segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

CRR CAPACITA GUARDA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA PARA AÇÕES NA COMUNIDADE


Os agentes da Guarda Municipal da Prefeitura de João Pessoa estão sendo capacitados para atuação na área de prevenção e intervenção ao uso de álcool e outras drogas no Carnaval 2014: João Pessoa de Todos os Ritmos. O curso de 40 horas está sendo ministrado pelos profissionais do Centro Regional de Referência  (CRR), da Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SENAD), que funciona em parceria com o IFPB-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

A capacitação também permitirá um trabalho continuado de abordagem aos usuários de álcool e outras drogas e seus familiares na área de prevenção e intervenção, junto às comunidades da Capital paraibana, de uma forma mais humanizada.

O curso teve início nesta segunda-feira (10), no Auditório José Marques, no Campus João Pessoa, do IFPB, e encerra-se no próximo sábado (15), no Hotel Caiçara, na Praia de Tambaú. O conteúdo da formação contempla as temáticas: Políticas públicas sobre drogas; Modelos de intervenção na dependência química; Intervenção comunitária; Redes; e Redução de Danos. Os agentes vão desenvolver atividades práticas em algumas comunidades para consolidar os conteúdos da formação.

O Secretário de Segurança Pública e Cidadania, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Geraldo Amorim, participou da solenidade de abertura do curso e disse que a Secretaria está empenhada em construir uma Guarda Municipal renovada com a contração dos novos agentes. Segundo o secretário, essa formação vai capacitar os agentes para um problema que eles vão se deparar cotidianamente nas suas atividades comunitárias, que é o uso de álcool e outras drogas.


O curso é coordenado pela professora Vania Medeiros, responsável pelo CRR-IFPB/SENAD, em João Pessoa. Segundo ela, essa é uma grande oportunidade de aproximação entre o CRR e o segmento da segurança pública e cidadania, “que é um setor importante para as novas metodologias de prevenção e intervenção que estão sendo experimentadas pelas políticas públicas”, assinalou. O evento contou ainda, com a participação do ouvidor da Guarda Municipal, Euclides Meneses; e a coordenadora do Plano: Crack, é possível vencer, em João Pessoa, psicóloga Valéria Cristina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário