sábado, 26 de outubro de 2013

GRUPO TECENDO VÍNCULOS DESENVOLVE ATIVIDADE JUNTO AO CEA, EM JOÃO PESSOA

Grupo Tecendo Vínculos

Os professores do CRR-IFPB, Vania Medeiros e Crisvalter Medeiros, reuniram-se, hoje (24), com   o grupo de trabalho “Tecendo Vínculos”, no  Anfiteatro do  Campus João  Pessoa,   do   IFPB,  para fazer uma supervisão do andamento das ações desenvolvidas pelo grupo.


O grupo é constituído por profissionais do SUS, SUAS e do Sistema de Justiça da Paraíba, que são alunos dos cursos do CRR-IFPB. O grupo está desenvolvendo uma atividade de articulação de rede no Centro Educacional do Adolescente (CEA), da Fundação de Apoio ao Adolescente, em João Pessoa. Participaram da reunião os alunos Lucilvio Silva, psicólogo; Manoel Cassimiro, promotor de justiça; Josenildo Silva, educador CEA, Luciana Lira, psicóloga.

O grupo tem o objetivo de ser mediador de vinculação entre o CEA e a rede de serviços localizada no território, onde o equipamento está instalado. No relatório sintético das atividades apresentadas pelo grupo ficou constatado que a equipe vem avançando na construção da rede subjetiva comunitária. O grupo também está sistematizando o mapeamento do capital social do território, e que já desenvolve algum tipo de atividade na Instituição.

A professora Vania Medeiros subsidiou o grupo com instrumentos do tratamento comunitário capazes de consolidar o papel de mediação na construção de rede de recursos comunitários.

Segundo ela, o desafio do grupo é fortalecer o protagonismo da comunidade do CEA, com o objetivo de melhorar as relações da instituição, de forma a garantir o atendimento aos adolescentes em medida socioeducativa

sábado, 19 de outubro de 2013

PROFISSIONAIS DE SANTA LUZIA, ALUNAS DO CRR, ESTÃO ESTIMULADAS PARA REALIZAR AÇÕES NA COMUNIDADE

Professores do CRR, Crisvalter e Vania Medeiros, ladeados pelas profissionais do SUS e SUAS, em Santa Luzia do Subugi, após momento de interação

A equipe do Centro de Referência Regional (CRR-IFPB) teve a oportunidade de interagir com as profissionais que atuam na rede de atenção aos usuários de crack e outras drogas, do município de Santa do Luzia do Sabugi, que fazem os cursos do referido CRR, para o biênio 2013/2014. O encontro com o grupo, que recebeu a denominação de “Vale do Sabugi”, aconteceu nesta quinta-feira (17), na Policlínica Dr. Kival de Araújo Gorgônio, da Secretaria Municipal de Saúde.

O CRR é o órgão de formação dos profissionais que atuam na rede de atenção aos usuários de crack e outras drogas, como parte das ações intersetoriais do Plano Crack, é possível vencer. A ação formativa é desenvolvida em João Pessoa, e outros municípios paraibanos, em parceria entre as secretarias do Governo do Estado, dos municípios, e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça, através do IFPB.


Os professores do CRR, Vania Medeiros e Crisvalter Rogério, tiveram a oportunidade de discutir, com as alunas, os problemas relacionados às ações que são desenvolvidas cotidianamente no campo da atenção aos usuários de crack e outras drogas. As alunas, que atuam no campo da saúde mental e assistência social, alertaram para a demanda intermunicipal que ocorre em Santa Luzia, oriunda das diversas cidades polarizadas.

Santa Luzia dispõe de um CAPS especializado no atendimento de pessoas com transtorno mental. “Os pacientes com problemas de drogas também são atendidos localmente e feito o encaminhamento para o CAPSad de Patos”, informou Ana Karina Medeiros, coordenadora do CAPS.

A equipe que atua no equipamento tem feito diversos eventos com o objetivo de sensibilizar a comunidade para se integrar às ações profissionais voltadas aos cuidados com a saúde mental. “Mas o preconceito e o estigma com relação ao transtorno mental e as drogas ainda precisam de intervenção”, explicou ela.

Diante dos desafios enfrentados pela equipe de profissionais do Vale do Sabugi, a professora Vania Medeiros desenvolveu uma oficina sobre a construção do mapa da rede de recursos comunitários local. Essa rede é formada pelas entidades que a equipe de profissionais pode contar para atuar em parceria para debelar os problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.


No exercício de construção da rede de recursos comunitários, a equipe de profissionais identificou cerca de 50 entidades com as quais pode contar para desenvolver parcerias na área. O grupo ficou animado com a possibilidade da realização de atividades que possam dar visibilidade à rede de recursos comunitários no território, envolvendo representantes dessas entidades. As atividades teriam o objetivo de debater as ações a serem implementadas no campo da prevenção, intervenção e recuperação de usuários de substâncias psicoativas. 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

GUARABIRA AVANÇA NO TRATAMENTO COMUNITÁRIO DE USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS


Reunião no Hospital Regional de Guarabira

Integrantes da equipe do Centro Regional de Referência (CRR-IFPB) realizou, nesta sexta-feira (11), uma reunião de formação com o grupo de profissionais da rede SUAS/SUS e da segurança pública, alunos do CRR, da região metropolitana de Guarabira,  que agrega 17 municípios da Mesorregião do Agreste paraibano. A reunião aconteceu no Hospital Regional Antônio Paulino Filho.

Os profissionais da referida região metropolitana, que atuam na rede de atenção aos usuários de crack e outras drogas, estão desenvolvendo um projeto de tratamento comunitário com os detentos do presídio regional de Guarabira.

O grupo, que se intitula “Novo Olhar”, decidiu desenvolver um trabalho de reinserção social através da cultura popular  com a comunidade do referido presídio. Na primeira reunião já foram identificadas algumas potencialidades entre os segmentos de servidores e presidiários.


Grupo Novo Olhar (Guarabira)

Segundo o policial militar Clébio Martins, que integra o grupo, na comunidade interna do presídio há pessoas com vários tipos de talentos na área da cultura popular. “Já foram identificados um poeta cordelista e um artesão”, afirmou.

Na formação que fez com o grupo de Guarabira, a professora Vania Medeiros, coordenadora do CRR, sensibilizou a equipe para a identificação da rede de lideranças, no presídio de Guarabira, e da rede operativa da região. Segundo ela, a identificação dessas redes constitui parte essencial da metodologia do tratamento comunitário. O grupo Novo Olhar ficou estimulado com ação da equipe do CRR, “in loco”, e espera outras visitas.


O CRR é um projeto de extensão da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), que faz a formação dos profissionais que atuam na rede de atenção aos usuários de drogas através do plano crack, é possível vencer.