quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

CRR REALIZA CURSO PARA PROFISSIONAIS EM PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE CACIMBA DE AREIA-Pb

Mesa de abertura do evento

Os coordenadores do Centro de Referência Regional (CRR), do IFPB, professora Vania Medeiros e o jornalista Crisvalter Medeiros, realizaram um curso de Atenção Integral aos Usuários de Álcool e outras Drogas para capacitar os trabalhadores dos serviços da rede de atenção à saúde e assistência social do Município de Cacimba de Areia, no Sertão da Paraíba, à 307 Km da Capital. Participaram, também, da capacitação professores, agentes de segurança e representantes da sociedade civil, além de assistentes sociais de Patos e São José do Bonfim.



O curso, que foi realizado no salão de eventos da Igreja Matriz, de Cacimba de Areia, teve início na última segunda-feira (17) e encerrou-se nesta quinta-feira (20). A iniciativa foi idealizada pelo assistente social Alison Lavor, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município, que está sob a responsabilidade da Doutora Wislania Cabral Brasileiro.


Secretária Wislania Cabral, à direita, acompanhada por servidoras do município de Cacimba de Areia

A formação em Cacimba de Areia faz parte do projeto do CRR para cumprir as metas da Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SENAD), para 2014. Segundo a coordenadora do CRR, Vania Medeiros, serão realizadas ações em diversos municípios paraibanos, atendendo solicitação dos gestores e cumprindo as metas do programa na Paraíba.


Professora Vania Medeiros: cumprindo metas da SENAD

Na abertura do curso em Cacimba de Areia, a secretária de educação do município, professora Maria Madalena,  disse que as escolas estão precisando de ações urgentes na área da prevenção ao uso de drogas. Já a secretária de saúde, Jailane da Nóbrega, assinalou a importância do evento para “se entender melhor a realidade local com relação ao uso de álcool e outras drogas”. A coordenadora do CRAS, do Município, Zedilma Pereira, que deu apoio irrestrito ao evento, agradeceu a participação dos servidores municipais ao curso.

Trabalho de prevenção nas escolas do município


Para a professora Vania Medeiros a iniciativa foi mais uma oportunidade para a equipe do CRR se aproximar mais e conhecer melhor a realidade sobre a rede de atenção aos usuários de crack e outras drogas no interior da Paraíba, além de colaborar com as ações intersetoriais no Estado.


Alison Lavor, idealizador do evento, em dinâmica com colegas de trabalho

O curso contou com a participação de 80 profissionais da rede de serviços do SUS, SUAS, da segurança, das escolas, e representantes da sociedade civil. Foram ministrados os conteúdos sobre efeito das drogas, prevenção, intervenção breve, aconselhamento motivacional, políticas públicas, reinserção social e recuperação do uso de drogas.


Durante a formação foram ministrados conceitos e fundamentos teóricos e práticos do tratamento comunitário. Os participantes tiveram a oportunidade de experimentar práticas de relacionamento com a comunidade e descobrir as potencialidades da população local para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.


O curso encerrou-se nesta quinta-feira (20), com a elaboração de um programa de ação para construção de um dispositivo comunitário. A iniciativa vai viabilizar o protagonismo da comunidade no que se refere ao problema do uso de álcool e outras drogas.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

CRR FAZ EVENTO E INTEGRA PROFISSIONAIS E USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DA REDE DE ATENÇÃO DO SUS E SUAS

Profissionais dos serviços de atenção à saúde e assistência social de vários municípios paraibanos, e os integrantes da Guarda Municipal da Prefeitura de João Pessoa, participaram do evento promovido na última sexta-feira (14), no auditório do Hotel Caiçara, em João Pessoa,  pelo Centro de Referência Regional (CRR), com o objetivo de integrar os serviços, os profissionais e os usuários da rede SUS e SUAS.

O evento contou com a participação da coordenadora do CCR da Escola Superior de Ciências da Saúde, do Distrito Federal (DF), professora Maria de Fátima Gondim; e das professoras Maria Inês Gandolfo, da UnB; e Aparecida Penso, da Universidade Católica de Brasília (UCB).


No evento, coordenado pela professora Vania Maria de Medeiros, foram apresentadas experiências de prevenção, intervenção e recuperação de usuários dos serviços da rede de atenção.

A Secretária de Assistência Social, da Prefeitura de Natuba, Josinalva Guerra Lins, trouxe o grupo “Música Doce”. O grupo é constituído por adolescentes mantidos pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), do referido município. O grupo formado por 40 jovens em situação educacional executou várias peças da música popular brasileira.


Josinalva Lins disse que o município de Natuba tem se preocupado em promover a prevenção ao uso de drogas entre os jovens. A participação foi articulada pelo grupo de estudo “Além dos Espinhos”, formado pelos alunos do CRR.

Outra ação na área da prevenção foi apresentada pela Casa Talita Abrigo Comunidade, do município de Guarabira. A entidade acolhe crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade social. O grupo, constituído por três meninas da unidade de acolhida apresentou um número de dança popular. A participação foi viabilizada pelo grupo de estudo “Novo Olhar”. Os profissionais da rede de atenção do município de Tavares trouxeram o jovem José, que executou peças da MPB no clarinete.

O grupo de estudo intitulado “Morada do Sol”, formado por profissionais dos serviços da rede de atenção do município de Patos, trouxe o artista plástico Washington, ex-usuário de drogas em processo de recuperação. Ele desenvolve trabalhos de prevenção junto ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, do CRAS, do referido município. Washington promoveu uma oficina de artes plásticas para os profissionais que participaram do evento.

Os ex-usuários de drogas em recuperação no CAPS – Primavera, do município de Cabedelo, que compõe as oficinas de música e poesia, animaram a plateia com a execução de um repertório musical da MPB. A participação dos usuários foi articulada pelo grupo de estudo “Pescando Sonhos”, formado pelos profissionais alunos do CRR.

Os profissionais do município de Bayeux, que integram o grupo de estudo “Resgatando Sonhos”, apresentaram um relato sobre o passeio ciclístico que mobilizou parte dos serviços da rede de atenção do município e sensibilizou a população para a importância do trabalho de prevenção ao uso de drogas.

As atividades do CRR, do IFPB, para o biênio 2013/2014 encerram-se no dia 25 do mês de abril. Será realizada uma ampla programação envolvendo os profissionais dos serviços da rede de atenção do Estado da Paraíba.

Veja vídeo com os principais momentos do evento:



segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

CRR CAPACITA GUARDA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA PARA AÇÕES NA COMUNIDADE


Os agentes da Guarda Municipal da Prefeitura de João Pessoa estão sendo capacitados para atuação na área de prevenção e intervenção ao uso de álcool e outras drogas no Carnaval 2014: João Pessoa de Todos os Ritmos. O curso de 40 horas está sendo ministrado pelos profissionais do Centro Regional de Referência  (CRR), da Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SENAD), que funciona em parceria com o IFPB-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

A capacitação também permitirá um trabalho continuado de abordagem aos usuários de álcool e outras drogas e seus familiares na área de prevenção e intervenção, junto às comunidades da Capital paraibana, de uma forma mais humanizada.

O curso teve início nesta segunda-feira (10), no Auditório José Marques, no Campus João Pessoa, do IFPB, e encerra-se no próximo sábado (15), no Hotel Caiçara, na Praia de Tambaú. O conteúdo da formação contempla as temáticas: Políticas públicas sobre drogas; Modelos de intervenção na dependência química; Intervenção comunitária; Redes; e Redução de Danos. Os agentes vão desenvolver atividades práticas em algumas comunidades para consolidar os conteúdos da formação.

O Secretário de Segurança Pública e Cidadania, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Geraldo Amorim, participou da solenidade de abertura do curso e disse que a Secretaria está empenhada em construir uma Guarda Municipal renovada com a contração dos novos agentes. Segundo o secretário, essa formação vai capacitar os agentes para um problema que eles vão se deparar cotidianamente nas suas atividades comunitárias, que é o uso de álcool e outras drogas.


O curso é coordenado pela professora Vania Medeiros, responsável pelo CRR-IFPB/SENAD, em João Pessoa. Segundo ela, essa é uma grande oportunidade de aproximação entre o CRR e o segmento da segurança pública e cidadania, “que é um setor importante para as novas metodologias de prevenção e intervenção que estão sendo experimentadas pelas políticas públicas”, assinalou. O evento contou ainda, com a participação do ouvidor da Guarda Municipal, Euclides Meneses; e a coordenadora do Plano: Crack, é possível vencer, em João Pessoa, psicóloga Valéria Cristina.