sexta-feira, 13 de agosto de 2010

III JORNADA REGIONAL SOBRE DROGAS EM RECIFE

 


O evento promovido pela ABEAD - Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas, uma das entidades de excelência científica no contexto da adicção às drogas no País, acontecerá de 09 a 10 de setembro (2010), em Recife-PE., com o objetivo de ampliar e dar mais transparência ao debate público sobre a temática das drogas.

O evento, que conta com a parceria fundamental do Ministério Público do Estado de Pernambuco, acontecerá no  Centro Cultural Rossini Alves Couto - Av. Visconde de Suassuna, 99, Boa Vista, Recife, PE. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas pelo endereço: http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/caop_ij_2

O presidente da ABEAD, psiquiatra Carlos Salgado, vai apresentar a conferência de abertura, às 09h, do dia 09, com o título: “Bases científicas para políticas públicas em dependência química”. Segundo ele, o papel do poder público e suas ações precisam estar de acordo com o conhecimento científico e devem ser amplamente discutidos com a sociedade, envolvem medidas em relação ao álcool, tabaco e outras drogas, publicidade, prevenção e tratamento.

A jornada trará também temas como a estruturação da rede de atenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes, intervenção psicossocial com os adolescentes em conflito com a lei, modelos de atenção e organização de serviços para usuários de crack, prevenção e tratamento do alcoolismo e do tabagismo, mídia e adolescência e terapia comunitária em diferentes contextos. Mais informações: Centro de Apoio Operacional (CAOP) Infância e Juventude - Av. Visconde de Suassuna, 99, Sala B11, Boa Vista, Recife, PE. Fone/Fax.: (81) 3182.7419.


          VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA (click mais informações):

PROGRAMAÇÃO:

Dia 09/09
08h - Credenciamento e entrega de material
08h30 - Mesa de Abertura (ABEAD/MPPE)
09h – “Bases Científicas para Políticas Públicas em Dependência Química” - Carlos Salgado (RS), presidente da ABEAD
09h30 - Intervalo
10h – “Modelos de Atenção e Organização de Serviços para Usuários de Crack” - Luca Santoro (Coordenadoria de Atenção as Drogas da Prefeitura de São Paulo)
12h - Intervalo
14h - Mesa redonda – “Tabagismo, Mídia e Adolescência” - Sabrina Presman (Programa de Controle do Tabagismo - RJ), Maristela Menezes (PE) e Ivana Carvalheira (Capsad Vicente Araújo – PCR)
15h30 - Intervalo
16h - Mesa redonda – “Terapia Comunitária em Diferentes Contextos” - Jandira Saraiva (NASF Camaragibe), Maria Aurea Bittencourt (Espaço Família) e Enildes Monteiro (ASSISTA).

Dia 10/09
08h – “Prevenção e Tratamento do Tabagismo” - Sabrina Presman (Coordenação do Programa de Controle do Tabagismo – RJ)
09h - Intervalo
09h30 - Curso – “Intervenção Psicossocial com Adolescentes em Conflito com a Lei” - Maria Aparecida Penso (UCB – DF)
12h30 – Intervalo
14h – Mesa redonda – “Prevenção e Tratamento do Alcoolismo” - Marcus Túlio Caldas (UNICAP), Lawrencita Espínola (PAIAD – UFPB) e Graça Albuquerque (Capsad CPTRA – PCR)
15h30 – Intervalo
16h – Mesa redonda – “Estruturação da Rede de Atenção ao Uso de Drogas por Crianças e Adolescentes: a experiência de Jaboatão dos Guararapes” - Maxwell Vignolli (MPPE), João Baltar Freire (Coordenação de Políticas sobre Drogas) e Representante da Rede de Atenção e Tratamento Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário