sábado, 7 de abril de 2012

COORDENADORES DO CRR-IFPB CONHECEM PROJETO ALTERNATIVO DE INTERVENÇAO SOCIAL EM SÃO PAULO

Reunião na Casa São Lázaro, da Associação Reciclázaro, no Bairro do Brás, em São Paulo.

Os coordenadores do CRR - Centro Regional de Referência para a Formação dos Profissionais da Rede de Atenção aos Usuários de Crack e outras Drogas, professora Vania Medeiros e o jornalista Crisvalter Medeiros, visitaram, recentemente, a Associação Reciclázaro, em São Paulo-SP. O CRR é um órgão ligado à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça, que funciona como projeto na área de extensão do IFPB-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. 

Beneficiário produzindo artesanato
Os coordenadores do CRR-IFPB integraram uma comitiva composta por representantes de organismos internacionais, a exemplo do CICAD- Comissão Interamericana para Controle do Abuso de Drogas; Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), da Organização Mundial de Saúde; e representantes de projetos e de órgãos públicos do Peru, Argentina, Guatemala, Costa Rita e México, além de professores universitários e lideranças comunitárias brasileiras.

A Associação Reciclázaro é um projeto desenvolvido pela Igreja Católica em Parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura de São Paulo. O projeto tem o objetivo de promover a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social, a exemplo de moradores de rua, usuários de drogas, mulheres vítimas de violência, portadores de HIV-Aids e idosos abandonados pelas famílias. A associação está disseminada em vários pontos da cidade, as unidades visitas pelo grupo estão localizadas na Praça Cornélia, em Água Branca; no Brás e no Belém.


A Reciclázaro tem sua base de sustentabilidade nas relações de parceria com o poder público e a empresa privada. O projeto já gerou uma cooperativa autossustentável de coleta e triagem de materiais recicláveis, que mantém um programa de inclusão social fundamentado em três grande eixos: geração de renda, intervenção comunitária e educação ambiental.

Segundo o assistente técnico da Reciclázaro, Pablo Cordeiro de Sousa, os beneficiários do projeto recebem uma intervenção sobre o uso de drogas, fundamentada em uma metodologia que inclui diferentes abordagens: religiosas, profissionais, de grupos de mútua-ajuda, e o modelo de redução de danos. Na opinião de Pablo Cordeiro, o modelo de abordagem diversificada tem conseguido bons resultados. “Desta forma, o beneficiário terá a oportunidade de experimentar todas as propostas de intervenção disponíveis, podendo optar pela que mais se adequar às suas necessidades”, assinalou. Ele explicou que as principais dificuldades na atenção aos usuários de álcool e outras drogas são as barreiras adotadas pelos próprios profissionais da rede de atenção.
                                                                                                                           Arte em tapeçaria

A ação social da Reciclázaro tem início com o processo de empoderamento na Casa de Simeão que, atualmente, cuida e preparava quase 200 idosos para a vida em sociedade. Numa segunda fase do processo de reinserção, eles passam a integrar a República do idoso, quando conseguem alguma autonomia. Nesse espaço os idosos tem uma experiência de convivência em uma pequena família.

Nessa mesma linha de inclusão, a Casa de Marta e Maria, também mantida em parceria com a Prefeitura de São Paulo, acolhe mulheres e crianças marcadas pela violência e pela vida de rua. Através de um intenso programa educativo e socializante, a Casa de Marta e Maria busca a retomada de vínculos com redes positivas, redução de danos pelo uso de álcool e outras drogas, conquista da cidadania plena, inclusão escolar, inserção no mercado laboral, fortalecimento da autoestima etc.

As ações iniciais do projeto Reciclázaro vão gerando, ao longo do tempo, outras iniciativas. Como exemplo, podemos citar a Casa de São Lázaro, um centro de acolhida de adultos em situação de vulnerabilidade social, que tem o objetivo de promover a inserção produtiva. O projeto oferece desde atendimento social e psicológico, até orientações para o cuidado da saúde, atividades de lazer e cultura, com a disponibilização de espaços para reuniões de mútua-ajuda para usuários de álcool e outras drogas.

O projeto oferece, ainda, apoio para a elevação da escolaridade, formação para a inclusão digital, oficinas de saúde, dinâmicas socioeducativas e oficinas de capacitação para geração de trabalho e renda, com vários cursos nas áreas de corte e costura, tapeçaria, caixas artesanais, tetra pack, mosaicos, reciclagem de vidros, jateamento de vidros, móveis de papelão etc.

Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental
Um dos programas do projeto Reciclázaro que mais impressionou a coordenadora do CRR da Paraíba, professora Vania Medeiros, foi o Centro de Formação Profissional, Educação Ambiental e Geração de Renda. O programa tem o objetivo de contribuir para que as pessoas desenvolvam conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para a preservação e melhoria da qualidade do ambiente, ao mesmo tempo em que promove estratégias sustentáveis de geração de trabalho e renda para a população que frequenta o espaço.

O trabalho desenvolvido com os integrantes do programa está baseado em três eixos: capacitação profissional, sensibilização comunitária e oficinas de geração de renda. Na mesma linha, desenvolve o programa de compensação ambiental, que consiste na produção de mudas nativas da mata atlântica e sua posterior comercialização para arborização da metrópole paulista que, atualmente, experimenta uma das menores taxas de área verde por habitante da sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário