terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PARAÍBA TERÁ CENTRO REGIONAL DE REFERÊNCIA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DA SENAD

A Pró-Reitoria de Extensão, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), aprovou, recentemente, um projeto junto à Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SENAD) no valor de R$ 300 mil reais. O projeto vai viabilizar a implantação de um Centro Regional de Referência de Formação Permanente para profissionais que atuam na área de usuários de crack e outras drogas. A proponente do projeto foi a FUNETEC, fundação de apoio ao Instituto .

O centro tem o objetivo específico de promover a formação de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, atendendo uma das ações previstas no Plano Integrado do Governo Federal de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.

A coordenadora do projeto, professora Vania Medeiros, informou que as ações planejadas pelo Centro Regional de Referência de Formação Permanente na área de crack e outras drogas para o próximo ano incluem a realização de quatro cursos: (1) Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para médicos do PSF E NASF; (2) Curso de Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais atuantes nos Hospitais Gerais. E mais: (3) Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas para Agentes Comunitários de Saúde, Redutores de Danos e Agentes Sociais profissionais que atuam nos Consultórios de Rua, além do (4) Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais das Redes SUS e SUAS.

Como é um centro de referência regional, explicou a professora Vania, serão atendidas demandas dos municípios de Bayeux, Cabedelo, Conde, Santa Rita, além de outros interessados, e a sede em João Pessoa.

Para ministrar os cursos, acrescentou ela, contamos com a disponibilidade de profissionais de universidades e centros de excelência do país, a exemplo da professora Drª. Vania de Vasconcelos Gico, da UFRN; Drª. Aparecida Penso, Universidade Católica de Brasília; Msc Luis Cláudio Santoro Gomes; Msc. Roberta Payá; Drª. Neliana Buzy Figlie; Msc. Daniel Cruz Cordeiro; Dra. Andréa Costa Dias, da UNIAD-UNIFESP. E mais: Msc. Teresa Cristina Endo, Pontifícia Universidade Católica-SP; Dra. Maria Inês Gandolfo, da Universidade de Brasília e a médica Maria Clara Schnaidman Suarez, PUC-SP. A equipe conta ainda com a participação da professora Socorro Vieira, do Mestrado em Serviço Social da UFPB.

Na primeira fase do projeto serão capacitados 300 profissionais, sendo 60 médicos dos programas PSF e dos NASF; 60 profissionais que atuam em hospitais gerais, 120 agentes comunitários de saúde e redutores de danos, agentes sociais e profissionais que atuam em consultório de rua; além de 60 técnicos das redes SUS E SUAS. Os cursos deverão ter início no primeiro semestre do próximo ano, informou a professora.

Alem das atividades de capacitação formal, o projeto prevê a criação de um Site para orientações complementares à distância, edição de material didático e inserções nos programas de TV locais.

A coordenadora do projeto, professora Vania Medeiros, informou que essa é uma conquista de mais de 10 anos de trabalhos em prol da prevenção e tratamento ao uso de drogas no Estado da Paraíba. “Nosso trabalho teve início com a implantação da Pastoral da Sobriedade, na campanha da Fraternidade: Vida Sim, Drogas Não, em 2001. Em 2005, iniciamos o projeto Rede Viva com o financiamento do Programa de Extensão Universitária (Proext). A partir daí realizamos vários seminários nacionais e outras atividades”, assinalou a professora.

Em 2009, continuou a professora, foi implantado o NETDEQ-Núcleo de Estudos Trandisciplinares em Dependência Química, na Pró-Reitoria de Extensão do IFPB. Está iniciativa deu um impulso maior ao trabalho de prevenção na instituição e na Paraíba. “Nessa última década conseguimos construir uma rede de relacionamentos com profissionais de centros de excelência na área da prevenção e uso de drogas de várias regiões do País, que resultou na aprovação desse centro regional de referência que é uma grande conquista para a sociedade paraibana que sofre com o problema das drogas", enfatizou.

Um comentário:

  1. Quem vai falar sobre Redução de Danos neste curso? A pergunta é pertinente, já que recentmente tivemos entre nós a presença de Gilberto Lúcio, dizendo que "Redução de Danos é um eufemismo para legalização". Se concordarmos com ele, a SENAD, ao incluir no currículo desejado deste curso o tema da Redução de Danos, estaria apoiando a legalização? Enfim, fica a pergunta: quem será o educador responsável pelo eixo de Redução de Danos?

    ResponderExcluir