terça-feira, 22 de dezembro de 2009

ALUNOS BOLSISTAS DO NETDEQ DO IFPB APRESENTAM TRABALHOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS


Os alunos bolsistas do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química (NETDEQ), da Pró-Reitoria de Extensão, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) participaram, recentemente, de dois grandes eventos na área da educação profissional e tecnológica, com apresentação de trabalhos produzidos a partir de atividades acadêmicas no âmbito da extensão desenvolvida no NETDEQ.


No Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, no período de 23 a 27 de novembro, os alunos Alan da Conceição Santos e Jackson Bruno Chissolocumbe apresentaram o trabalho: "O uso da TIC na prevenção ao uso de drogas entre estudantes do CPDAC". Esse trabalho foi elaborado a partir de um projeto de extensão que está sendo desenvolvido com os estudantes do Colégio Estadual Deputado Antônio Cabral, no bairro Valentina de Figueiredo, em João Pessoa.


Vale ressaltar que o FMEPT é um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação. Em novembro de 2009, o FMEPT, pela primeira vez, adotou uma versão dedicada à educação profissional e tecnológica. Estudantes, professores, pesquisadores, trabalhadores, governos, sindicatos, associações e pessoas da sociedade civil organizada de todo o mundo integraram o público deste fórum. O principal objetivo da iniciativa foi levantar propostas que integrassem a plataforma mundial da educação.


Para Alan Santos, aluno do Curso de Bacharelado em Administração do IFPB, “participar deste evento foi uma experiência marcante e proveitosa, pois me proporcionou a oportunidade de interagir melhor com meus colegas de faculdade, além de me inteirar sobre os trabalhos por eles desenvolvidos”.


Alan acrescentou que o evento foi muito dinâmico, com uma programação bem eclética e atrativa, oferecendo oportunidade de ver os trabalhos que estavam sendo expostos através de stands. A parte cultural do evento foi surpreendente, com apresentações de grupos diversificados envolvendo do clássico Balé da Escola de Dança Bolshoi à popular Banda Oludum da Bahia. O fórum promoveu o que de fato a educação deveria ser: vibrante e contagiante, resumiu.


No Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte/ Nordeste de Educação Tecnológica, que aconteceu no IFPA, em Belém do Pará, no período de 09 a 11 de dezembro, os estudantes do NETDEQ apresentaram dois trabalhos, também produzidos como experiências na área de extensão: “DIAGNÓSTICO DE VULNERABILIDADE DE ADOLESCENTES ENVOLVENDO PONTOS DE VENDA DE BEBIDAS ALCÓOLICAS NAS PROXIMIDADES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA/PB”, elaborado por Mariah de Sordi e Gabriela Magalhães; e "A AÇÃO EDUCATIVA DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS – REDE VIVA - EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA/PB", por Hévila Fernandes, Jackson Bruno e Alan Santos.


Para Gabriela Magalhães, aluna do Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental, do IFPB, o CONNEPI foi uma oportunidade de participar de novas atividades culturais em outra Região do país, além de realizar contatos com os estudantes e acrescentar informações técnicas ao seu currículo a partir dos diversos trabalhos que teve a oportunidade de ver no evento.


Kalina Maria de Oliveira, do curso de Administração, disse que o CONNEPI foi uma oportunidade de “descobertas de novas idéias e novos paradigmas do conhecimento, adquiridos através do convívio com pessoas de visão diferenciada, além de outras opiniões sobre a concepção dos trabalhos expostos no evento”. Ela acrescentou, ainda, que viveu uma excelente experiência no campo das idéias inovadoras e enriquecedoras para o seu desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal.


Para a aluna do Curso Técnico Integrado de Controle Ambiental, Mariah de Sordi, “o CONNEPI foi um momento de aquisição de várias experiências, tanto no âmbito profissional quanto pessoal”. Ela disse que teve a oportunidade de conhecer novas culturas e várias pessoas; que aprendeu muito, apesar de ser sido o primeiro congresso que participou, e que o evento lhe proporcionou uma visão mais ampla dos seus conhecimentos, bem como de suas limitações.


Já a coordenadora do NETDEQ, professora doutora Vania Medeiros, disse que a participação dos estudantes em eventos acadêmicos, diante das limitações das ações dentro do núcleo, é uma oportunidade de promover reflexões que possibilitarão diversificar mais a produção na área da extensão e da pesquisa no IFPB.


VEJA OS TRABALHOS APRESENTADOS NOS EVENTOS: