quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CRR-IFPB VAI CAPACITAR 600 PROFISSIONAIS NA ÁREA DE DROGAS


A documentação da renovação do CRR foi encaminhada em tempo hábil

A professora Vania Medeiros encaminhou hoje (03), pela manhã, ao Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), professor João Batista de Oliveira, o projeto de renovação do Centro Regional de Referência para a Formação de Profissionais na área de Drogas (CRR). O projeto é financiado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), órgão do Ministério da Justiça. O CRR foi iniciado na Paraíba, no ano passado, e capacitou 326 profissionais das redes SUS e SUAS, dentre médicos, psicólogos, assistentes sociais e outros atores da área de saúde e da assistência social.
Para este ano, está previsto a ampliação do número de vagas para 600, incluindo profissionais do Ministério Público e da área da Segurança Pública. O orçamento também foi incrementado para R$ 370 mil reais. O IFPB deverá enviar o projeto à SENAD até a próxima sexta-feira (05). O projeto do CRR integra o plano de ação de enfrentamento ao crack, do Governo do Estado da Paraíba, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, e com a Prefeitura Municipal de João Pessoa.
A iniciativa, que está inserida nas ações de extensão do IFPB, atende a uma demanda latente no campo profissional que é a capacitação na atenção aos usuários de crack e outras drogas. Desta forma, a instituição além de cumprir o seu papel educacional, também se insere na problemática social em uma das áreas que tem despertado grande preocupação das autoridades, em geral, dos educadores e, principalmente, das famílias.
Para este ano, estão previstos os cursos do currículo indicado pela SENAD, que são: Capacitação e atualização em crack e outras drogas, além das abordagens psicoterapêuticas de intervenção breve, entrevista motivacional, bem como a formação na área de inserção social, compondo a linha político-pedagógica da redução de danos e promoção da saúde. Também serão realizados dois seminários e um curso sobre a formação de Comunidades Recovery, uma abordagem social de sensibilização para inserção social de usuários de substâncias psicoativas.
 Segundo a professora Vania Medeiros, coordenadora do CRR, este ano será inserido no currículo o tema:  Tratamento Comunitário (TC), com o objetivo de promover a articulação entre os profissionais das redes de serviços públicos e iniciativas da comunidade. A capacitação em TC será ministrada pelo italiano, consultor da Caritas internacional, Efrem Milanese.
 Os cursos serão ministrados por uma equipe de profissionais multidisciplinar, envolvendo docentes do IFPB, da UFPB, UNB e UCB, além de especialista internacionais e de outros Estados do País. 

Um comentário:

  1. otima noticia, já fiz o primeiro curso ano passado, como faço para fazer esse novo curso? estou muito interessada!

    abraços

    ResponderExcluir