terça-feira, 27 de agosto de 2013

VANIA MEDEIROS, COORDENADORA DO CRR-IFPB, PARTICIPA DE EVENTO DE INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA DE PREVENÇÃO NA GUATEMALA


Mesa de abertura do evento

A coordenadora do Centro Regional de Referência (CRR-IFPB), professora Vania Medeiros, está participando nesta semana, de 27 a 30 (terça à sexta-feira), de um evento na Universidade Mariano Galvez, em Santa Cruz de Quiché, na Guatemala. O evento, que visa integrar ações na área de prevenção ao sofrimento social, é promovido pela Rede Americana de Intervenção em Situações de Sofrimento Social (RAISS) e Pastoral social de Quiché - Caritas, como parte do programa do encontro do Centros de Formação da referida rede naquele país.

No evento, que conta com a participação de professores e profissionais integrantes de instituições públicas e organizações não governamentais da Argentina, Bolívia, Colômbia, Brasil, Costa Rica, Chile, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraquay, Peru e Uruguai, a professora Vania Medeiros está representando a região Nordeste. 

 Professora Vania Medeiros, ladeada por ativistas da Guatemala

Segundo Vania Medeiros, no primeiro dia do evento foi discutido o tema relacionado à adolescência e juventude violenta ou violentada. Nesse contexto, foi realizada uma oficina pelo coordenador de direitos humanos do Arcebispado da Guatemala, Jorge Luis Sandoval, que apresentou dados sobre a realidade da juventude guatemalteca. Segundo o ativista dos direitos humanos, “o nível de escolaridade de jovens no país é muito baixo, em especial referente à educação superior, sendo que apenas 33,6%  dos jovens entre 15 e 29 anos concluem a escola primária e apenas 5,1% destes chegam ao final do ensino superior”. As informações foram passadas pela professora Vania Medeiros através de e-mail.

Vania acrescentou que o consultor da Caritas Alemanha, Efrem Milanese, presente ao evento, comentou que esta é uma forma de violência, já que a exclusão é a pior violência que pode ser praticada contra a juventude. “Além dos jovens serem excluídos do sistema escolar, aqueles que estão dentro deste sistema, muitas vezes estão expostos a condições institucionais precárias, o que também representa uma forma perversa de exclusão e violência”, destacou o consultor da Caritas Internacional.

O evento também acomodou um encontro de representantes dos Centros de Formação da RAISS, do qual a professora Vania Medeiros é integrante, representando o Brasil. Foram realizadas atividades de atualização sobre os referenciais teóricos de práticas preventivas embasadas no método do modelo ECO2.

Segundo a professora Vania Medeiros, participar do evento foi uma oportunidade de conhecer várias iniciativas que estão sendo desenvolvidas em países da América Latina que podem ser adaptadas para a realidade brasileira. A professora pretende aprimorar, ainda mais, a metodologia formativa dos profissionais que atuam na área de prevenção e intervenção ao uso de drogas na Paraíba através do acúmulo de experiências promovida no referido evento. Ela também vai apresentar a metodologia que está sendo desenvolvida no CRR do IFPB para contribuir com outros países Latino Americanos.

Mais fotos:






domingo, 18 de agosto de 2013

EQUIPE DO CRR-IFPB, EM JOÃO PESSOA, INTEGRA PROFISSIONAIS E USUÁRIOS DE DROGAS NA PARAÍBA


O evento de instalação dos cursos do Centro de Referência Regional (CRR), do IFPB, foi uma oportunidade de integração entre os  profissionais e os usuários de substâncias psicotrópicas em recuperação na rede de atenção ao uso de drogas no Estado da Paraíba. A abertura dos cursos do CRR aconteceu na última quinta-feira (15), no Auditório do Tropical Hotel Tambaú, em João Pessoa.

O CRR integra o Plano “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal, no eixo prevenção, sendo responsável pelo trabalho de capacitação dos profissionais atores do plano. O Centro é executado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFPB, através da FUNETEC, sob a coordenação da professora Vania Medeiros.

A professora Fátima Sudbrack, coordenadora do Programa de Estudos e Atenção à Dependência Química (PRODEQUI), da Universidade de Brasília, fez uma palestra sobre a prevenção e atenção ao uso de drogas com enfoque na teoria da complexidade. Para ela, a atenção às drogas deve ser feita de forma intersetorial. "A intersetorialidade só pode ser articulada através de uma postura ética dos profissionais, que considere as diferenças, a compreensão, o diálogo e o perdão", enfatizou.

As professora Inês Gandolfo e Aparecida Penso conduziram um psicodrama com os profissionais que integram os cursos do CRR, com o objetivo de trabalhar a representação social desses profissionais com relação aos usuários de drogas.

Durante todo o dia, da última quinta-feira (15), os profissionais e os usuários de diversos equipamentos comunitários da rede de atenção às drogas, a exemplo do CAPS-AD e grupos de Terapia Comunitária, tiveram a oportunidade de fazer demonstrações de atividades artístico-culturais que são desenvolvidas nesses ambientes de atenção aos usuários e seus familiares. Também participaram do evento os grupos de prevenção ao uso de drogas desenvolvidos por educadores em escola púbicas de municípios paraibanos.

Participaram do evento a banda de pagode do Caps-Ad Primavera, em Cabedelo; os oficineiros do Caps David Capistrano, no Bairro do Rangel, além de alguns programas de inclusão social desenvolvidos pelas prefeituras municipais, a exemplo da Banda de Instrumentos de Sopro do Município de Araçagi, formada com beneficiários do programa Bolsa Família.

Algumas escolas públicas também participaram do evento, a exemplo do Fenelon Câmara, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, localizada no Ernesto Geisel, que desenvolveu uma dinâmica com os alunos que integram o comitê “Amor pela Vida”, coordenado pela professora Maria de Fátima Paiva, que faz prevenção através do protagonismo juvenil.

O animador cultural, Arnaldo Batista, do município de Cabedelo fez apresentação da “Escolinha do Professor Badeco” que faz prevenção com crianças e adolescentes utilizando a prática de surf e oficinas de fabricação de pranchas. Outro animador cultural, Clovis do Babau, oficineiro do Caps-Guarabira, desenvolveu uma oficina de bonecos com os profissionais e usuários participantes do evento.

SOLENIDADE DE ABERTURA

A solenidade oficial de abertura dos Cursos do CRR-IFPB foi uma oportunidade para os gestores do IFPB, que participaram do evento, o Reitor João Batista de Oliveira, a Pró-Reitora Edelcides Gondim, e o Diretor de Extensão Tecnológica e Assuntos Comunitários, Alexandre Urquiza, além da gerente de finanças da FUNETEC, Fernanda Albuquerque, reconhecerem a importância social das ações desenvolvidas pela equipe do CRR. As demais autoridades integrantes da mesa de abertura da cerimônia também enfatizaram a importância social do trabalho de capacitação desenvolvido pelo centro.

Participaram da mesa de abertura do evento, além do representante da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça, Dr. Luiz Guilherme Paiva, o Pastor Túlio Polari, Gestor do Programa de Políticas sobre Drogas, do Estado da Paraíba; o presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Dr. Juvenal da Roz; os secretários municipais, Geraldo Amorim, da Segurança Pública e Cidadania e Janaína Demery, representante da Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa. A coordenadora de saúde mental, Drª. Shirlene Queiroz, representou a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba.


A Justiça da Paraíba esteve representada através da participação do coordenador dos cursos preparatórios da ESMA-PB, Dr. Eduardo José de Carvalho; do Defensor Público Geral-Adjunto, Dr. Jaime Carneiro, e da Defensora Pública Drª. Elizabete Barbosa.