O NETDEQ – Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química, do IFPB, vai participar do Projeto de formação/capacitação para Profissionais que atuam no Sistema de Atendimento Socioeducativo de Privação de Liberdade e em Meio Aberto em Municípios da Paraíba. O evento será desenvolvido pelo Setor de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes (SEPAC), órgão do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Federal da Paraíba, no período de 30 de junho a 12 de novembro de 2010.
Segundo a Coordenadora do Projeto Sinase/Sepac/UFPB, Ana Lúcia Batista Aurino, o objetivo dessa iniciativa acadêmica é promover a formação e aprimorar conhecimentos específicos para o fortalecimento de ações socioeducativas de Privação de Liberdade e em Meio Aberto, tendo em vista garantir a proteção integral de crianças e adolescentes, conforme os princípios e diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente e do SINASE.
Serão realizados seis cursos de 160 horas/aula para 340 profissionais (260 FUNDAC e 80 CREAS), sendo três cursos em João Pessoa, dois em Campina Grande e um em Souza, contemplando profissionais de 11 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira, Lagoa Seca, Mamanguape, Patos Sousa, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita.
A equipe de coordenação e estruturação dos cursos, que terão duração de 15 semanas, será formada por profissionais da UFPB, SEDH-PB, Fundac e das Secretarias de Assistência Social dos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos. O projeto conta com o apoio financeiro dos governos Federal e Estadual, através da Fundac e SEDH, e dos Municípios de Campina Grande, João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Patos.
A professora Vânia Medeiros e o jornalista Crisvalter Medeiros, do NETDEQ, vão ministrar os cursos: Adolescentes em conflito com a lei, uso e abuso de drogas; e Diagnóstico e terapias breves com adolescentes usuários de drogas, no período de 21 e 29 julho, em João Pessoa, e 06 de agosto, em João Pessoa; 09 e 17 de agosto, em Campina Grande; e em 20 de agosto no município de Sousa. O convite ao NETDEQ foi formulado pela coordenador do Setor de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes (SEPAC), da UFPB, professora Maria do Socorro de Sousa Vieira
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CURSO
MATRIZ CURRICULAR COMUM AOS DOIS CURSOS
(Medidas socioeducativas com privação de liberdade e em meio aberto)
QUADRO: DISCIPLINAS, OFICINAS E MINISTRANTES
I. INTERSETORIALIDADE – 80 horas/aula
MÓDULO 1 – Infância, Adolescência, Família e Sociedade – 20 horas/aula | Ministrantes | J P | J P | J P | C. G | C. G | Sousa |
AULA INAUGURAL - 8h as 12h - Semana 1 )a) A democratização e o reconhecimento da infância e adolescência na cidadania brasileira b) Compromisso ético e político dos profissionais que trabalham com as questões da infância e juventude | 30/06 | 8/07 | 16/07 | 19/07 | 28/7 | 06/08 | |
13h as 17h c) Novos contornos da Família na Sociedade contemporânea | 30/06 | 8/07 | 16/07 | 19/07 | 28/07 | 06/08 | |
8h as 12h Semana 2 d) Definindo exclusão e invisibilidade de crianças e adolescentes | 07/07 | 15/07 | 23/07 | 26/07 | 03/08 | 13/08 | |
13h as 17h e) Sociedade do Controle, vivência de rua e conflito com a lei f) Adolescência, transgressão, violência e criminalidade | 07/07 | 15/07 | 23/07 | 26/07 | 03/08 | 13/08 |
MÓDULO 2 Juventude, transgressão e violência: novos e velhos desafios da sociedade contemporânea 12h – | |||||||
8h as 12h - Semana 3 a) Fatores de Risco e teorias explicativas da violência juvenil b) Definindo a natureza e a extensão da prática de atos infracionais por adolescentes | 14/07 | 22/07 | 30/07 | 02/08 | 10/08 | 20;08 | |
13 as 17 a) A Proteção da Infância e da Juventude como Política de Direitos Humanos b)História da política de atendimento de crianças e adolescentes | 14/07 | 22/07 | 30/07 | 02/08 | 10/08 | 20;08 |
MÓDULO 3 – Políticas Públicas e Sistema de Garantia de Direitos – 20 horas/aula | |||||||
8 as 12 Semana 4 (Socioeducação: Práticas e Metodologias de Atendimento) a) Adolescentes em conflito com a lei, o uso e o abuso de drogas | Vania Crisvalter | 21/07 | 29/07 | 06/08 | 09/08 | 17/08 | 27/08 |
13h as 17h b) Diagnóstico e terapias breves com adolescentes usuários de droga | Vania Crisvalter | 21/07 | 29/07 | 06/08 | 09/08 | 17/08 | 27/08 |
8h as 12h Semana 5 e) Das Políticas de Proteção às medidas socioeducativas e sua especificidade f) O Sistema de Garantia de Direitos e o SINASE | 28/07 | 12/08 | 13/08 | 16/08 | 24/08 | 03/09 | |
13h as 17h g) Processos de descentralização, regionalização e municipalização h) Papel dos atores do Sistema de Garantias:Judiciário, Executivo, Ministério Público, Defensorias, Conselhos de Direitos, Tutelares e de Assistência Social | 28/07 | 12/08 | 13/08 | 16/08 | 24/08 | 03/09 |
MÓDULO 4 – Instrumentos Legais e Normativos – 28 horas/aula= 20 | |||||||
8h as 12h Semana 6 a) Direito Brasileiro da Criança e do Adolescente b) Normativa Constitucional e Estatuto da Criança e do adolescente | 04/08 | 19/08 | 20/08 | 23/08 | 31/08 | 10/09 | |
13h as 17h c) A Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente d) Regras e Diretrizes das Nações Unidas em matéria de adolescentes em conflito com lei | 04/08 | 19/08 | 20/08 | 23/08 | 31/08 | 10/09 | |
8h as 12h Semana 7 e) SINASE , SUAS, SUS e Sistema Educacional | 11/08 | 26/08 | 27/08 | 30/08 | 14/09 | 17/09 | |
13h as 17h f) Resoluções do CONANDA em matéria de adolescentes em conflito com a lei g) Projeto de Lei 1627 | 11/08 | 26/08 | 27/08 | 30/08 | 14/09 | 17/09 | |
8h as 12h Semana 8 h) Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária | 18/08 | 02/09 | 03/09 | 06/09 | 21/09 | 24/09 |
II. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO – 60 horas/aula
MÓDULO 5 – Socioeducação e Responsabilização: Natureza e Dupla Face da Medida Socioeducativa. A combinação do sancionatório ao pedagógico – 16 horas/aula | |||||||
13h as 17h Semana 8 c) Direitos Humanos da Criança e do Adolescente – a universalidade e a integralidade dos direitos d) Articulação de redes, incompletudes institucionais e intersetorialidade | 18/08 | 02/09 | 03/09 | 06/09 | 21/09 | 24/09 | |
8h as 12h Semana 9 b) A legalidade na imposição da medida socioeducativa c) Avaliação, cumprimento e comunicação com o Sistema de Justiça | 25/08 | 09/09 | 10/09 | 13/09 | 28/09 | 01/10 | |
13h as 17h d) Diferenças e canais de comunicação e integração entre as medidas socioeducativas em meio aberto e as medidas privativas da liberdade | 25/08 | 09/09 | 10/09 | 13/09 | 28/09 | 01/10 |
MÓDULO - 6– Socioeducação: Práticas e Metodologias de Atendimento – 28 horas/aula | |||||||
8h as 12h Semana 10 a) Parâmetros para a Ação Socioeducativa b) Mapeamento da realidade e fluxos de atendimento | 01/09 | 16/09 | 17/09 | 20/09 | 05/10 | 08/11 | |
13h as 17h c) Circuitos de conexão Sistema Socioeducativo e Assistência Social d) Papel da família na ressocialização do (a) adolescente | 01/09 | 16/09 | 17/09 | 20/09 | 05/10 | 08/11 | |
8h as 12h Semana 11 e) Marco Referencial e Plano de Implementação do SINASE f) Conhecendo metodologias de atendimento e ferramentas metodológicas 8h as 12h a) Partindo de práticas estaduais para elaboração do PIA b) Definição de objetivos gerais e específicos | 08/09 | 23/09 | 24/09 | 27/09 | 19/10 | 15/11 | |
13h as 17h g) Conhecendo boas práticas – estudo de múltiplas intervenções h) Competências e habilidades dos profissionais do sistema de atendimento socioeducativo | 08/09 | 23/09 | 24/09 | 27/09 | 19/10 | 15/11 | |
8h as 12h - 13h as 17h Semana 12 i) Atenção ao cuidador, espaço terapêutico e escuta supervisionada | 15/09 | 30/09 | 01/10 | 04/10 | 26/10 | 22/11 |
MÓDULO–7 - Plano Individual de Atendimento – 16 horas/aula | |||||||
8h as 12h Semana 13 d) Saúde Integral dos (as) adolescentes | 22/09 | 07/010 | 08//10 | 18/10 | 09/11 | 29/11 | |
13h as 17h c) Respeito à diversidade no PIA :, gênero, raça e etnia | 22/09 | 07/10 | 08//10 | 18/10 | 09/11 | 29/11 | |
8h as 12h Semana 14 a) Elaborando 0 PIA (trabalho pratico) | 29/09 | 14/10 | 15/10 | 25/10 | 16/11 | 05/11 |
III. GESTÃO E FINANCIAMENTO DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO – 20 horas/aula
MÓDULO– 8 - Integração Operacional do Sistema Socioeducativo– 12 horas/aula | |||||||
13h as 17h Semana 14 a) Comunicação com o Sistema de Segurança Pública – b) Comunicação com o Sistema de Justiça e outras políticas setoriais | 29/09 | 14/10 | 15/10 | 25/10 | 16/11 | 05/11 | |
8h as 12h Semana 15 c) Sistemas de Informação e Diagnósticos participativos | 06/10 | 21/10 | 22/10 | 08/11 | 23/11 | 12/11 |
MÓDULO - 9– Distribuição de Competências para a execução de medidas socioeducativas – 8 horas/aula | |||||||
13h as 17h Semana 15 a) Planos de Atendimento Socioeducativo e papéis dos gestores envolvidos b) Municipalização e o Desafio da Execução Local | 06/10 | 21/10 | 22/10 | 08/11 | 23/11 | 12/11 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário