segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CRR-IFPB CERTIFICA PROFISSIONAIS NA ÁREA DE CRACK E OUTRAS DROGAS


Vídeo sobre a solenidade de certificação dos cursos do CRR-IFPB


O Centro Regional de Referência para Formação Permanente de Profissionais da Rede de Atenção a Usuários de Crack e outras Drogas (CRR-IFPB) certificou os primeiros 300 profissionais da Rede SUS (Sistema Único de Saúde) e SUAS (Sistema Único de Assistência Social) da Paraíba. Esses trabalhadores vão contribuir para minimizar os sofrimentos dos usuários de drogas e seus familiares no Estado.

A solenidade de certificação, que aconteceu no último sábado (10), no Hotel Nutanah, na Praia do Cabo Branco, teve início com a apresentação de uma dinâmica sobre a vida real das marisqueiras do município de Bayeux, que fazem parte do projeto “Mulheres Mil”, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). A apresentação foi conduzida pela professora Eudna Babosa (Baby).

A mesa de abertura da solenidade foi composta pela Coordenadora de Saúde Mental do Município de João Pessoa, psicóloga Valéria Cristina; a Assistente Social Luciana Leal, representando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), a enfermeira Maria Clarice Pires, representando a Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba; a contadora Fernanda Maia, representando a FUNETEC; além de alguns professores da rede interinstitucional de apoio ao CRR-IFPB.

O CRR-IFPB, coordenado pela professora Vania Medeiros, realizou em 2011 quatro cursos na área de crack e outras drogas: Curso de Aperfeiçoamento para os médicos do PSF (Programa Saúde da Família) e NASF (Núcleo de Atenção à Saúde da Família) e o Curso de Atualização em Atenção Integral para servidores de Hospitais Gerais. E mais dois cursos: Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional para Agentes Comunitários de Saúde, Redutores de Danos e outros Agentes Sociais e o Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais das Redes SUS e SUAS.

Os referidos cursos foram ministrados por uma equipe interinstitucional de profissionais da Paraíba e dos Estados do Centro/Sul do País. O CRR-IFPB Também contou com a colaboração de professores de Universidades que são consideradas centros de excelência na produção acadêmica sobre drogas, a exemplo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Federal de São Paulo, Universidade de Brasília e Católica de Brasília, além de docentes das Universidades Federais da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Segundo a professora Vania Medeiros, para a certificação dos profissionais que foram capacitados pelo CRR-IFPB, neste ano de 2011, foi sugerida a elaboração de um plano integrado de ações interventivas sobre casos  registrados na Rede de Atenção aos Usuários de Crack e outras Drogas, com a formação de grupos intersetoriais  e interprofissionais, integrando a saúde básica, saúde mental,  consultório de rua, assistência social, educação e comunidade.

Ela acrescentou que a turma composta por mais de 300 profissionais apresentou, na cerimônia de abertura, dezesseis planos de ações integradas para casos particulares envolvendo usuários de drogas, seus familiares e a comunidade. “Esta prática possibilitou não somente a elaboração de planos, mas a execução de ações em tempo real com o foco na integralidade do sujeito atendido e na articulação de uma rede de apoio interinstitucional e interpessoal”, assinalou a professora. 

Segundo ela, o exercício desta prática vai reforçar a mudança de paradigma e de posturas profissionais adotadas na atenção aos usuários de drogas, superando a apropriação dos casos e a intervenção setorializada que limitam a eficácia das ações.

Com a finalização  destes primeiros cursos pelo CRR-IFPB, por determinação das políticas públicas nacionais e com o apoio dos governos municipais  e estadual, cumprimos a nossa parte na área educacional, enfatizou a professora Vania Medeiros.          

“A partir de agora, cabe à população acompanhar a expansão da rede de serviços e se mobilizar politicamente para reivindicar a efetivação da aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos por estes profissionais na intervenção qualificada da atenção aos usuários de drogas; quanto aos profissionais, eles devem continuar exigente uma capacitação continuada para se atualizarem constantemente na área das drogas”, exortou a professora.

Um comentário:

  1. 16/01/2012


    Aberta consulta pública sobre medidas socioeducativas


    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abre nesta segunda-feira (16/1), por 15 dias, consulta pública para consolidar uma proposta de normatização do sistema de medidas socioeducativas, cumpridas por adolescentes em conflito com a lei. O portal do Conselho apresenta uma minuta de resolução que pretende padronizar normas e procedimentos administrativos a serem seguidos pelo Judiciário. Sugestões e contribuições à proposta poderão ser enviadas pelo endereço eletrônico consulta.medidasocioeducativa@cnj.jus.br até o dia 31 de janeiro.

    Precisamos divugar! Lenina Carneiro Lucena

    ResponderExcluir