segunda-feira, 17 de novembro de 2014

REDE RAISSS FORMA PRIMEIRA TURMA EM TRATAMENTO COMUNITÁRIO DA AMÉRICA LATINA E DO SUL


Primeira turma de formadores em Tratamento Comunitário da Rede RAISSS

O primeiro curso de capacitação para formadores em Tratamento Comunitário da Rede Americana de Intervenção em Situação de Sofrimento Social (RAISSS) foi encerrado nessa sexta-feira (14), no Auditório do Hotel Presidente, em Cerritos, Buenos Aires.

A primeira turma de formadores em Tratamento Comunitário da Rede RAISSS é constituída por 50 pessoas de 10 países da América Latina e América do Sul (Chile, México, Peru, Colômbia Guatemala Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, Brasil).

As equipes gestoras dos Centros Regionais de Referência da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas de João Pessoa (IFPB), Campina Grande (UEPB) e Brasília (ESCS) participaram da formação, dentro outros profissionais brasileiros oriundos de universidades e movimento sociais.

O grupo que foi capacitado como formadores em Tratamento Comunitário pela Rede RAISSS vai iniciar, a partir de 2015, o processo de disseminação dessa metodologia em seus respectivos países.

O Centro Regional de Referência do IFPB vai formar 150 profissionais em Tratamento Comunitário através de pactuações com os municípios de João Pessoa, Patos e Cuité; o CRR de Campina Grande vai formar mais 150 em Cabedelo e Campina Grande.


O curo de formadores em Tratamento Comunitário da Rede RAISSS foi ministrado pelo professor Efrem Milanese, criador da metodologia que tem sua base científica na Redução de Danos.  

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

IFPB INICIA NEGOCIAÇÃO COM UNIVERSIDADE DA ARGENTINA PARA FIRMAR PROTOCO DE INTERCÂMBIO


A partir da esquerda: Fátima Gondim (ESCS), Aparecida Penso (UCB), Constanza Fautário (UMSA), Gustavo Mausel (UMSA), Roberto Canay (UMSA), Vania e Crisvalter Medeiros (IFPB), Inês Gandolfo (UnB)

PROEXT em articulação internacional para promover intercâmbio cultural. 

A Pró-reitora de Extensão do IFPB, professora Vania Medeiros, está articulando um convênio com a Universidad Del Museo Social Argentino (UMSA) para viabilizar intercâmbio científico e tecnológico entre a referida universidade e a instituição paraibana. 

Na última terça-feira (11), a professora Vania Medeiros manteve reunião com o decano da Faculdade de Ciências Humanas da UMSA, professor Gustavo Mausel, para discutir as bases interinstitucionais para o convênio. Também participaram da reunião, que aconteceu na sede da Universidade em Buenos Aires, Argentina, o professor Roberto Canay (UMSA); Constanza Fautario (Assessora de Convênios da UMSA), além das professoras Maria Inês Gandolfo, do Instituto de Psicologia da UnB; Maria Aparecida Penso, da Universidade Católica de Brasília e Maria de Fátima Gondim, Escola Superior de Ciências da Saúde, de Brasília.

Na reunião o professor Gustavo Mausel confirmou o interesse da instituição que dirige em realizar intercâmbio com instituições de outros países no sentido de contribuir para o aprimoramento da educação no Continente americano. 

A professora Vania, por sua vez, afirmou que os dirigentes do IFPB, principalmente o Reitor da Instituição, também está interessado em ampliar os relacionamentos acadêmicos do instituto em âmbito nacional e internacional. Segundo a professora, o próximo passo para consolidar a iniciativa será acionar a assessoria internacional do IFPB para manter contato com a UMSA, com o objetivo de formalização do convênio. O Reitor do IFPB, professor Cícero Nicácio, autorizou a iniciativa que está sendo conduzida pela PROEXT.

Buenos Aires: Crisvalter Medeiros, jornalista

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

INTEGRANTES DO CRR-IFPB PARTICIPAM DE CONGRESSO SOBRE POLÍTICAS SOCIAIS EM BUENOS AIRES-AR

 

A partir da esquerda: Crisvalter Medeiros, Vania Medeiros, Inês Gandolfo, Aparecida Penso, Carla Dalbosco, Fátima Gondim e Luca Santoro.


A Pró-Reitora de Extensão do IFPB, professora Vania Medeiros, o coordenador do Centro Regional de Referência (CRR-IFPB), jornalista Crisvalter Medeiros, além de alguns docentes que atuam no referido Centro, participaram do 1º Congresso Internacional sobre Proteção Social e Políticas Sociais da Universidad del Museo Social (UMSA) da Argentina. O evento aconteceu nessa segunda e terça-feira (10/11), no Auditório Dr. Gabarini Islas da UMSA, na Av. Corrientes, Buenos Aires-AR.

Na palestra de abertura do evento, a ministra de Desenvolvimento Social da Cidade de Buenos Aires, Carolina Stanley, disse que o congresso era uma oportunidade para se conhecer várias políticas públicas na área de proteção social de países da América Latina. A ministra destacou a importância de se conhecer melhor as experiências de outros países na área das políticas sociais para que se possa trabalhar a integração comunitária de forma mais eficiente. Ela deu ênfase ao enfrentamento da pobreza que “é o resultado de muitos ciclos históricos e que envolve as famílias e toda a sociedade”.

 

Ministra de Desenvolvimento Social da Cidade de Buenos Aires, Carolina Stanley (esquerda), e Raquel Barros, da Lua Nova (Brasil)

Foi marcante a presença da Rede RAISSS (Rede Americana de Intervenção em Situações de Sofrimento Social) no evento. A representante da RAISSS no Brasil, psicóloga Raquel Barros, criticou as políticas públicas brasileiras que, segundo ela, “são feitas para os que estão bem”. Barros é a diretora da Ong Lua Nova, com base em Sorocaba-SP. A Ong tem uma das ações mais bem sucedidas de inclusão social de mães solteiras e usuárias de drogas da América Latina.

O evento foi um grande painel dos problemas sociais enfrentados, atualmente, nos diversos países da América Latina, e as propostas de intervenção através dos métodos de inclusão social e do Tratamento Comunitário.
 

José Luiz Zárate Zárraga (Centro de Escuta Comunitário - El Alto, na Bolívia)

Para José Luiz Zárate, responsável pelo projeto Centro de Escuta Comunitária, na Bolívia, os problemas sociais devem ser entendidos pelo viés da complexidade, envolvendo problemas biológicos, históricos, sociais etc. Ele entende comunidade como um sistema de redes que constroem e animam um território, “sendo o local ideal para as intervenções sociais”, assinalou.
 
Guilhermo Perez (Cátedra UNESCO)

O representante da UNESCO, Guilhermo Perez Sosto, fez uma abordagem sobre a questão social e os jovens da América Latina. Segundo ele, o Continente está encontrando muita dificuldade em reproduzir sua força de trabalho em decorrência dos problemas de saúde e de uso de substâncias que afetam a juventude latino-americana. O pesquisador afirmou que existe uma crise de desinstitucionalização, dessocialização e despolitização nesse segmento social. “Observa-se, entre os jovens, uma crise de participação, descrença nas organizações e na eficácia das ações coletivas”, alertou.
 
Efrem Milanese (esquerda), Roberto Canay, professor da UMSA

O consultor internacional em desenvolvimento e tratamento comunitário, Efrem Milanese, da Itália, fez uma explanação sobre o desenvolvimento do tratamento comunitário: um método de intervenção social que vem sendo construído coletivamente em diversos países da América Latina. Segundo o pesquisador, é preciso mudar o enfoque da droga para o da exclusão social, do tratamento para a ação social, articulando a ótica da saúde pública e a integração social. A mesa foi coordenada por Roberto Canay, gerente operativo do observatório de políticas sociais de Buenos Aires)

No segundo dia do evento (11), os participantes puderam se inteirar dos problemas da violência e uso de substâncias que afetam os jovens mexicanos. A palestra foi realizada pelo representante da Rede Nacional Juvenil de Prevenção da Violência e Promoção Social da Cidade do México, Miguel Hernandez. No mesmo painel, o coordenador da pastoral carcerária de Lima, Peru, Antônio Vargas Tenorio, mostrou o problema da violência no presídio de Lima no período entre 1987 a 1992.

Segundo Vargas, nesse período, as autoridades abandonaram o presídio em Lima gerando uma situação de caos. Esta foi a oportunidade, segundo ele, para se adotar o método de organização comunitária que utilizou a mesma energia que estimulava a violência para a superação dos problemas de convivência comunitária.

Em um painel sobre políticas sociais, o representante da CEPAL, Simone Ceccini, lembrou as iniciativas do governo brasileiro no âmbito da seguridade social e das políticas de proteção, a exemplo do programa bolsa família.

Um tema abordado de forma recorrente nos diversos painéis do evento foi a importância do fortalecimento das políticas sociais e da proteção social para o enfrentamento das crises econômicas que são cíclicas no Continente. No encerramento do evento, a ministra Caroline Stanley enfatizou a importância dos esforços para minimizar o sofrimento social dos segmentos sociais mais afetados pela pobreza e que não são alcançados pelas intervenções da economia formal. Segundo ela, “neste momento é preciso compartilhar a força do Estado com as iniciativas da sociedade civil para combate à pobreza”. 

 Participantes do evento