segunda-feira, 21 de julho de 2014

OFICINA DE COMUNIDADE DE RECUPERAÇÃO



Nelson Perez:integrante da Minnesota Recovery Connection
O Centro Regional de Referência para Formação de Profissionais (CRR), órgão ligado à Pró-Reitoria de Extensão do IFPB, realiza, no próximo dia 06 de agosto, a primeira oficina de organização de Comunidades de Recuperação (RCO). O evento acontecerá na sede da FUNETEC, Av. Presidente Epitácio Pessoa, nº 1840, das 8h30min às 17h30min.

A oficina, que terá duração de 08 horas, em dois turnos, será ministrada pelo professor americano Nelson Perez, que é membro da diretoria da “Recovery Connection”, uma comunidade de recuperação do Estado de Minnesota, nos Estados Unidos.



Comunidades de Recuperação

A Comunidade de Recuperação é uma metodologia de sustentabilidade em longo prazo, para pessoas em situação de recuperação do uso de álcool e outras drogas. O modelo foi criado nos Estados Unidos, a partir do ano 2000, fundamentado nas experiências de grupos de recuperação que se proliferaram, naquele país, desde o século XIX.  São entidades independentes, sem fins lucrativos, constituídas por pessoas em recuperação em longo prazo, seus familiares, amigos e aliados, bem como profissionais que atuam no campo do uso de substâncias psicoativas, como apoiadores.

Segundo o professor Nelson Perez, a principal missão de uma Comunidade de Recuperação é mobilizar recursos dentro e fora da comunidade de recuperação para aumentar a prevalência e a qualidade da recuperação em longo prazo de dependentes de álcool e outras drogas.

A educação pública, advocacy da recuperação, bem como a melhoria dos serviços de apoio à recuperação com base nos pares são as principais estratégias e missão de uma comunidade de recuperação”, explicou o professor.

Nelson Perez é bacharel em Sociologia, pela Universidade da Califórnia, Riverside; e Mestre em Artes e Sociologia, pela California State University, Los Angeles. O professor Nelson também é licenciado em aconselhamento em uso de drogas e em Terapia em Saúde Comportamental, pelo College Faculty in Adiction Couseling e Minneapolis Community & Technical College, dos Estados Unidos.

Um dos principais objetivos da comunidade recovery é defender mudanças políticas em nível local, estadual e federal que promovam a recuperação de usuários de álcool e outras drogas, além de eliminar os obstáculos e preconceitos relacionados a essa recuperação.

Nelson Perez explicou que trabalha desde 2008 com as comunidades de recuperação do Estado de Minnesota, incluindo a população latina daquele Estado. Ele ministra cursos na Minneapolis Community & Technical College (MCTC) e Century College, na área de avaliação e entrevista; desenvolvimento de habilidades de aconselhamento e conduta profissional em dependência química, além de integrar diversas entidades americanas que atuam nesta área.

VANIA MEDEIROS, COORDENADORA DO CRR-IFPB, FAZ PALESTRA EM EVENTO EM RECIFE




A coordenadora do Centro Regional de Referência (CRR-IFPB), professora Vania Maria de Medeiros, realizou, na última sexta-feira (18), às 14h30min, no Teatro Beberibe, do Centro de Convenções do Pernambuco, uma palestra sobre Tratamento Comunitário, para profissionais da rede de Saúde e Assistência Social da Região Metropolitana do Recife; estudantes e professores da área de saúde e ciências humanas.

A palestra fez parte do Seminário Internacional sobre Drogas e Redução de Danos, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - SEDSDH, em parceria com a Organização Internacional Open Society Foundation; prefeituras das cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, além do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas e Conselho Regional de Psicologia.

A professora Vania Medeiros participou da mesa redonda sobre o tema: “O território e as práticas de cuidado”, que foi coordenada pela gerente de saúde mental, álcool e drogas, da SEDSDH, Telma Melo, ao lado da educadora Fátima Pontes, coordenadora executiva da Escola Pernambucana de Circo.

A coordenadora do CRR-João Pessoa, Vania Medeiros, conseguiu despertar o interesse dos profissionais pernambucanos, que atuam no campo do uso de drogas, sobre a importância do tratamento comunitário. Foram iniciados alguns contatos com profissionais interessados nesta metodologia de intervenção.

Segundo a professora Vania Medeiros, os profissionais do Estado do Pernambuco vêm se mostrando interessados na abordagem do tratamento comunitários desde setembro de 2013, quando representação da prefeitura de Recife esteve em João Pessoa, participando de uma formação com o principal teórico da área, professor Efrem Milanese, e a psicóloga Raquel Barros, que é uma das protagonistas do método no Brasil.

O Seminário Internacional sobre Drogas e Redução de Danos, aconteceu nos dias 17/18, no Centro de Convenções de Pernambuco – Teatro Beberibe, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Organização Internacional Open Society Foundation; prefeituras das cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, além do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas e Conselho Regional de Psicologia. O encontro, que foi coordenado por Rafael West, gerente Geral de Políticas sobre Drogas da SEDSDH, foi destinado aos profissionais da rede de Saúde e Assistência Social da Região Metropolitana do Recife; estudantes e professores da área de saúde e ciências humanas.