segunda-feira, 28 de junho de 2010

NETDEQ DO IFPB PARTICIPA DE PROJETO DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDO PELO SINASE/SEPAC DA UFPB

O NETDEQ – Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química, do IFPB, vai participar do Projeto de formação/capacitação para Profissionais que atuam no Sistema de Atendimento Socioeducativo de Privação de Liberdade e em Meio Aberto em Municípios da Paraíba. O evento será desenvolvido pelo Setor de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes (SEPAC), órgão do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Federal da Paraíba, no período de 30 de junho a 12 de novembro de 2010. 

Segundo a Coordenadora do Projeto Sinase/Sepac/UFPB, Ana Lúcia Batista Aurino, o objetivo dessa iniciativa acadêmica é promover a formação e aprimorar conhecimentos específicos para o fortalecimento de ações socioeducativas de Privação de Liberdade e em Meio Aberto, tendo em vista garantir a proteção integral de crianças e adolescentes, conforme os princípios e diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente e do SINASE.

Serão realizados seis cursos de 160 horas/aula para 340 profissionais (260 FUNDAC e 80 CREAS), sendo três cursos em João Pessoa, dois em Campina Grande e um em Souza, contemplando profissionais de 11 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira, Lagoa Seca, Mamanguape, Patos Sousa, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita.

A equipe de coordenação e estruturação dos cursos, que terão duração de 15 semanas, será formada por profissionais da UFPB, SEDH-PB, Fundac e das Secretarias de Assistência Social dos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos. O projeto conta com o apoio financeiro dos governos Federal e Estadual, através da Fundac e SEDH, e dos Municípios de Campina Grande, João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Patos.

A professora Vânia Medeiros e o jornalista Crisvalter Medeiros, do NETDEQ, vão ministrar os cursos: Adolescentes em conflito com a lei, uso e abuso de drogas; e Diagnóstico e terapias breves com adolescentes usuários de drogas, no período de 21 e 29 julho, em João Pessoa, e 06  de agosto, em João Pessoa; 09 e 17 de agosto, em Campina Grande; e em 20 de agosto no município de Sousa. O convite ao NETDEQ  foi formulado pela coordenador do Setor de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes (SEPAC), da UFPB, professora Maria do Socorro de Sousa Vieira





VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CURSO



MATRIZ CURRICULAR COMUM AOS DOIS CURSOS
(Medidas socioeducativas com privação de liberdade e em meio aberto)
QUADRO: DISCIPLINAS, OFICINAS E MINISTRANTES
I.         INTERSETORIALIDADE – 80 horas/aula
MÓDULO 1 – Infância, Adolescência, Família e Sociedade – 20 horas/aula
Ministrantes
J P
J P
J P
C. G
C. G
Sousa
AULA INAUGURAL -
 8h as 12h -  Semana 1
)a) A democratização e o reconhecimento da infância e adolescência na cidadania brasileira
b) Compromisso ético e político dos profissionais que trabalham com as questões da infância e juventude

30/06
8/07
16/07
19/07
28/7
06/08
13h as 17h
c) Novos contornos da Família na Sociedade contemporânea

30/06
8/07
16/07
19/07
28/07
06/08
8h as 12h Semana  2
d) Definindo exclusão e invisibilidade de crianças e adolescentes

07/07
15/07
23/07
26/07
03/08
13/08
13h as 17h
e) Sociedade do Controle, vivência de rua e conflito com a lei
f) Adolescência, transgressão, violência e criminalidade

07/07
15/07
23/07
26/07
03/08
13/08

MÓDULO 2  Juventude, transgressão e violência: novos e velhos desafios da sociedade contemporânea   12h







8h as 12h - Semana 3
a) Fatores de Risco e teorias explicativas da violência juvenil
b) Definindo a natureza e a extensão da prática de atos infracionais por adolescentes

14/07
22/07
30/07
02/08
10/08
20;08
13 as 17
a) A Proteção da Infância e da Juventude como Política de Direitos Humanos
b)História da política de atendimento de crianças e adolescentes

14/07
22/07
30/07
02/08
10/08
20;08

MÓDULO 3 – Políticas Públicas e Sistema de Garantia de Direitos – 20 horas/aula







8 as 12 Semana 4 (Socioeducação: Práticas e Metodologias de Atendimento)
a) Adolescentes em conflito com a lei, o uso e o abuso de drogas
Vania
Crisvalter
21/07
29/07
06/08
09/08
17/08
27/08
13h as 17h
b) Diagnóstico e terapias breves com adolescentes usuários de droga
Vania
Crisvalter
21/07
29/07
06/08
09/08
17/08
27/08
8h as 12h ­ Semana 5
e) Das Políticas de Proteção às medidas socioeducativas e sua especificidade
f) O Sistema de Garantia de Direitos e o SINASE

28/07
12/08
13/08
16/08
24/08
03/09
13h as 17h
g) Processos de descentralização, regionalização e municipalização
h) Papel dos atores do Sistema de Garantias:Judiciário, Executivo, Ministério Público, Defensorias, Conselhos de Direitos, Tutelares e de Assistência Social

28/07
12/08
13/08
16/08
24/08
03/09




MÓDULO 4 – Instrumentos Legais e Normativos – 28 horas/aula= 20







8h as 12h Semana 6
a) Direito Brasileiro da Criança e do Adolescente
b) Normativa Constitucional e Estatuto da Criança e do adolescente

04/08
19/08
20/08
23/08
31/08
10/09
13h as 17h
c) A Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
d) Regras e Diretrizes das Nações Unidas em matéria de adolescentes em conflito com lei

04/08
19/08
20/08
23/08
31/08
10/09
8h as 12h Semana 7
e) SINASE , SUAS, SUS e Sistema Educacional

11/08
26/08
27/08
30/08
14/09
17/09
13h as 17h
f) Resoluções do CONANDA em matéria de adolescentes em conflito com a lei
g) Projeto de Lei 1627

11/08
26/08
27/08
30/08
14/09
17/09
8h as 12h Semana 8
h) Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e
Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária

18/08
02/09
03/09
06/09
21/09
24/09
II. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO – 60 horas/aula
MÓDULO  5 – Socioeducação e Responsabilização: Natureza e Dupla Face da Medida Socioeducativa. A combinação do sancionatório ao pedagógico – 16 horas/aula







13h as 17h Semana 8
c) Direitos Humanos da Criança e do Adolescente – a universalidade e a integralidade dos direitos
d) Articulação de redes, incompletudes institucionais e intersetorialidade

18/08
02/09
03/09
06/09
21/09
24/09
8h as 12h Semana 9
b) A legalidade na imposição da medida socioeducativa
c) Avaliação, cumprimento e comunicação com o Sistema de Justiça

25/08
09/09
10/09
13/09
28/09
01/10
13h as 17h
d) Diferenças e canais de comunicação e integração entre as medidas socioeducativas em meio aberto e as medidas privativas da liberdade

25/08
09/09
10/09
13/09
28/09
01/10

MÓDULO - 6– Socioeducação: Práticas e Metodologias de Atendimento
– 28  horas/aula







8h as 12h Semana 10
a) Parâmetros para a Ação Socioeducativa
b) Mapeamento da realidade e fluxos de atendimento

01/09
16/09
17/09
20/09
05/10
08/11
13h as 17h
c) Circuitos de conexão Sistema Socioeducativo e Assistência Social
d) Papel da família na ressocialização do (a) adolescente

01/09
16/09
17/09
20/09
05/10
08/11
8h as 12h Semana 11
e) Marco Referencial e Plano de Implementação do SINASE
f) Conhecendo metodologias de atendimento e ferramentas metodológicas
8h as 12h
a) Partindo de práticas estaduais para elaboração do PIA
b) Definição de objetivos gerais e específicos

08/09
23/09
24/09
27/09
19/10
15/11
13h as 17h
g) Conhecendo boas práticas – estudo de múltiplas intervenções
h) Competências e habilidades dos profissionais do sistema de atendimento socioeducativo

08/09
23/09
24/09
27/09
19/10
15/11
8h as 12h  - 13h as 17h Semana 12
i) Atenção ao cuidador, espaço terapêutico e escuta supervisionada

15/09
30/09
01/10
04/10
26/10
22/11

MÓDULO–7 - Plano Individual de Atendimento – 16 horas/aula







8h as 12h  Semana 13
d) Saúde Integral dos (as) adolescentes

22/09
07/010
08//10
18/10
09/11
29/11
13h as 17h
c) Respeito à diversidade no PIA :, gênero, raça e etnia

22/09
07/10
08//10
18/10
09/11
29/11
8h as 12h Semana 14
a)       Elaborando 0 PIA (trabalho pratico)

29/09
14/10
15/10
25/10
16/11
05/11

III. GESTÃO E FINANCIAMENTO DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO – 20 horas/aula
MÓDULO– 8 - Integração Operacional do Sistema Socioeducativo– 12 horas/aula







13h as 17h Semana 14
a) Comunicação com o Sistema de Segurança Pública –
b) Comunicação com o Sistema de Justiça e outras políticas setoriais

29/09
14/10
15/10
25/10
16/11
05/11
8h as 12h Semana 15
c) Sistemas de Informação e Diagnósticos participativos

06/10
21/10
22/10
08/11
23/11
12/11

MÓDULO - 9– Distribuição de Competências para a execução de medidas socioeducativas
 – 8 horas/aula







13h as 17h Semana 15
a) Planos de Atendimento Socioeducativo e papéis dos gestores envolvidos
b) Municipalização e o Desafio da Execução Local

06/10
21/10
22/10
08/11
23/11
12/11
 

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