quinta-feira, 26 de abril de 2012

AÇÕES DA PARAÍBA NA ÁREA DE DROGAS FORAM DEBATIDAS NO RIO GRANDE DO SUL

Professora Vania Medeiros ladeada por profissionais da Rede SUS E SUAS do Rio Grande do Sul

A coordenadora do Centro Regional de Referência para a Formação na Área de Crack e outras Drogas  (CRR), ligado à Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), professora Vania Medeiros, ministrou aulas, nos dias 23 e 24 do corrente, no Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD), do Hospital das Clínicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG).

A professora Vania Medeiros integrou uma equipe de profissionais de diferentes regiões do País que foi indicada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça.

O convite formulado pela UFRG à professora Vania Medeiros foi mais uma oportunidade de ampliar a rede de profissionais que forma as parcerias do CRR da Paraíba. Segundo a professora, a experiência de ter integrado esse grupo, fortaleceu  a visão de que a solução à atenção aos problemas relacionados ao uso de drogas está na mudança das abordagens relacionadas à temática.

Vania Medeiros socializou, em um dos principais centros de pesquisa do País,  a discussão sobre as experiências que estão sendo desenvolvidas na Paraíba, como respostas comunitárias ao problema das drogas, por pessoas da comunidade sem uma formação profissional especializada na área de álcool e drogas.

As experiências foram apresentadas como proposta de inserção social para usuários de drogas e como reflexão no contexto do tratamento comunitário. O tratamento comunitário é uma nova metodologia que está sendo implantada no País pelo Instituto Empodera e a Lua Nova, duas organizações não-governamentais com sede em São Paulo.

Foram debatidas no Rio Grande do Sul, as experiências desenvolvidas nos municípios de Santa Rita, Alagoa Nova, Cabedeo e Guarabira, desenvolvidas por Gilson da Silva, Thiago Aquino, professor Badeco e o mestre do Babau, Clóvis  Martins, respectivamente.

Na formação sobre reinserção social, a professora Vania Medeiros sugeriu, aos participantes do curso, a integração das políticas de educação profissional de inclusão social, desenvolvidas pela Rede Federal de Ensino Básico Técnico e Tecnológico, às políticas de assistência social e da saúde, responsáveis pela atenção aos usuários de drogas.

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