segunda-feira, 16 de abril de 2012

PROFESSORA VANIA MEDEIROS SUGERE VENCER O PRECONCEITO CONTRA A DEPENDÊNCIA QUÍMICA E EXPOR O PROBLEMA SOCIALMENTE





Palestra sobre Drogas e Família



Os coordenadores do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química (NETDEQ), do IFPB, realizaram palestra sobre Drogas e Família para a comunidade Evangélica da Igreja Batista do Conjunto dos Bancários, em João Pessoa, nesta sexta-feira (13.04).

A professora Vania Medeiros, coordenadora do NETDEQ, enfatizou a importância do apoio familiar para a recuperação da dependência química. Segundo ela, é preciso ter informação sobre o processo da dependência e da codependência para conseguir manter o equilíbrio familiar, diante da afetação provocada pela dependência química.

A codependência, segundo a professora Vania Medeiros, é a afetação dos familiares, amigos ou colegas de trabalho, em decorrência da dependência química de um membro da família. Atualmente, o problema da codependência alcança um grande contingente de famílias no Brasília, em decorrência das proporções que o uso de drogas assumiu na sociedade.

Ela explicou que a forma mais efetiva para se atuar no processo de recuperação da dependência é articular toda a rede social do dependente e da família. O problema do uso, abuso e dependência de drogas também deve ser abordado socialmente, afirmou a professora, sugerindo “que as famílias precisam vencer o preconceito com a exposição pública do problema e tentar se mobilizar politicamente para pressionar as autoridades a criarem políticas públicas eficientes nessa área”.

O jornalista Crisvalter Medeiros, coordenador adjunto do NETDEQ, afirmou que os dependentes químicos são o único reduto minoritário da sociedade que ainda tem medo de enfrentar o preconceito de expor publicamente o seu problema. “Enquanto a recuperação da dependência química não tiver uma “cara” e uma voz, as políticas públicas nessa área não cumprirão o seu papel de forma eficaz”, assinalou.

Nas sociedades desenvolvidas os movimentos sociais para reivindicar prevenção, tratamento e recuperação estão cada vez mais fortes. Nos Estados Unidos, as comunidades formadas por pessoas em recuperação, que lutam pelos direitos humanos de quem ainda sofre com o problema da dependência química e para quem já está em recuperação, vem crescendo progressivamente, explicou.

Um comentário:

  1. Professora Vania, sempre ajudando com competência e carinho. Lenina Carneiro

    ResponderExcluir