segunda-feira, 25 de novembro de 2013

PRIMEIRO CURSO DE TRATAMENTO COMUNITÁRIO NO BRASIL TEVE ÚLTIMO MÓDULO NA PARAÍBA


Na semana de 18 a 22, a Paraíba sediou o encerramento do primeiro Curso de Tratamento Comunitário ministrado no Brasil. O Tratamento comunitário é uma metodologia de intervenção na área de uso de drogas e sofrimento social produzido a partir de experiências geradas em diversos países da América Latina.

O curso foi composto por quatro módulos, sendo dois realizados em São Paulo, com aulas práticas na cracolândia; um no Rio de Janeiro, Favela da Maré; e último em João Pessoa. Participaram da formação 46 ativistas na área de drogadição e exclusão social grave, representando 10 países latino-americanos. A formação foi promovida pelo Instituto Empodera e Ong Lua Nova, de Sorocaba-SP, e ministrada pelo professor italiano Efrem Milanese.

O tratamento comunitário é um método de intervenção que prioriza cinco eixos: organização/prevenção; educação, assistência básica, trabalho e a cura médica e psicológica. O método foi iniciado a partir de uma experiência de intervenção em uma comunidade terapêutica de usuários de drogas, localizada na cidade do México, em 1989, com a colaboração de outras organizações não governamentais latino-americanas, sendo sistematizado pelos pesquisadores  italianos Efrem Milanese e Roberto Merlo.

Os ativistas que foram formados darão continuidade às atividades de tratamento comunitário nos  seus respectivos países focando mais na parte prática das iniciativas.

No Brasil está sendo construída uma proposta de formação de 15 equipes de agentes em tratamento comunitário, como resultado de uma parceria entre a SENAD-Ministério da Justiça, Rede Americana de Intervenção em Situação de Sofrimento Social (RAISSS), IFPB e UFPB. O curso vai formar 45 operadores dos diversos Estados brasileiros.


Além dos atividades dos 10 país da América Latina e do Brasil, o evento contou com a participação do procurador do município de João Pessoa, de técnicos das secretárias de Saúde, de Desenvolvimento Social, Segurança Pública e Cidadania, Educação e Cultura, de Juventude, Esporte e Recreação, Ouvidoria, da PMJP; bem como da coordenação de Saúde Mental do Estado da Paraíba.

Veja mais fotos do evento:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário