sexta-feira, 31 de agosto de 2012

DEPUTADO WILSON FILHO VAI PROPOR QUE TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS SEJA FINANCIADO COM TRIBUTOS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

O Deputado Federal deverá apresentar Projeto de Lei ao Congresso Nacional, nesse sentido, atendendo solicitação de um estudante de 13 anos, do município de Picuí, no Cariri paraibano.

           A população da mesorregião do Cariri paraibano teve a oportunidade de debater os problemas das drogas com representantes do Governo do Estado, com o Deputado Federal, Wilson Filho, além de técnicos e acadêmicos especializados na área, durante a realização do III Fórum Regional de Políticas Públicas sobre drogas. O evento, que aconteceu no período de 28 à 31, na Escola Municipal Ana Maria Gomes, em Picuí-PB,  contou, ainda, com a presença do prefeito Rubens Germano.
Durante o evento, o estudante do ensino fundamental Eduardo Macedo (13 anos), integrante do parlamento jovem, solicitou ao deputado Wilson Filho a apresentação de um projeto de lei, ao Congresso Nacional, destinando 1% da arrecadação tributária da indústria farmacêutica para financiar o tratamento de usuários de drogas. Wilson Filho, que é vice-presidente da Comissão de Políticas Públicas de Combate às Drogas (CEDROG), se comprometeu a atender a solicitação do estudante.
O evento também contou com a participação do Secretário de Saúde da Paraíba, Dr. Waldson Dias, que enfatizou a importância das ações integradas de enfrentamento ao problema das drogas e delineou algumas diretrizes do pacto para o desenvolvimento social. O prefeito de Picuí, Rubens Germano Costa, lamentou que o governo federal tivesse divulgado uma verba de 4 bilhões para o enfrentamento ao problema do crack, mas ainda não tenha apresentado os mecanismo para captação desses recursos. O coordenador do III Fórum Sobre Drogas do Cariri, Walter Antero, permitiu a participação de um integrante do grupo de Alcoólicos Anônimos no evento.
CRACK
O Deputado Wilson Filho alertou sobre a gravidade do problema das drogas na Paraíba. Segundo ele, a Paraíba possui 98% dos seus Municípios na rota do tráfico de entorpecentes. O parlamentar disse, ainda, que o combate às drogas ilícitas deve ser uma das prioridades do Governo Federal, “sendo necessário investir na implantação de programas de recuperação de dependentes químicos e em novas ações preventivas”, destacou Filho.
        O deputado afirmou, ainda, que desde o início do seu mandato tem deflagrado ações para promover o enfrentamento ao problema das drogas. Ele disse que, como integrante da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas, do Congresso Nacional, já visitou 27 Estados brasileiros e alguns países que produzem drogas na América Latina, a exemplo da Colômbia, Bolívia e Peru, para fazer articulações no âmbito do enfrentamento ao narcotráfico.
Wilson Filhou lembrou que 3% da população brasileira já faz uso do crack e que na Paraíba teria cerca de 100 mil usuários desta substância.  O parlamentar disse, ainda, que tem cobrado ações dos governos estadual e federal em defesa das famílias paraibana. Segundo ele, o problema das drogas deve ser tratado de forma suprapartidária e que as ações dele nesta área não teriam caráter eleitoreiro, “pois as drogas não dão votos”, garantiu o parlamentar.
O público que participou do evento, na terça-feira (30), teve a oportunidade de debater, com especialistas, os temas: Drogas na Adolescência (Dr. Marcus Vinícius); As drogas e seus aspectos culturais, humanos e sociais (Drª. Alice Soares); Terapia Comunitária (Lawrencita Spíndola). Redes de Atenção (Shirlene Queiroz); Mídia e Drogas (Crisvalter Medeiros). O psicólogo e policial federal (inativo) Deusimar Wanderley fez palestra sobre a “Descriminalização das Drogas”, e autografou livros de sua autoria no evento.
O jornalista e especialista em prevenção às drogas Crisvalter Medeiros representou o Núcleo de Estudos Transdisciplinares Sobre Drogas (NETDEQ), da Pró-Reitoria de Extensão do IFPB, no evento.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

PICUÍ SEDIA III FÓRUM REGIONAL SOBRE DROGAS




De quarta à sexta-feira (29/31) da próxima semana, a população da cidade de Picuí, na região da Borborema, distante 226 Km da Capital, João Pessoa, terá a oportunidade de participar de um importante evento na área de drogas.

No período, a ONG Tulipa, coordenada por Walter Antero Germano, estará promovendo o III Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento, que contará com a participação de especialistas no assunto e autoridades, será uma oportunidade para atualização das informações sobre as políticas públicas na área da prevenção, intervenção e enfrentamento do problema das drogas.

A cidade de Picuí conta, atualmente, com mais de 18 mil habitantes. A cidade destaca-se no cenário paraibano como um polo de  extrativismo e, mais recentemente, tornou-se um centro de formação na área de ciência e  tecnologia, com a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.

Rubens Germano
Segundo o prefeito de Picuí, Rubens (Buba) Germano, o evento destaca-se pela gravidade do problema do consumo de drogas que está cada vez mais presente na sociedade moderna. “As drogas tem se tornado um dos maiores e mais lastimáveis flagelos que atingem as famílias brasileiras. Devido a sua amplitude e velocidade, essa situação há muito tempo deixou de ser exclusiva de ambientes marginalizados”,  assinalou o prefeito. Para o coordenador do evento, Walter Antero, o III Fórum Regional é uma instância de valores e de novas práticas e experiências sobre a área de drogas.

A programação do evento está constituída de onze oficinas, enfocando as mais diversificadas técnicas e ações na área da drogadicção; palestras abordando temas atuais em todas as áreas do conhecimento sobre o uso de substâncias. E tem, ainda, a Feira de Conhecimento e o Grito pela Vida, que pretendem reunir uma grande parcela da população do município, no largo do Banco do Brasil e na Praça de eventos, respectivamente. 
                                                                                           Eduardo Strans
Personalidades de repercussão nacional, serão palestrantes no evento, a exemplo do Coordenador do Observatório de Crack, Dr. Eduardo Stranz, e o Deputado Federal, Wilson Santiago Filho, 1º Vice presidente da Coordenação de Drogas do Congresso Nacional.


Dentre os palestrantes da Região, encontram-se o Juiz de Direito e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Dr. Marcos Vinícius Júnior; a professora da UFPB, Dr. Alice Maria Ferreira; da Coordenadora de Saúde Mental do Governo do Estado, Shirlene Queiroz; psicóloga Lawrenta Limeira, (UFPB);  Rizonete Gomes, Conselho Municipal sobre Drogas de João Pessoa; Deusimar Wanderley, Agente especial da PF; Crisvalter Medeiros, jornalista do Netdeq/IFPB/CRR.

PROGRAMAÇÃO DO III FÓRUM REGIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS PROGRAMAÇÃO:

Dia :29 de agosto de 2012

Manhã
08h – Credenciamento
09h – Coffee Break
09:30h - Apresentação Cultural: Teatro Circense
09:40h – Abertura Oficial
               Pronunciamentos das autoridades
10:30h – Apresentação do Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas 
11h – Leitura do Regimento Interno do III Fórum Regional de Políticas sobre
              Drogas
11:30h – Apresentação Cultural: CAPS Pícuí
11:45 – Encerramento

Tarde
14:30h -  Visita ao Parque Ecológico Cultural Fausto Germano
15:30h – Apresentação do “União pela Vida” - Plano Estadual de Combate ao
               Crack e outras Drogas, desenvolvido pelo Estado da Paraíba
               Ministrante: Maria Aparecida
16:30h – Coffee Break
16:40h - Palestra: Observatório do Crack
               Ministrante: Dr. Eduardo Stranz          
17:40h – Encerramento

Noite
Feira de Conhecimento sobre Drogas
Local: Praça de Eventos


Dia :30 de agosto de 2012

Manhã
08h – Apresentação Cultural:
08:10h - Palestra: Drogas e Adolescentes
               Ministrante: Dr. Marcus Vinicius Pereira Soares
09:10h – Palestra: As Drogas e seus aspectos culturais, humanos e sociais
               Ministrante: Dra. Alice Maria Ferreira Soares
10:10h – Coffee Break
10:25h – As redes de atenção psicossocial da Paraíba
               Ministrante: Dra. Shirlene Queiroz de Lima
11h – A Política Pública sobre Drogas no Brasil – SENAD
               Ministrante:
12h - Encerramento
  
Tarde
14 h – Apresentação cultural:
14:10h - Palestra: Terapia Comunitária
               Ministrante: Dra. Laurencita Limeira Espintola
15:10h – Palestra: As Drogas e os meios de comunicação
               Ministrante: Dr. Crisvalter Rogerio de Araújo Medeiros
16:10h – Coffee Break
16:25h - Palestra: Descriminalização das drogas
               Ministrante: Dr. Deusimar Wanderley Guedes
17:30h – Encerramento


Noite
Feira de Conhecimento sobre Drogas
Local: Praça de Eventos



Dia :31 de agosto de 2012

Manhã
08h – Apresentação Cultural:
08:10h - Palestra: A política de Enfrentamento do Crack, sob o olhar da
               Comissão Mista do Congresso Nacional
               Ministrante: Deputado Federal José Wilson Santiago Filho
09:10h – Coffee Break
09:25h – Oficinas temáticas
12h - Encerramento

 Crisvalter Medeiros
Veja programação