quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CRR-IFPB CERTIFICA PRIMEIRA FORMAÇÃO EM TRATAMENTO COMUNITÁRIO NO NORTE/NORDESTE

A professora Vania Medeiros ministrou módulo na Formação
  “Reconhecendo Saberes – Fazendo Parcerias

     O Centro Regional de Referência para a Formação Profissional na Área de Drogas (CRR-IFPB) certificou a primeiro formação em "Tratamento Comunitário" ocorrida no Norte/Nordeste do Brasil. O evento, ministrado por Efrem Milanese, consultor da Caritas Internacional, aconteceu no período de 17 à 19, no Hotel Amoaras, na Praia de Maria Farinha, Recife-PE, e contou com a participação de 60 cursistas de várias regiões do  País, representando instituições públicas, organizações não-governamentais e projetos sociais.
O CRR, que certificou a formação, é um órgão ligado à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça, que funciona como projeto da Pró-Reitoria de Extensão, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB.
O tratamento comunitário, que já vem sendo realizado, efetivamente, nas comunidades, requer a atenção de um indivíduo pela esfera social comunitária sem distanciamento entre os atores do processo. A formação foi promovida pela Associação Lua Nova e o Instituto Empodera, de Sorocaba-SP, com apoio da SENAD, do Ministério da Justiça, representada no evento pela Assessora Técnica, Cintia Wazir, da Coordenação Geral de Políticas de Prevenção, Tratamento e Reinserção Social.
A formação foi orientada pela metodologia publicada no manual de “Tratamento Comunitário” lançado, recentemente, pela SENAD e o Instituto Empodera. O consultor Efrem Milanese, autor do manual, também é criador do método ECO­2, que viabiliza intervenções para o trabalho em comunidades em contextos de exclusão social grave.
Efrem Milanese utilizou a metodologia da pedagogia de projetos para ministrar o conteúdo da formação “Reconhecendo Saberes – Fazendo Parcerias”, como curso de extensão. A professora Vania Medeiros, coordenadora do CRR-IFPB, ministrou um módulo sobre reconhecimento de saberes na referida formação.
O público participante da formação foi constituído por pessoas que desenvolvem atividades comunitárias definidas pela coordenadora do evento, psicóloga Raquel Barros, como “Respostas Comunitárias”. Os trabalhos elaborados durante o evento, sob da orientação de Efrem Milanese, serão publicados em um volume que vai circular nacionalmente com o objetivo de estimular outras ações na linha de tratamento comunitário.

Participaram da formação, pelo Estado da Paraíba, o jornalista Crisvalter Medeiros, ligado ao Netdeq, da Pró-Reitoria de Extensão, do IFPB; o professor Badeco, fundador da Escolinha do Surf, no município de Cabedelo; Severino Luis “seu Bil”, do município de Santa Rita, que integra a equipe do projeto “Todos Contra o Crack”; Thiago Aquino, da Acajaman, em Alagoa Nova; e Clóvis Martins, Mestre do Babau, do município de Guarabira. E mais: Ricardo Rian, articulador social e representante do Instituto Empodera, na Paraíba, e Maria das Dores, educadora social, do município de Bayeux.
A professora Vania Medeiros informou que está fazendo articulações, junto ao Instituto Empodera, de Sorocaba-SP, com o objetivo de viabilizar um curso na área de Tratamento Comunitário, a ser ministrado em João Pessoa.

Mais fotos do evento: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário