sexta-feira, 4 de março de 2011

TÉCNICOS DA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA SERÃO CAPACITADOS EM CRACK E OUTRAS DROGAS NO CRR-IFPB


Reunião para conhecimento dos cursos do CRR-IFPB na SMS


A Pró-Reitora de Extensão do IFPB, professora Maria Edelcides Gondim, e a coordenadora do Centro Regional de Referência Profissional (CRR-IFPB), professora Vania Medeiros, estiveram reunidas na manhã desta sexta-feira (04), com a equipe técnica da Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa (SMS).

A reunião teve o objetivo de discutir um plano adequado para a formatação das equipes profissionais da SMS que serão beneficiadas com os cursos de aperfeiçoamento e atualização na área de crack e outras drogas, que serão ministrados no CRR-IFPB.

Participaram da reunião a Coordenadora de Saúde mental do Município, psicóloga Valéria Cristina; a Diretora de atenção à saúde, Tâmara Guedes, e a Gerente de educação e saúde, Evellin Bezerra. A médica Ercília Nunes, coordenadora de educação e saúde da UNIMED, participou da reunião como convidada especial.

Como resultado da reunião ficou acertado que será apresentada uma proposta de composição das turmas para médicos dos programas: saúde da família; núcleos de atenção à saúde da família e profissionais de Hospitais Gerais ao Colegiado de Gestão Regional da Saúde.

Os técnicos da SMS questionaram a elaboração dos planos dos cursos dos CRRs pelo direcionamento das vagas apenas para o quadro efetivo da Secretaria de Saúde. Segundo Valéria Cristina, há muitas ações acontecendo nos territórios com profissionais prestadores de serviços e com voluntários que demandam formação técnica nessa área de álcool e outras drogas.

Tâmara Guedes reconheceu a necessidade de estruturação da política sobre drogas de cada município. Segundo ela, o fato dos municípios estarem próximos uns dos outros não significa que as políticas estejam em sintonia.

A professora Vania Medeiros fez uma explanação sobre os quatro cursos que serão ministrados no CRR-IFPB: Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas; Curso de Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e outras Drogas; Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas e Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas.

Ficou acertada a realização de outra reunião na próxima quinta-feira (10) para definição de oferta de vagas para os municípios com a participação de representantes do SUS e SUAS. Posteriormente a proposta será apresentada ao colegiado.

Crisvalter Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário