sexta-feira, 11 de outubro de 2013

GUARABIRA AVANÇA NO TRATAMENTO COMUNITÁRIO DE USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS


Reunião no Hospital Regional de Guarabira

Integrantes da equipe do Centro Regional de Referência (CRR-IFPB) realizou, nesta sexta-feira (11), uma reunião de formação com o grupo de profissionais da rede SUAS/SUS e da segurança pública, alunos do CRR, da região metropolitana de Guarabira,  que agrega 17 municípios da Mesorregião do Agreste paraibano. A reunião aconteceu no Hospital Regional Antônio Paulino Filho.

Os profissionais da referida região metropolitana, que atuam na rede de atenção aos usuários de crack e outras drogas, estão desenvolvendo um projeto de tratamento comunitário com os detentos do presídio regional de Guarabira.

O grupo, que se intitula “Novo Olhar”, decidiu desenvolver um trabalho de reinserção social através da cultura popular  com a comunidade do referido presídio. Na primeira reunião já foram identificadas algumas potencialidades entre os segmentos de servidores e presidiários.


Grupo Novo Olhar (Guarabira)

Segundo o policial militar Clébio Martins, que integra o grupo, na comunidade interna do presídio há pessoas com vários tipos de talentos na área da cultura popular. “Já foram identificados um poeta cordelista e um artesão”, afirmou.

Na formação que fez com o grupo de Guarabira, a professora Vania Medeiros, coordenadora do CRR, sensibilizou a equipe para a identificação da rede de lideranças, no presídio de Guarabira, e da rede operativa da região. Segundo ela, a identificação dessas redes constitui parte essencial da metodologia do tratamento comunitário. O grupo Novo Olhar ficou estimulado com ação da equipe do CRR, “in loco”, e espera outras visitas.


O CRR é um projeto de extensão da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), que faz a formação dos profissionais que atuam na rede de atenção aos usuários de drogas através do plano crack, é possível vencer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário