sexta-feira, 26 de junho de 2009

ALUNAS DO IFPB RECEBEM PRÊMIO EM BRASÍLIA


As alunas do Curso de Geoprocessamento, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Thereza Rachel Monteiro e Maria Niedja Lima, receberam das mãos do Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República Gen. Jorge Armando Félix, o cheque no valor de três mil reais e uma comenda de honra ao mérito pela classificação em terceiro lugar no VIII Concurso Nacional de Monografias sobre Drogas, promovido em parceria pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e o CIEE-Centro de Integração Empresa-Escola.

A solenidade de premiação aconteceu no dia 23 de junho, pela manhã, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, no Distrito Federal, durante a cerimônia de abertura da XI Semana Nacional de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, que este ano trouxe o tema: Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência.

Além do ministro Jorge Armando Félix, participaram da solenidade, o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Paulo Roberto Yog de Miranda Uchoa; a Secretaria Adjunta, Dra. Paulina Duarte; o Secretário Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Gen. João Roberto de Oliveira; o Ministro do Superior Tribunal de Justiça em Brasília, Juiz de Direito Gilson Dipp; o Delegado de Policia Federal de Brasília, Luiz Cravo Dórea; o Gerente de Assuntos Institucionais e Corporativos do CIEE, Moisés do Espírito Santo Júnior; e outras autoridades governamentais, lideranças religiosas, comunitárias e alunos da rede pública de ensino.


O trabalho das alunas do IFPB concorreu com 142 monografias de diversas instituições do país. O 1º lugar coube às estudantes da Universidade Estadual de Maringá (PR) Isabela Molina F. Silva e Andressa Fernanda Augustin, com o trabalho: “Síndrome Fetal Alcoólica: Subestimada ou Irrelevante?”; no 2º lugar, foi classificada a monografia: “O processo de alcoolização entre os Wari do Vale do Guaporé. Uma perspectiva antropológica”; e a terceira classificação ficou com as alunas do curso de Geoprocessamento do IFPB, Thereza Rodrigues e Maria Niedja, com o trabalho: “O Geoprocessamento para o diagnóstico de risco envolvendo escolas e pontos de venda de bebidas alcoólicas”.

A monografia vencedora do 3º lugar, no referido concurso, foi o resultado de um trabalho de iniciação científica financiado pelo PIBICT – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFPB, realizado como atividade integrada ao programa de extensão Rede Viva, em parceria com a coordenação do Curso de Tecnologia em Geoprocessamento, sob a orientação dos professores Eugênio P. Leite Fernandes e Vania Medeiros.

Segundo a professora Vania Medeiros, a classificação da monografia em um concurso em nível nacional é a comprovação de que trabalhos interdisciplinares são possíveis de realizar, e que a temática das drogas perpassa todas as áreas do conhecimento. “Desta forma, a extensão cumpriu o seu papel contribuindo com o ensino, além de possibilitar a intervenção do aluno na sua realidade, favorecendo a resolução de problemas sociais”, enfatizou a professora.

Para a aluna Thereza Rachel Monteiro, o trabalho contribuiu para o aprendizado na área da prevenção ao uso de drogas, uma experiência que ficará para toda a vida e viabilizou a interface da tecnologia em geoprocessamento com a área social. Já Niedja Lima confirmou a experiência da colega, destacando a oportunidade de ter representado o Nordeste em um evento em outra região do país, além do ineditismo tecnológico do trabalho que, segundo ela, deverá ampliar os horizontes da profissão.

Com o olhar focado na aprendizagem sociocultural, as alunas destacaram a importância do intercâmbio com estudantes de outras regiões do país e a participação em um grande evento nacional; “o que nos torna mais seguras e experientes para a vida”, enfatizaram. Elas destacaram, ainda, o acolhimento por parte da equipe do CIEE, que se responsabilizou pelo translado João Pessoa – Brasília e retorno, hospedagem e passeio turístico no Distrito Federal, sob os cuidados da gerente executiva do CIEE, em Brasília, Joana Alves.