domingo, 1 de dezembro de 2013

SEMINÁRIO REÚNE EXPOENTES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DA PESQUISA SOBRE DROGAS EM JOÃO PESSOA-PB


A Paraíba sediou, no período de 25 a 27, o mais importante evento científico sobre drogas do País. O Seminário Internacional de Pesquisa sobre Drogas, que aconteceu no Hotel Ouro Branco, na Praia de Tambaú, em João Pessoa, contou com a participação de pesquisadores de centros de excelência acadêmica nacionais, além de pesquisadores internacionais. O evento foi coordenado pela professora Helena Barros, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, com o apoio da Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas. O Centro Regional de Referência do IFPB acolheu o evento.

O professor Efrem Milanese, autor da metodologia de intervenção na área de drogas: Epistemologia da complexidade, ética e comunidade (ECO-2), fez a palestra de abertura do simpósio enfocando o tema do tratamento comunitário. Essa metodologia de intervenção comunitária foi sistematizada pelo professor Efrem, a partir de experiências desenvolvidas em diversas partes do mundo, principalmente em países da América Latina.

O representante do SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências), Mário Castro, fez explanação sobre os resultados da políticas de descriminalização das drogas em Portugal, destacando que não houve aumento do uso dessas substâncias com as mudanças na política.

A coordenadora do CRR-IFPB, professora Vania Medeiros, apresentou a experiência de formação que vem ocorrendo no Centro nessa etapa 2013/104, com elementos do tratamento comunitário. Ela participou de uma mesa redonda ao lado da psicóloga Raquel Barros, da Lua Nova; e do professor Efrem Milanese.


Além das pesquisas na área das intervenções clínicas, as iniciativas de prevenção foram bastante polemizadas no evento. A professora Fátima Sudbrack, do PRODEQUI, da UnB, apresentou os dados relacionados ao projeto do curso à distância para formação de educadores de escolas públicas. Já o coordenador de Saúde Mental, do Ministério da Saúde, professor Roberto Tykanori, defendeu uma nova metodologia de prevenção ao uso de drogas para as escolas que está sendo implantada com a partição do UNODC.



As experiências sobre políticas de drogas do Canadá, apresentadas por Brian Rush; de Portugal, mostradas pelo Dr. Mário Castro, além das iniciativas do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, demonstradas por Gregor Burkhart, foram momentos importantes para o intercâmbio de evidências  na área de drogas entre os participantes do evento

DEBATE


Durante o evento, o Secretário Vitore Maximiano fez um debate sobre o PL 37/2013, do Senador Osmar Terra, que altera o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad). Ele garantiu que quando for apresentada a versão final do projeto, convocará os coordenadores dos CRRs para uma discussão sobre os aspectos da Lei que serão alterados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário