sábado, 18 de fevereiro de 2012

Respostas comunitárias aos problemas sociais do País serão mostradas em evento em São Paulo

 Equipe do Respostas Comunitárias em ação

Por Crisvalter Medeiros

O Instituto Empodera e a Ong Lua Nova, de Sorocaba-SP, estarão promovendo nos dias 20 e 21 deste mês (03.2012), das 8h às 18 horas, no Teatro Grande Otelo, localizado na Alameda Nothmann, 233, em Santa Cecília/Bom Retiro, em São Paulo-SP, o evento “Respostas Comunitárias – encontro de saberes e fazeres”, sob a coordenação da psicóloga Raquel Barros e da advogada Marta Volpi.

A psicóloga Raquel Barros, através de entrevista ao jornalista Crisvalter Medeiros, do Centro Regional de Referência para a Formação dos Profissionais da Rede de Atenção aos Usuários de Crack e outras Drogas, da Paraíba (CRR-IFPB), explica detalhes sobre o evento. O CRR está apoiando o evento em âmbito local.

Crisvalter: Qual o objetivo do evento?

Raquel Barros: Esse evento tem como objetivo dar visibilidade às ações simples e de âmbito comunitário que, quando articuladas em rede, ajudam na solução de problemas complexos como droga, exploração sexual, pobreza extrema e vida de rua. Nosso interesse é mostrar quais são as respostas comunitárias e como elas são importantes para a saúde, educação, trabalho etc... Nesse sentido, estamos selecionando respostas comunitárias de todo o Brasil e da América Latina, com a finalidade de iniciar uma rede de respostas a esses problemas.

Crisvalter: Onde e como podem ser feitas as inscrições para o evento?

Raquel Barros: Existem duas modalidades de inscrições: A primeira, que será feita pelos apoiadores, para apresentar uma resposta, poderá ser realizada até o dia 18 /02/2012. A outra, que pode ser solicitada por pessoas interessadas em participar como observador, tem prazo até 15/03/2012. (No final desta matéria veja todos os detalhes para se inscrever no evento)

Crisvalter: A quem se destina esse evento?

Raquel Barros: Pessoas da comunidade, em geral, que atuem ou tenham o interesse em atuar na comunidade ou a partir dela, a exemplo de jovens, organizações, políticos etc...

Crisvalter: Quem está promovendo e financiando o evento?

Raquel Barros: O evento é uma iniciativa do Instituto Empodera (Centro de Formação em Tratamento Comunitário), com o apoio da SENAD (Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas), Caritas da Alemanha, Artemísia, Ashoka empreendedores sociais, Natura, Renascer/Saúde Criança, Instituto Nois, Terra dos Homens, Consulado da Mulher e A Banca

Crisvalter: O que esse evento traz de inovação na área social?

Raquel Barros: O encontro pretende proporcionar um laboratório vivo de experiências partilhadas no grupo, com convidados representantes de uma ampla gama de setores sociais, promovendo uma intersetorialidade de saberes e fazeres. Os grupos convidados serão facilitadores do processo. Desta forma, além de expor e contar suas experiências exitosas (observatório), também vivenciam as mesmas e, depois, ainda têm a oportunidade de refletirem acerca das mesmas.

Crisvalter: Qual a relação deste evento com as políticas públicas de inclusão social?

Raquel Barros: Cada vez mais as organizações da sociedade civil e a população em geral tem se apoiado nos desenhos das políticas públicas, que oferecem um leque considerável de opções. Estamos propondo a formação de uma rede de respostas que, se integradas, poderão solucionar questões complexas e transformar-se em boas práticas para as políticas sociais, de saúde e direitos humanos.

Crisvalter: Qual a relação com as políticas públicas sobre drogas, especificamente?

Raquel Barros: Pretendemos oferecer respostas e ações simples que possam compor o atual plano de enfrentamento ao Crack, lançado pela presidente Dilma, no final de 2012. Todos nós, sociedade civil e cidadãos, devemos e podemos cooperar para que esta questão seja transformada.

Crisvalter: Qual foi a inspiração para esse evento, ou seja, de onde surgiu a ideia?

Raquel Barros: Desde 2008, o Instituto Empodera vem atuando na formação de líderes comunitários e agentes. Durante este período, conseguimos coletar experiências criativas e simples em diversas Regiões do Brasil e integrá-las. Compartilhamos experiências e estreitamos vínculos e as relações com cada uma delas e percebemos a importância e o poder das mesmas para questões complexas como uso de drogas, exploração sexual etc.. Surgiu, então, o desejo de multiplicar e compartilhar essas respostas comunitárias.

Crisvalter: Quais os principais atores desse evento e como você pretende fazer a articulação nacional para reuni-los?

Raquel Barros: O evento contará com representantes do Poder Público Federal, Estadual e Municipal, além de empresários, ONGs, instituições de fomento e atores da comunidade.

Crisvalter: O que você destaca da programação?

Raquel Barros: A programação do evento contará com diálogos, intervenções, vivências, integrações, exposições e muita troca de conhecimento e aprendizagem. Será um evento participativo, onde a apresentação das respostas será também uma maneira vivencial, fazendo com que surjam novas perguntas e novas respostas, com o intuito de multiplicar saberes para ampliar e fortalecer a rede.

Crisvalter: Quais as expectativas?

Raquel Barros: Queremos promover a integração entre estes diversos setores e os atores comunitários; buscando, sobretudo, a elaboração de um cardápio de respostas factíveis e viáveis em termos econômicos e metodológicos que possa ser facilmente replicado pelos atores. Também queremos dar uma maior visibilidade a todas as ações.


Crisvalter: O que você acrescentaria...?

Raquel Barros: Gostaria de acrescentar que durante os dois dias do evento, circulará uma moeda social com a qual será possível acessar as atividades e comprar na praça de alimentação que será organizada por grupos produtivos de mulheres.

MODALIDADES DE INSCRIÇÃO NO EVENTO:

A equipe responsável pelo “Respostas Comunitárias” vai selecionar 15 respostas inscritas, em todo o País, para receber o apoio para participar do evento em São Paulo (passagem, hospedagem e alimentação). Siga o roteiro.

Passo a passo para apresentar uma resposta através dos apoiares:

1 – Busque por meio de suas redes as Respostas existentes em seu município, na sua comunidade, no seu projeto. Faça uma lista de pelo menos 15 pessoas para contatar.
2 - Marque 06 entrevistas, preferencialmente com pessoas físicas e não jurídicas. Se marcar com uma organização, além de gravar ou somente conversar com o responsável pela organização, entreviste principalmente quem desenvolve as atividades ou participa delas.

3 - Utilize uma câmera fotográfica digital simples para gravar as entrevista das pessoas que autorizarem a utilização da imagem (o termo de uso de imagem, que deve ser assinado por todos os entrevistados, está disponível na página do evento), quem não quiser expor sua imagem pode gravar somente a voz por celular, maquina digital ou gravador portátil. Se possível tire 05 fotos diferentes da pessoa e/ou organização.

4 – Escolha gravar no local de atuação da pessoa, criando um cenário com as peças ou recursos que ela utiliza em sua atuação. Prefira locais fechados e com pouco barulho, tenha cuidado com a iluminação, verifique antes de iniciar se o áudio e o vídeo estão bons. Oriente a pessoa que fale alto e posicione a câmera a sua frente para que ela olhe para a câmera de frente.
5 – Faça gravações de no máximo 15 minutos com boa resolução.

6 – Tenha cuidado para nunca falar ao mesmo tempo da pessoa entrevistada, faça as perguntas, escute a resposta até o final e depois complemente sua pergunta ou faça outra (roteiro na pagina do evento).

7 – Antes de iniciar a entrevista se apresente, fale um pouco sobre a Lua Nova e sobre a proposta do evento, informe também que as fotos e vídeos estarão disponíveis no site do evento: (http://www.wix.com/luanova2011/respostascomunitarias) e no Facebook (Respostas Comunitárias). Se possível, leve estas informações impressas.

8 – Após realizar as entrevistas, envie o material por meio do site: www.dropbox.com, o site está em inglês, caso prefira, na parte direita inferior pode optar pelo espanhol. Antes de iniciar, precisa criar uma conta, na parte direita superior tem um link LOG IN e click no link CREATE NA ACCOUNT. Depois de criada a conta, clique em FILES e depois faça o UPLOAD dos arquivos. Depois compartilhe, ou seja, clique em SHARE A FOLDER para compartilhar a pasta, e INVITE TO FOLDER para compartilhar um vídeo especifico.

ATENÇÃO: Caso conheça outro recurso da internet que possa utilizar para encaminhar os vídeos, fique à vontade para utilizá-lo.

09 - Concluído o processo, envie um e-mail para Marta Volpi (marta.empodera@gmail.com) informando o envio do vídeo e solicitando confirmação do recebimento.

10 - As respostas deverão ser enviadas ate o dia 18 /02/2012, o resultado da seleção ocorrera no dia 01 de marco de 2012.

11 - Para se inscrever como participante, preencher o formulário de inscrição disponível em: http://www.wix.com/luanova2011/respostascomunitarias, até o dia 15/03/2012.

12 - O evento não terá custos para os participantes, porém toda a alimentação será oferecida por “respostas” de grupos produtivos na área de alimentação, apoiados pelo “Consulado da Mulher” e “ ITCP” da FGV. Estes alimentos serão vendidos em uma praça organizada dentro do evento e só será possível comprá-los com a moeda comunitária que circulará internamente. Um banco de troca de reais por moedas alternativas estará à disposição durante o evento para todos os participantes.

Click para ver programação do evento:

 
1º DIA – 20 de março

09:00     Abertura: Teatro Grande Otelo
Drª. Paulina Duarte
Dr. Luis Alberto Chaves de Oliveira
Dr. Florentino

10:00     Diálogo 1 – DIGNIDADE HUMANA
(representante da Secretaria Espacial de Direitos Humanos ) e Jovens (6)
Auditório Teatro Grande Otelo
11:00     Vivência – Respostas Comunitárias – Dignidade Humana
Praça  Coração de Jesus – “Cracolândia”
12:30     Integração Políticas,  Praticas e Teorias: Dignidade Humana
Salas 2,3,4,5,6 do Teatro Grande Otelo
Almoço  com memória  (Hall do Teatro Grande Otelo)

14:30     Diálogo 2 – EDUCACÃO
A confirmar  e representantes de respostas relacionadas a educação
Auditório Sesc Bom Retiro
15:30     Vivência – Respostas Comunitárias – Educação
Praça  Coração de Jesus – “Cracolândia”
17:00     Integração Políticas, Praticas e Teorias: Educação
Salas 2,3,4,5,6 do Teatro Grande Otelo
2o DIA - 21 de março

10:00     Diálogo 3 – SAÚDE
Dr Luiz Alfonzo - OPAS e representantes de respostas relacionadas à Saúde
Auditório Teatro Grande Otelo
11:00     Vivência – Respostas Comunitárias – Saúde
Praça  Coração de Jesus – Cracolândia
12:30     Integração Políticas, Praticas e Teorias: Saúde       
Salas 2,3,4,5,6 do Teatro Grande Otelo
Almoço  com memória  (Hall do Teatro grande Otelo)

14:30     Diálogo 4 – TRABALHO
Empresário da Natura Cosméticos e representantes de respostas relacionadas ao trabalho
Auditório Teatro Grande Otelo
15:30     Vivência – Respostas Comunitárias – Trabalho
Praça  Coração de Jesus – “Cracolândia”
17:00     Integração Políticas, Praticas e Teorias: Trabalho       
Salas 2,3,4,5,6 do Teatro Grande Otelo
Apresentação do MOSAICO DE RESPOSTAS construído durante o evento

Diálogos:
Entende-se por diálogo uma conversa informal entre um especialista em umo dos quatro temas e grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade, os protagonistas das respostas.
Este diálogo será o conteúdo disparador do tema e acontecerá durante 40 minutos . O publico somente escuta sem participar do debate. É um momento de contextualização do tema o qual será vivenciado posteriormente.

Vivências:
Será montado um cenário na  praça “Coração de Jesus”, dentro da “Cracolândia”.  Este cenário estará composto por respostas relacionadas com o tema. Os participantes serão convidados a interagir com tais respostas, simulando-as dentro de suas comunidades. Um grupo de tutores apoiara e acompanhara o publico em seu processo de vivencia.  Neste processo será possível interagir, repensar e integrar ideias para as respostas existentes.

Integração:
Neste momento grupos com 30 pessoas se dividem e começam a construir um mosaico de repostas considerando o âmbito teórico, político e pratico das mesmas. Uma equipe especializada estará acompanhando e facilitando este processo.

Alimentação:
Será criada uma praça de alimentação dentro da praça “Coração de Jesus”, com grupos produtivos e de geração de renda  apoiados pelo “Consulado da Mulher”, Lua Nova, Gastromotiva, Reciclazaro. Os participantes receberão uma moeda social (comunitária) e com ela poderão comprar seus alimentos na praça de alimentação durante o coffee-break e o almoço.

Banco de Tecnologias:
Haverá também o Banco de Tecnologias baseado em intercâmbios. Todas as experiências que desejem fazer parte do  mosaico poderão apresentar-se através do Banco de Tecnologias. Neste banco será possível trocar metodologias e práticas por outras metodologias e práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário