sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

São Paulo vai sediar, em evento, o maior laboratório de experiências comunitárias do País

Disseminação das ações da Lua Nova

Nos dias 20 e 21 do próximo mês, das 8 às 18 horas, o Teatro Grande Otelo, na Alameda Nothmann, 233, em Santa Cecília/Bom Retiro, São Paulo, vai sediar o evento: Respostas Comunitárias – encontro de saberes e fazeres. A iniciativa será uma grande exposição de ações comunitárias, desenvolvidas de forma simples e articuladas em rede, com o objetivo de solucionar problemas complexos como drogas, exploração sexual, pobreza extrema e vida de rua, no Brasil e em outros países da América Latina.

Os organizadores do evento, o Instituto Empodera e a Ong Lua Nova, com base em Sorocaba-SP, querem dar transparência a um laboratório vivo de experiências inusitadas, que estão disseminadas em âmbito nacional. Essas experiências realizadas, muitas vezes, de forma não institucionalizada, representam diversos setores sociais que, atuando em rede, buscam promover através das condições disponíveis na comunidade, uma intersetorialidade de saberes e fazeres visando ao bem da coletividade.

A coordenadora do Instituto Empodera, Marta Volpi, ressalta que o evento propõe a formação de uma rede de respostas comunitárias que, quando integradas, poderão solucionar questões complexas e transformar-se em boas práticas para as políticas públicas nos âmbitos sociais, de saúde e de direitos humanos.
As inscrições para o respostas comunitárias deverão ser feitas até o próximo dia 18, mediante o cumprimento de pré-requisitos que podem ser verificados na página:  (http://www.wix.com/luanova2011/respostascomunitarias). Serão selecionadas 15 ações para serem apresentadas no evento, com o financiamento de passagens áreas e estadia para o responsável pela ação. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 1º de março. Já as inscrições de participantes podem ser feitas até o dia 15, do mesmo mês. As inscrições das repostas deverão ser confirmadas através do e-mail (marta.empodera@gmail.com). As inscrições são gratuitas e haverá, no local, uma praça de alimentação onde só circulará moeda alternativa.

Da programação do evento constam: diálogos, intervenções, vivências, integrações, exposições e muita troca de conhecimento e aprendizagem. Podem participar jovens atendidos pelos programas sociais, organizações, políticos, além de pessoas da comunidade que desejam atuar em rede, ou que já estejam desenvolvendo alguma ação com as características exigidas.

A iniciativa conta com o apoio de uma ampla rede formada por instituições, entidades e empresas, a exemplo da SENAD, Caritas da Alemanha, Artemísia, Ashoka empreendedores sociais. E mais: Natura, Renascer/Saúde Criança, Instituto Nois, Terra dos Homens, Consulado da Mulher, a Banca, dentre outras.

Os organizadores têm a expectativa de que o evento promova a integração entre os diversos setores que vão participar e os atores comunitários; também esperam que seja editado um cardápio, de respostas factíveis e viáveis em termos econômicos e metodológicos, que possa ser facilmente replicado pelos atores comunitários, além de dar maior visibilidade a essas ações.

Vale salientar que, desde 2008, o Instituto Empodera vem atuando na formação de líderes e agentes comunitários. Durante este período, conseguiu coletar experiências criativas e simples em várias regiões do País, buscando integrá-las. “Compartilhamos dessas experiências, estreitando os vínculos através das relações com cada uma delas; desta forma, percebemos a importância e o poder que essas ações têm para solucionar questões complexas como uso de drogas, exploração sexual, pobreza extrema etc”, enfatiza Marta Volpi. Mais informações:

Marta Volpi:
Telefones para contato:
(015)9724-0406
(11)2374-3342
Skype: marta.volpi

Nenhum comentário:

Postar um comentário