sábado, 19 de outubro de 2013

PROFISSIONAIS DE SANTA LUZIA, ALUNAS DO CRR, ESTÃO ESTIMULADAS PARA REALIZAR AÇÕES NA COMUNIDADE

Professores do CRR, Crisvalter e Vania Medeiros, ladeados pelas profissionais do SUS e SUAS, em Santa Luzia do Subugi, após momento de interação

A equipe do Centro de Referência Regional (CRR-IFPB) teve a oportunidade de interagir com as profissionais que atuam na rede de atenção aos usuários de crack e outras drogas, do município de Santa do Luzia do Sabugi, que fazem os cursos do referido CRR, para o biênio 2013/2014. O encontro com o grupo, que recebeu a denominação de “Vale do Sabugi”, aconteceu nesta quinta-feira (17), na Policlínica Dr. Kival de Araújo Gorgônio, da Secretaria Municipal de Saúde.

O CRR é o órgão de formação dos profissionais que atuam na rede de atenção aos usuários de crack e outras drogas, como parte das ações intersetoriais do Plano Crack, é possível vencer. A ação formativa é desenvolvida em João Pessoa, e outros municípios paraibanos, em parceria entre as secretarias do Governo do Estado, dos municípios, e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça, através do IFPB.


Os professores do CRR, Vania Medeiros e Crisvalter Rogério, tiveram a oportunidade de discutir, com as alunas, os problemas relacionados às ações que são desenvolvidas cotidianamente no campo da atenção aos usuários de crack e outras drogas. As alunas, que atuam no campo da saúde mental e assistência social, alertaram para a demanda intermunicipal que ocorre em Santa Luzia, oriunda das diversas cidades polarizadas.

Santa Luzia dispõe de um CAPS especializado no atendimento de pessoas com transtorno mental. “Os pacientes com problemas de drogas também são atendidos localmente e feito o encaminhamento para o CAPSad de Patos”, informou Ana Karina Medeiros, coordenadora do CAPS.

A equipe que atua no equipamento tem feito diversos eventos com o objetivo de sensibilizar a comunidade para se integrar às ações profissionais voltadas aos cuidados com a saúde mental. “Mas o preconceito e o estigma com relação ao transtorno mental e as drogas ainda precisam de intervenção”, explicou ela.

Diante dos desafios enfrentados pela equipe de profissionais do Vale do Sabugi, a professora Vania Medeiros desenvolveu uma oficina sobre a construção do mapa da rede de recursos comunitários local. Essa rede é formada pelas entidades que a equipe de profissionais pode contar para atuar em parceria para debelar os problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.


No exercício de construção da rede de recursos comunitários, a equipe de profissionais identificou cerca de 50 entidades com as quais pode contar para desenvolver parcerias na área. O grupo ficou animado com a possibilidade da realização de atividades que possam dar visibilidade à rede de recursos comunitários no território, envolvendo representantes dessas entidades. As atividades teriam o objetivo de debater as ações a serem implementadas no campo da prevenção, intervenção e recuperação de usuários de substâncias psicoativas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário