terça-feira, 30 de setembro de 2014

EQUIPE DO CRR-IFPB PARTICIPA DE EVENTO COM ATIVISTAS DE PAÍSES LATINO AMERICANOS



A Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica da Igreja Católica, em Guaratinguetá, São Paulo, sediou um importante evento sobre os problema sociais da América Latina e do Sul, no período de 22 a 25, deste mês. O evento foi promovido pela Rede Americana de Intervenção em Situação de Sofrimento Social (Raisss), que congrega Organizações Não-governamentais de 10 países americanos.

No referido evento, ativistas das políticas públicas e empreendedorismo social de vários países latino americanos apresentaram trabalhos enfocando projetos sobre situações de vulnerabilidades sociais.

Ativistas mexicanos fizeram exposição sobre os métodos de intervenção social com moradores de Rua, do Centro Histórico da Cidade do México. Os ativistas do Peru abordaram o problema da violação dos Direitos Humanos em prisões daquele País. O Chile expôs o impacto do enfrentamento do narcotráfico nas comunidades no entorno de Santiago, Capital daquele país. O Uruguai apresentou a situação do uso de drogas por moradores de Rua, em um abrigo social.

A representante da Ong, Lua Nova, em Sorocaba (SP), expôs a mobilização comunitária para fortalecimento dos vínculos das redes sociais. Da Paraíba, a equipe do Centro de Referência Regional, do IFPB (CRR-IFPB), apresentou trabalhos desenvolvidos em comunidades do interior do Estado com o objetivo de articular a intersetorialidade na atenção aos usuários de drogas.

A Pró-Reitora de Extensão do IFPB, professora Vania Medeiros, que coordena o CRR-IFPB, realizou contatos com os representantes de entidades internacionais com o objetivo de estabelecer parcerias para implementar as ações do CRR, em 2015.

A professora Vania Medeiros informou que, no referido evento, foi estabelecido o diálogo com o professor Roberto Canay, da UMSA- Universidad del Museo Social Argentino, com o objetivo de firmar um convênio de cooperação técnica e científica que viabilizará o intercâmbio entre docentes e discentes do IFPB e da UMSA.


Os participantes do evento também tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia da mais antiga comunidade terapêutica do Brasil, na modalidade Religiosa, a Fazenda da Esperança, localizada no município de Guaratinguetá. A referida comunidade tem cerca de 37 anos de funcionamento; e, atualmente, abriga 120 jovens e adultos em situação de recuperação do uso de substâncias psicoativas.