quinta-feira, 10 de junho de 2010

UFPB REALIZA FÓRUM SOBRE DROGAS



Foi realizado hoje (10), pela manhã, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa, o 1º Fórum sobre Drogas das Instituições de Ensino Superior do Estado. O evento faz parte da III Semana Municipal de Prevenção às Drogas, que está acontecendo até o próximo sábado (12) na Capital paraibana.

O evento, que contou com a participação de representantes do IFPB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e UNIPÊ, foi promovido pelo Programa de Atendimento ao Alcoolista e Outros Dependentes Químicos (Paiad), órgão vinculado à Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da UFPB

Com a participação de estudantes, técnicos e pessoas da comunidade, o Fórum debateu os temas: “Droga X Trabalho: Como gerir o problema” e “Prevenção ao uso abusivo de drogas nas Instituições de Ensino Superior”, em duas mesas redondas.
Participaram da primeira mesa a professora do Curso de Enfermagem do UNIPÊ, Lucineide Braga; Dr. Fábio Abrantes, coordenador de Recursos Humanos da UFPB, e Cíntia Cinara, representando a Diretoria de Recursos Humanos do IFPB.

O Pró-reitor de Integração Universidade Setor Produtivo (SIUSP), da UFPB, professor Luiz Renato Pontes, que participou da mesa redonda sobre prevenção, criticou o modelo individualista da produção científica nas Universidades. Segundo o dirigente universitário, os acadêmicos se fecham nas suas áreas de interesse científico, o que dificulta a integração da academia com as grandes questões sociais, “como é o caso das drogas”.

A coordenadora do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química do IFPB, professora Vania Medeiros, defendeu a necessidade de se realizar políticas institucionais de prevenção ao uso de drogas, em nível local, de forma integrada às políticas nacionais de educação. Segundo ela, essas políticas nacionais de educação já regulamentam a flexibilização dos currículos e a inserção dos temas transversais saúde, trabalho e meio ambiente.

O professor Jorge Gomes, coordenador do Comad-JP e do Curso de Administração da UFPB, informou que vai criar um programa de qualidade de vida na sua coordenação para promover a prevenção de problemas relacionados ao comportamento compulsivo, dentre outros, que causam danos à saúde.

O Jornalista da TV Universitária, Paulo Cézar Cabral, que também participou do evento, criticou a falta de políticas públicas efetivas na área da prevenção nas instituições de ensino superior. “Morre muita gente nessas instituições devido ao uso de álcool e outras drogas”, denunciou o jornalista.

A coordenadora do Paiad, Maria Rita Stringhetti de Toledo, ressaltou a importância da parceria com as demais instituições públicas para a realização do 1º Fórum sobre Drogas nas Instituições de Ensino Superior, destacando o apoio da Gráfica e Editora do Pólo Multimídia da UFPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário