domingo, 20 de março de 2011

CERCA DE 400 PROFISSIONAIS SERÃO CAPACITADOS PARA ENFRENTAR O PROBLEMA DO CRACK E OUTRAS DROGAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE JOÃO PESSOA

Equipe multiprofissional faz planejamento pedagógico do CRR-IFPB para 2011

A equipe multiprofissional que vai ministrar os cursos de aperfeiçoamento e atualização em uso e dependência de crack e outras drogas, do Centro Regional de Referência para Formação Permanente de Profissionais (CRR-IFPB), esteve reunida, no último final de semana (18/19), no Hotel Village, no Cabo Branco, em João Pessoa, para o planejamento pedagógico dos quatro cursos que serão realizados de abril a novembro deste ano.

Os CRRs foram implantados no mês de fevereiro, pela presidenta Dilma Rousseff, em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, como parte do Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) foi contemplado com um dos 49 centros, a partir de um projeto de extensão elaborado pela professora-doutora da instituição Vania Medeiros.

Na primeira fase do projeto, serão capacitados cerca de 400 profissionais das áreas de saúde e assistência social que integram a região metropolitana de João Pessoa, a exemplo de Cabedelo, Conde, Bayeux, Santa Rita e a sede João Pessoa. Segundo a coordenadora do CRR-IFPB, Vania Medeiros, um dos aspectos mais importantes do projeto é a formação integrada dos profissionais que atuam na rede básica de atenção à saúde, rede de assistência social e os profissionais de hospitais gerais. A professora também ressalta a integração das políticas públicas educacionais com as áreas de saúde e a rede de assistência social, viabilizada pelo projeto.

A pró-reitora de extensão do IFPB, professora Edelcides Gondim, fez a abertura dos trabalhos de planejamento na sexta-feira (18), pela manhã. Participaram do planejamento pedagógico do CRR-IFPB, a psicóloga Andréa Costa Dias, doutora pela Unifesp e pesquisadora das relações de consumo de crack; Luca Santoro, mestre em psicologia pela University of London e com experiência na cracolândia de São Paulo; Maria Inês Gandolfo Conceição, professora da UNB. E mais: a professora adjunta da Universidade Bandeirante de São Paulo Teresa Cristina Endo; Aparecida Penso, da Universidade Católica de Brasília, e a professora-doutora Vânia Gico, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O grupo de planejamento contou com a participação das profissionais paraibanas Valéria Cristina, psicóloga, especialista em saúde pública e saúde da família, gestora da área temática da saúde mental do município de João Pessoa/PB; a professora do Mestrado em Serviço Social da UFPB, Socorro Vieira; a mestranda em serviço social e professora da Faculdade Evilásio Formiga, Kelly Samara; a coordenadora de saúde mental da secretária de saúde do Estado da Paraíba, Psicóloga Shirlene Queiroz de Lima, além dos coordenadores do CRR-IFPB, professora doutora Vania Medeiros e o jornalista Crisvalter Medeiros, especialista em prevenção ao uso de drogas.

Neste primeiro ano de funcionamento do CRR-IFPB, serão ministrados os cursos de Aperfeiçoamento em Crack e Outras Drogas, para os médicos atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF) e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Atualização em Atenção Integral para Usuários de Crack e Outras Drogas, destinado aos profissionais atuantes em Hospitais Gerais; Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e Outras Drogas, para os agentes comunitários de saúde e redutores de danos e outros agentes sociais; além de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e Outras Drogas, direcionado aos profissionais das Redes SUS e SUAS.

A professora Vania Medeiros enfatizou o apoio do reitor do IFPB, professor João Batista de Oliveira, e da Pró-reitora de Extensão da Instituição, professora Edelcides Goneim, ao projeto de implantação do CRR. “Queremos destacar também o apoio dos profissionais de alto nível de várias instituições do país que aderiram ao projeto e se destinaram a vir capacitar os profissionais paraibanos nessa área”, assinalou ela.

O projeto, que recebeu um financiamento da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, órgão do Ministério da Justiça, no valor de 296 mil reais, será executado pela FUNETEC- Fundação de Apoio ao IFPB, durante o ano de 2011, com perspectivas de ser renovado para 2012.

Os professores universitários, que vão integrar as ações do CRR-IFPB, decidiram realizar  atividades acadêmicas complementares envolvendo a pesquisa e a extensão para  atender metas do projeto. Integram o CRR-IFPB as Universidades: Federal da Paraíba e Federal do Rio Grande do Norte; Universidade de Brasília e a Universidade Católica de Brasília. Estas instituições pretendem implementar um projeto de  mestrado profissionalizante na área de atenção às drogas para atender a crescente demanda regional nessa área.

Crisvalter Medeiros

Um comentário:

  1. Parabéns e sucesso pelo trabalho. Este é um assunto muito sério e precisa ser enfrentado por todos os seres humanos.

    ResponderExcluir