terça-feira, 10 de agosto de 2010

NETDEQ CAPACITARÁ MAIS UMA TURMA EM CURSO DA UFPB, NA ÁREA DE DROGADICÇÃO

Na próxima terça-feira (17), os coordenadores do NETDEQ - Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química do IFPB, professora Vania Medeiros e o jornalista Crisvalter Medeiros, vão atender mais uma turma de 70 alunos do Curso de Capacitação para Profissionais que Atuam no Sistema de Atendimento Sócio-educativo de Privação de Liberdade e em Meio Aberto, em Municípios da Paraíba. O curso acontecerá em Campina Grande, das 08 às 17 horas. 

A capacitação é uma realização do Setor de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes-SEPAC, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o apoio financeiro dos governos Federal e Estadual, através da Fundac e SEDH-PB e dos Municípios de Campina Grande, João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Patos.
A professora Vânia Medeiros e o jornalista Crisvalter Medeiros estão ministrando as disciplinas: Diagnóstico e terapias breves com adolescentes em conflito com a lei, e Adolescentes em conflito com a lei – uso e abuso de drogas, respectivamente.
.
Esta será a segunda turma atendida em Campina Grande, a primeira foi na última segunda-feira.  A professora Vânia Medeiros disse que os alunos estão respondendo adequadamente aos objetivos da capacitação na área de drogadicção, demonstrando interesse pela temática através de uma participação dinâmica nos cursos. “Alguns alunos já apresentaram a demanda para futuras iniciativas de trabalhos através de parcerias municipais com o NETDEQ” adiantou Vania.

A programação completa da capacitação contempla a realização, até o dia 12 de novembro, de seis cursos de 160 horas/aula para 340 profissionais (260 FUNDAC e 80 CREAS), sendo três em João Pessoa, dois em Campina Grande e um em Souza. Serão capacitados os profissionais de 11 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira, Lagoa Seca, Mamanguape, Patos Sousa, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita. Ao final da capacitação, o NETDEQ terá atendido, também, a esses 340 profissionais com a temática da drogadicção.

Segundo a Coordenadora do Projeto que conta com o apoio do Sinase/Sepac/UFPB, Ana Lúcia Batista Aurino, o objetivo dessa iniciativa acadêmica é promover a formação e aprimorar conhecimentos específicos para o fortalecimento de ações socioeducativas de Privação de Liberdade e em Meio Aberto, tendo em vista garantir a proteção integral de crianças e adolescentes, conforme os princípios e diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente e do SINASE.

Os conteúdos metodológicos ministrados pelos professores do NETDEQ abordam diferentes  formas de identificar problemas relacionados ao uso, abuso e dependência de drogas e mobilização da comunidade para aprovação de políticas públicas nesta área.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário