quarta-feira, 1 de maio de 2013

REUNIÃO, EM JOÃO PESSOA, DÁ INÍCIO A INSTALAÇÃO DO CENTRO REGIONAL DE REFERÊNCIA DE FORMAÇÃO DO PLANO “CRACK: É POSSÍVEL VENCER”


Professora Vania Medeiros fez explanação sobre a metodologia formativa do CRR 

A coordenadora do Centro de Regional de  Referência (CRR), professora Vania Medeiros, realizou, ontem (30), a primeira reunião de trabalho com os representantes dos gestores das áreas de saúde, assistência social, segurança urbana e educação do Município de João Pessoa; e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano do Estado. A reunião teve o objetivo de traçar as metas de formação dos cursos destinados aos profissionais da rede de atenção aos usuários de crack e outras drogas dos municípios paraibanos envolvidos no projeto.
O CRR é um projeto da Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SENAD) executado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFPB. A execução do projeto acontecerá de forma intersetorializada com os órgãos de saúde, assistência social, educação, segurança publica, cidadania e justiça.

A reunião aconteceu no anfiteatro do Campus de João Pessoa, do IFPB, e contou com a participação de Fabiana Uchôa, representando a Secretaria de Educação do Município de João Pessoa; Valéria Cristina, da Secretaria de Segurança Urbana  e Cidadania (PMJP); Soraia Oliveira Macêdo, Sec. de Desenvolvimento Social (PMJP); Alessandra Cruz, assessora da Coordenação de Saúde Mental da PMJP; Janaína Madruga, Coordenadora de Saúde Mental da PMJP; Lucineide Braga, Gerente da Atenção Básica da PMJP; Elinalda Gonçalves e Natália Gouveia, da Sec. de  Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba.
Como encaminhamentos da referida reunião ficou acertado que as secretarias da PMJP e do Estado da Paraíba vão formalizar as demandas por vagas para os seus profissionais ao CRR, além de promover articulações dos setores de serviços e das coordenações municipais e estaduais; bem como fazer articulações junto aos conselhos tutelares, órgãos da Justiça e da Segurança Pública para integrar a gestão compartilhada do projeto do CRR-IFPB.
Foi discutida, na reunião, as metodologias de formação e as iniciativas para superar possíveis dificuldades durante a execução do projeto. A professora Vania Medeiros fez uma explanação detalhada dos resultados do projeto do CRR em 2011/12 e as perspectivas para 2013. Segundo a professora, em 2011, o CRR formou 326  profissionais e, para este ano, a projeção é de  capacitar 600 trabalhadores da atenção aos usuários de crack e outras drogas.
A professora do IFPB ressaltou a importância do engajamento dos demais setores públicos da Paraíba no projeto do CRR, já que é uma iniciativa do Governo Federal, através da SENAD, para implementar a formação de recursos humanos dentro do plano “Crack: é Possível Vencer”, integrando simultaneamente, em âmbito local, as ações do Programa Municipal, coordenado pelo secretário Geraldo Amorim, da Segurança Urbana e Cidadania; e do Plano Estadual de Enfrentamento do Crack – Ação pela Vida, coordenado pela professora Aparecida Ramos, Secretária de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba. A coordenadora Vania Medeiros assinalou que os resultados do projeto do CRR dependem do empenho de todos os segmentos envolvidos.

A participação efetiva dos profissionais que representam os órgãos públicos demonstrou o engajamento dos gestores com o problema do crack e outras drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário