segunda-feira, 21 de julho de 2014

VANIA MEDEIROS, COORDENADORA DO CRR-IFPB, FAZ PALESTRA EM EVENTO EM RECIFE




A coordenadora do Centro Regional de Referência (CRR-IFPB), professora Vania Maria de Medeiros, realizou, na última sexta-feira (18), às 14h30min, no Teatro Beberibe, do Centro de Convenções do Pernambuco, uma palestra sobre Tratamento Comunitário, para profissionais da rede de Saúde e Assistência Social da Região Metropolitana do Recife; estudantes e professores da área de saúde e ciências humanas.

A palestra fez parte do Seminário Internacional sobre Drogas e Redução de Danos, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - SEDSDH, em parceria com a Organização Internacional Open Society Foundation; prefeituras das cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, além do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas e Conselho Regional de Psicologia.

A professora Vania Medeiros participou da mesa redonda sobre o tema: “O território e as práticas de cuidado”, que foi coordenada pela gerente de saúde mental, álcool e drogas, da SEDSDH, Telma Melo, ao lado da educadora Fátima Pontes, coordenadora executiva da Escola Pernambucana de Circo.

A coordenadora do CRR-João Pessoa, Vania Medeiros, conseguiu despertar o interesse dos profissionais pernambucanos, que atuam no campo do uso de drogas, sobre a importância do tratamento comunitário. Foram iniciados alguns contatos com profissionais interessados nesta metodologia de intervenção.

Segundo a professora Vania Medeiros, os profissionais do Estado do Pernambuco vêm se mostrando interessados na abordagem do tratamento comunitários desde setembro de 2013, quando representação da prefeitura de Recife esteve em João Pessoa, participando de uma formação com o principal teórico da área, professor Efrem Milanese, e a psicóloga Raquel Barros, que é uma das protagonistas do método no Brasil.

O Seminário Internacional sobre Drogas e Redução de Danos, aconteceu nos dias 17/18, no Centro de Convenções de Pernambuco – Teatro Beberibe, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Organização Internacional Open Society Foundation; prefeituras das cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, além do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas e Conselho Regional de Psicologia. O encontro, que foi coordenado por Rafael West, gerente Geral de Políticas sobre Drogas da SEDSDH, foi destinado aos profissionais da rede de Saúde e Assistência Social da Região Metropolitana do Recife; estudantes e professores da área de saúde e ciências humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário