quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Centros Regionais de Referência (CRRs) da Paraíba vão atuar em parceria a partir de 2014


Coordenadoras dos CRRs da Paraíba: Jade Vieira (UEPB) e Vania Medeiros (IFPB)

A política de drogas no Estado Paraíba vai ser intensificada com ações de formação dentro do plano “Crack, é possível vencer”, em 2014. O Estado já conta com dois Centros Regionais de Referência - CRR. Os órgãos são responsáveis pela política de capacitação dos profissionais que atuam na rede de atenção aos usuários de crack e outras drogas, os familiares e pessoas da comunidade envolvidas com a temática. Os CRRs da Paraíba funcionam como projetos de extensão da Universidade do Estado (UEPB) e do IFPB.

As coordenadoras dos CRRs, da Paraíba, professora Vania Medeiros (IFPB) e Jade Vieira (UEPB), decidiram implementar uma parceria para dinamizar as ações na área de formação em crack e outras drogas, seguindo as diretrizes nacionais do plano “Crack, é possível vencer”, bem como as orientações das políticas locais sobre drogas.

Segundo a professora Jade Vieira, coordenadora do CRR, da UEPB, a parceria firmada entre os CRRs vai garantir a autonomia e a consolidação dos referidos centros no âmbito da política institucional da Educação Superior no estado da Paraíba, além de promover a integração regional das ações nessa área.

 TRAMENTO COMUNITÁRIO

Dentre as ações planejadas para 2014 estão a integração das equipes para colaboração mútua e fortalecimento da abordagem em tratamento comunitário. Nesse sentido, será realizado, já no primeiro semestre do próximo ano, um curso sobre a metodologia do Tratamento Comunitário, com a participação de entidades governamentais e não-governamentais. O Instituto Empodera e a Associação Lua Nova, do Estado de São Paulo, terão papel proativo nessa iniciativa.

O curso em Tratamento Comunitário será aberto aos atores sociais em todas as frentes de atuação envolvendo a temática das drogas: direitos humanos, saúde, assistência, movimentos sociais, educação, justiça e segurança pública. O curso será ministrado pelas equipes dos CRRs, com o apoio de formadores com experiência em Tratamento Comunitário no âmbito nacional.

Segundo a professora Vania Medeiros, coordenadora do CRR-IFPB, O tratamento comunitário é um método de intervenção que prioriza cinco eixos: organização/prevenção; educação, assistência básica, trabalho e a cura médica e psicológica. O método foi iniciado a partir de uma experiência de intervenção em uma comunidade terapêutica de usuários de drogas, localizada na cidade do México, em 1989, com a colaboração de outras organizações não governamentais latino-americanas, sendo sistematizado pelos pesquisadores  italianos Efrem Milanese e Roberto Merlo.


Segundo as coordenadoras dos CRRs, da Paraíba, um dos aspectos mais importantes dessa parceria será o fortalecimento das estratégias das políticas sobre drogas no âmbito das ações acadêmicas na região. “Todas as ações deverão acontecer dentro de critérios de transparência que se coadunem com os pressupostos éticos das ações democráticas e dos princípios republicanos”, assinalou a professora Vania Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário