quarta-feira, 13 de outubro de 2010

NETDEQ INICIA CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADOR SOCIAL PARA A PREVENÇÃO ÀS DROGAS PARA EDUCADORES DO MUNICÍPIO DE CONDE-PB


Educadores em formação


A Pró-Reitora de Extensão do IFPB, professora Edelcides Gondim, recepcionou hoje (13), às 09 horas, na sala 13, da Pró-Reitoria, a equipe técnica da Secretaria de Educação do Município de Conde, no litoral paraibano, que iniciou o Curso de Formação de Educador Social para a Prevenção às Drogas. O curso de extensão com duração de 16 horas é ministrado pela equipe do NETDEQ – Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química, sob a coordenação da professora Vânia Medeiros, para um grupo de 20 alunos constituído de psicólogos, pedagogos, educadores e técnicos educacionais da Secretaria de Educação do referido município.

Na abertura do curso, a Pró-reitora Edelcides Gondim enfatizou a importância da iniciativa para a consolidação do processo de extensão na instituição. Segundo ela, a iniciativa é uma demonstração da responsabilidade social do IFPB para com a comunidade. A professora Vânia Medeiros esclareceu que o curso foi uma demanda dos educadores de Conde e que não há benefícios financeiros envolvidos para a equipe ministrante. “Somos movidos pelo interesse com a extensão acadêmica na área da prevenção”, assinalou a educadora.

O curso de Formação de Educador Social para a Prevenção às Drogas é uma preparação para um projeto amplo de prevenção que será deflagrado na comunidade de Conde pelo IFPB, através do NETDEQ, em parceria com a Secretaria de Educação daquele Município. A iniciativa viabilizará a realização de dois projetos acadêmicos: “Promover a mobilização da comunidade de Conde-PB para implantação do COMAD-Conselho Municipal sobre Drogas, aprovado no PROBEXT/2010; e “A expansão para o âmbito intermunicipal da ação educativa envolvendo a interdisciplinaridade entre geoprocessamento e a prevenção ao uso de drogas”.

Segundo a coordenadora do NETDEQ, professora Vânia Medeiros, no próximo ano a parceria com a Secretaria de Educação de Conde deverá resultar num projeto de extensão acadêmico a ser enviado ao PROEXT/MEC, além de outras iniciativas visando buscar parcerias para promover as ações educativas do NETDEQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário