sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CRR-IFPB VAI CAPACITAR 600 PPOFISSIONAIS DA PARAÍBA NA ÁREA DE DROGAS


         Professora Vania Medeiros, em articulação na SENAD, em Brasília-DF

        A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), órgão do Ministério da Justiça, está convocando as instituições de ensino superior parceiras para assinar o termo de cooperação para manutenção dos Centros Regionais de Referência para a Formação de Profissionais que Atuam na Rede de Atenção aos Usuários de Crack e outras Drogas (CRR).
O CRR da Paraíba funciona em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), através de projeto de extensão, executado pela FUNETEC. O CRR estará oferecendo, para as próximas turmas, 600 vagas nos cursos de Atenção integral aos usuários de crack e outras drogas, para os profissionais do PSF e de Hospital Geral; Intervenção breve e aconselhamento motivacional, para os agentes sociais e de saúde; e o curso de gerenciamento de caso e reinserção social, para os profissionais da rede SUS e SUAS.
Além da ampliação de vagas, este ano o projeto incluiu também os profissionais do Ministério Público, Segurança Pública e Justiça. O projeto está orçado em R$ 370 mil reais para custear as despesas com a capacitação. Segundo a professora Vania Medeiros, o projeto faz parte do Programa Nacional de Enfrentamento ao Crack e será desenvolvimento em parceria com Governo do Estado e Prefeituras Municipais.
Vania Medeiros adiantou que a tramitação do processo está em fase de pactuação entre SENAD e Reitoria do IFPB. Superada essa fase, serão abertas as inscrições. O projeto atua numa das áreas sociais que mais tem preocupado a sociedade, atualmente, que é o uso de crack e outras drogas.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CRR-IFPB CERTIFICA PRIMEIRA FORMAÇÃO EM TRATAMENTO COMUNITÁRIO NO NORTE/NORDESTE

A professora Vania Medeiros ministrou módulo na Formação
  “Reconhecendo Saberes – Fazendo Parcerias

     O Centro Regional de Referência para a Formação Profissional na Área de Drogas (CRR-IFPB) certificou a primeiro formação em "Tratamento Comunitário" ocorrida no Norte/Nordeste do Brasil. O evento, ministrado por Efrem Milanese, consultor da Caritas Internacional, aconteceu no período de 17 à 19, no Hotel Amoaras, na Praia de Maria Farinha, Recife-PE, e contou com a participação de 60 cursistas de várias regiões do  País, representando instituições públicas, organizações não-governamentais e projetos sociais.
O CRR, que certificou a formação, é um órgão ligado à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça, que funciona como projeto da Pró-Reitoria de Extensão, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB.
O tratamento comunitário, que já vem sendo realizado, efetivamente, nas comunidades, requer a atenção de um indivíduo pela esfera social comunitária sem distanciamento entre os atores do processo. A formação foi promovida pela Associação Lua Nova e o Instituto Empodera, de Sorocaba-SP, com apoio da SENAD, do Ministério da Justiça, representada no evento pela Assessora Técnica, Cintia Wazir, da Coordenação Geral de Políticas de Prevenção, Tratamento e Reinserção Social.
A formação foi orientada pela metodologia publicada no manual de “Tratamento Comunitário” lançado, recentemente, pela SENAD e o Instituto Empodera. O consultor Efrem Milanese, autor do manual, também é criador do método ECO­2, que viabiliza intervenções para o trabalho em comunidades em contextos de exclusão social grave.
Efrem Milanese utilizou a metodologia da pedagogia de projetos para ministrar o conteúdo da formação “Reconhecendo Saberes – Fazendo Parcerias”, como curso de extensão. A professora Vania Medeiros, coordenadora do CRR-IFPB, ministrou um módulo sobre reconhecimento de saberes na referida formação.
O público participante da formação foi constituído por pessoas que desenvolvem atividades comunitárias definidas pela coordenadora do evento, psicóloga Raquel Barros, como “Respostas Comunitárias”. Os trabalhos elaborados durante o evento, sob da orientação de Efrem Milanese, serão publicados em um volume que vai circular nacionalmente com o objetivo de estimular outras ações na linha de tratamento comunitário.

Participaram da formação, pelo Estado da Paraíba, o jornalista Crisvalter Medeiros, ligado ao Netdeq, da Pró-Reitoria de Extensão, do IFPB; o professor Badeco, fundador da Escolinha do Surf, no município de Cabedelo; Severino Luis “seu Bil”, do município de Santa Rita, que integra a equipe do projeto “Todos Contra o Crack”; Thiago Aquino, da Acajaman, em Alagoa Nova; e Clóvis Martins, Mestre do Babau, do município de Guarabira. E mais: Ricardo Rian, articulador social e representante do Instituto Empodera, na Paraíba, e Maria das Dores, educadora social, do município de Bayeux.
A professora Vania Medeiros informou que está fazendo articulações, junto ao Instituto Empodera, de Sorocaba-SP, com o objetivo de viabilizar um curso na área de Tratamento Comunitário, a ser ministrado em João Pessoa.

Mais fotos do evento: 


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

INSTITUTO EMPODERA FAZ FORMAÇÃO EM TRATAMENTO COMUNITÁRIO NO NORDESTE



Logo do evento

O Instituto Empodera estará promovendo no período de 17 a 19, deste mês, no Hotel Amoaras, na Praia de Maria Farinha, Recife-PE, a primeira formação em Tratamento Comunitário no Brasil. O evento será realizado em parceria com a Associação Lua Nova - com base em Sorocaba-SP - com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e o Centro Regional de Referência para a Formação Profissional em Drogas (CRR) da Paraíba,
O encontro formativo "Reconhecendo Saberes – Fazendo Parcerias" será ministrado por Efrem Milanese, formador do Instituto Empodera, com atuação na área da psicanálise. O tratamento comunitário requer a atenção de um individuo pela esfera social da comunidade sem distanciamento entre os atores do processo.
A formação será orientada pela metodologia publicada no manual de “Tratamento Comunitário” produzido pelo professor Efrem Milanese, que também é criador do método  EC­O­­2. Essa metodologia viabiliza intervenções para o trabalho em comunidades em contextos de exclusão social grave.
Segundo a coordenadora do evento, a psicóloga Raquel Barros, a formação em tratamento comunitário tem o objetivo de viabilizar um espaço de encontro que possibilitará a certificação de saberes para fortalecer as respostas comunitárias às situações de vulnerabilidade e risco social. E mais: instrumentalizar os participantes para fortalecer as intervenções comunitárias e melhorar as respostas e estratégias de atendimento; sistematizar as experiências locais que estão sendo desenvolvidas, além de preparar essas experiências para uma publicação.
Efrem Milanese (formador no evento), Raquel Barros (coordenadora)

- O evento visa integrar os grupos que compartilham e multiplicam saberes, promovendo a formação com foco em tratamento comunitário para pessoas que tem interesse em disseminar essa metodologia de forma integrada às atividades já exercidas nos seus projetos atuais, explicou Raquel, acrescentando que: "A formação pretende instrumentalizar e capacitar os participantes para a melhoria das propostas de trabalho oferecidas à comunidade e elencar os conceitos básicos do tratamento comunitário".
A formação, segundo ela, será certificada pelo Centro Regional de Referência (CRR), da Paraíba, que atua na formação de profissionais da rede de atenção aos usuários de crack e outras drogas. O CRR é um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB, financiado pela SENAD, sob a coordenação da professora Vania Medeiros.

METODOLOGIA

A formação será orientada por um método que foi publicado em um manual e lançado pela SENAD no evento: Respostas Comunitárias, realizado na FUNARTE - SP, nos dias 21 e 22 de março de 2012. O conteúdo deste manual é permeado pelos temas: comunidade, rede e parcerias. A metodologia visa contextualizar, valorizar e facilitar as iniciativas verticalizadas (de baixo para cima), através de táticas e estratégias pertinentes aos temas do conteúdo.
O manual de formação respeita a complexidade do uso de droga, integra teoria e prática e convida a uma leitura pró-ativa de sugestões simples, claras e ao mesmo tempo recheadas de conteúdos para a reflexão, explicou Raque, enfatizando que: “Esse manual tem suas raízes na história das experiências de aplicação da metodologia de Tratamento Comunitário em 20 organizações de 10 diferentes países, dentre eles o Brasil”.
O segredo da experiência do tratamento comunitário é que os parceiros valorizam as pequenas experiências que, integradas, podem transformar-se em um modelo de ação e apoiar os profissionais na busca da melhoria da qualidade de vida dos usuários de drogas.