Duarte, não é relacionada com algum desentendimento interno sobre o financiamento, por parte do governo, de entidades terapêuticas para atendimento a dependentes químicos. Segundo a pasta, Paulina pediu para deixar o cargo por ter sido designada a ocupar um posto relacionado a combate a drogas na Organização dos Estados Americanos (OEA) e que teve apoio de Cardoso para isso. 
Vitore Maximiano foi procurador e passou a atuar na Defensoria a partir de 2006, quando o órgão foi criado em São Paulo, informou a assessoria de imprensa da Defensoria.  É mestre em direito do Estado pela PUC-SP e também atua como professor. 
Foi o mais votado pela categoria em 2006 e 2008 para comandar a Defensoria Pública paulista, mas, dentre uma lista tríplice, não foi escolhido pelos governadores Geraldo Alckmin e José Serra nas duas ocasiões.
Do G1, em São Paulo



Professora Vania Medeiros vai articular defesa do projeto do CRR de João Pessoa, junto à SENAD, já na próxima semana


 Com parceiras no lançamento do livro: “Adolescência e Violência – Intervenções e estudos clínicos, psicossociais e educacionais", no Carpe Diem - 104 Sul - Brasília-DF

      Com o fim do impasse na Secretaria Nacional sobre Drogas  (Senad), órgão financiador do Centro Regional de Referência para Formação de Profissionais que atuam na Atenção aos Usuários de Álcool e outras Drogas (CRR-IFPB), a professora Vania Medeiros disse que, já na próxima semana, vai articular os professores do Centro para um manifesto junto ao novo Secretário do órgão, em defesa da instalação do referido Centro conforme projeto original enviado no início do ano à Secretaria.
            Segundo a professora Vania Medeiros, o projeto de sua autoria foi alterado pela atual gestão (Reitoria do IFPB), órgão executor através da FUNETEC, em decorrência da perseguição política que vem sofrendo na Instituição desde 2010, quando foi candidata à Reitora em oposição ao atual gestor.
           Ela explicou que a alteração do projeto tem o objetivo de inviabilizar o trabalho, evitando que ela tenha visibilidade institucional e social,  em decorrência da próxima sucessão à Reitoria da Instituição que ocorrerá, novamente, no próximo ano.
            A professora Vania Medeiros encontra-se em São Paulo participando de um curso com o professor italiano Efrem Milanese, sobre tratamento comunitário. A formação é um desenvolvimento da metodologia de Redução de Danos. Ela também participou de uma reunião de professores de Universidades da América Latina, promovida pela REDE RAISSS, que realiza ações de inclusão social em vários países latino americanos, para planejamento de uma ação intermunicipal para 2014.
Lançamento de livro em Brasília
            Na última sexta-feira, a professora participou do lançamento do livro “Adolescência e Violência – Intervenções e estudos clínicos, psicossociais e educacionais", do qual é atura do Capítulo 23, em parceria com o jornalista e mestrando em Serviço Social (UFPB) Crisvalter Medeiros. A obra foi lançada em parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (UnB), Secretaria de Saúde do DF, e o CILA-Collége Internacional de l’Adolescence, da Universidade de Paris Descartes”, pela UnB.
            No evento, alguns professores de Brasília (UnB e UCB), que integram o quadro do CRR-IFPB já se prontificaram a fortalecer o movimento em defesa do CRR. “O projeto é de grande relevância social e vem sendo tratado, caprichosamente, por interesses corporativos da política  institucional", comentou a professora Vania Medeiros.

A professora Aparecida Penso, da Universidade Católica de Brasil, que também escreveu um dos Capítulos da coletânea “Adolescência e Violência – Intervenções e estudos clínicos, psicossociais e educacionais", informou que a primeira tiragem consta de mil exemplares que serão vendidos nas livrarias comerciais de todo o país.
A professora Penso, que tem doutorado em  psicologia e trabalha há muitos anos com crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, em Brasília, comentando a obra, disse que “o trabalho  reúne pesquisadores de diversas regiões brasileiras: Nordeste, Sudeste, Sul, além  de pesquisadores franceses com larga experiência de pesquisa com adolescentes em situação de risco social e pessoal, a exemplo de delinquência, distúrbios psiquiátricos vindos de contexto de violência e desproteção; bem como as dificuldades na escola.
Estes pesquisadores, continuou a professora, também apresentam, neste livro, e em outras de suas publicações, alternativas para o atendimento integral aos adolescentes nos contextos clínico, educacional, Jurídico e comunitário. “É uma obra muito importante para as políticas públicas na área de adolescência, uma vez que discute as problemáticas comuns a essa faixa etária e também possibilidades de intervenção”, assinalou. 
A professora Aparecida comentou que o lançamento da obra foi um evento científico muito significativo com a presença de grande parte dos autores, professores das Universidade Católica de Brasília e Universidade de Brasília. E mais: servidores das Secretarias de Saúde, da Educação e Assistência Social do Distrito Federal, alunos de mestrado e doutorado na área de psicologia e educação, entre outros.

Mais fotos do lançamento do livro:



domingo, 7 de abril de 2013

Coordenadores do NETDEQ (IFPB) publicam capítulo de livro editado pela Universidade de Brasília (UNB)


Os servidores do IFPB, professora-doutora Vania Medeiros, e o jornalista Crisvalter Medeiros, coordenadores do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química (NETDEQ), órgão da Pró-Reitoria de Extensão, participaram da obra publicada pela Editora da Universidade de Brasília (UnB), intitulada: “Adolescência e Violência – Intervenções e estudos clínicos, psicossociais e educacionais. O livro será lançado, oficialmente, no próximo dia 12, em evento no restaurante Carpe Diem, em Brasília-DF.
Os pesquisadores-extensionistas do IFPB, que atuam na área da prevenção ao uso de drogas na escola, são responsáveis pelo Capítulo 23 do livro: “O papel do educador na construção de redes de prevenção na escola pluricurricular: a experiência do IFPB” (pag. 343).
A obra foi o resultado dos trabalhos apresentados no I Congresso Internacional Adolescência e Violência: Perspectivas clínica e cultural; e no II Seminário de Saúde do Adolescente em Conflito com a Lei, disse a professora Vania, acrescentando que “os dois eventos foram realizados através de uma parceria franco-brasileira envolvendo o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (UnB), Secretaria de Saúde do DF, e o CILA-Collége Internacional de l’Adolescence, da Universidade de Paris Descartes”.
Os artigos, que compõem a obra, foram escritos por pesquisadores brasileiros e franceses de reconhecida competência nas suas áreas de atuação profissional e acadêmico-científica, comentou a organizadora Deise Matos do Amparo. O livro apresenta estudos, pesquisas e intervenções nos campos da clínica, da educação e dos contextos sociais e jurídicos acerca das relações entre adolescência e violência.