domingo, 21 de julho de 2013

CRR INICIA CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA 2013 2014

 
       Os profissionais lotaram auditório do Hotel Caiçara, em João Pessoa

Com a participação de profissionais dos Sistemas Único de Saúde (SUS), Sistema Ùnico de Assistência Social (SUAS), Sistema de Justiça da Paraíba, além dos trabalhadores em educação foi iniciada, neste final de semana (19/20), a programação formativa dos cursos do Centro Regional de Referência (CRR) para o biênio 2013/2014. O evento que contou com a participação de profissionais de municípios de todas as microrregiões do Estado da Paraíba, aconteceu no Auditório do Hotel Caiçara, na praia de Tambaú, em João Pessoa.

O professor do CRR, Crisvalter Medeiros, recepcionou os alunos mostrando como o site do CRR (www.crrifpb.com.br) poderá ser utilizado para articulação e aproximação da rede de serviços no âmbito do curso, além de sensibilizar os profissionais para ações na área da reinserção social de usuários de drogas.


Os 600 alunos, que compõem as turmas de profissionais que estão sendo capacitados pelo CRR, também foram recepcionados pelas professoras Vania Medeiros, coordenadora CRR; Raquel Barros, Instituto Empodera; Lawrencita Espíndola e Nilza Ramalho, UFPB; Valéria Cristina, PMJP e Vagna  Cristina, da Facene.

A presidente do Instituto Empodera, psicóloga Raquel Barros, realizou palestra sobre reinserção social de mulheres grávidas, ou mães, em situação de vulnerabilidade social, principalmente em decorrência de uso de drogas. A professora Vania Medeiros desenvolveu dinâmicas com os profissionais, no sentido de identificar as redes sociais operativas de cada um.


A principal tarefa do primeiro dia de formação dos cursos do CRR, nesta edição, foi a escolha de um “caso concreto de vulnerabilidade social”. O caso será trabalhado durante todo o curso, visando a uma intervenção pessoal ou social. O estudo de caso será realizado de forma transdisciplinar orientado pelas metodologias dos cursos ministrados e pelo tratamento comunitário.


Ao final ficou estabelecido o calendário de atividades do próximo mês com a realização do Seminário de Abertura no dia 15 (agosto) e início das aulas dias 16 (grupos do interior do estado) e 17 (capital). Já está confirmada a presença no evento de autoridades locais e do Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (Dr. Vitore Maximiano).

Mais fotos: