sábado, 15 de fevereiro de 2014

CRR FAZ EVENTO E INTEGRA PROFISSIONAIS E USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DA REDE DE ATENÇÃO DO SUS E SUAS

Profissionais dos serviços de atenção à saúde e assistência social de vários municípios paraibanos, e os integrantes da Guarda Municipal da Prefeitura de João Pessoa, participaram do evento promovido na última sexta-feira (14), no auditório do Hotel Caiçara, em João Pessoa,  pelo Centro de Referência Regional (CRR), com o objetivo de integrar os serviços, os profissionais e os usuários da rede SUS e SUAS.

O evento contou com a participação da coordenadora do CCR da Escola Superior de Ciências da Saúde, do Distrito Federal (DF), professora Maria de Fátima Gondim; e das professoras Maria Inês Gandolfo, da UnB; e Aparecida Penso, da Universidade Católica de Brasília (UCB).


No evento, coordenado pela professora Vania Maria de Medeiros, foram apresentadas experiências de prevenção, intervenção e recuperação de usuários dos serviços da rede de atenção.

A Secretária de Assistência Social, da Prefeitura de Natuba, Josinalva Guerra Lins, trouxe o grupo “Música Doce”. O grupo é constituído por adolescentes mantidos pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), do referido município. O grupo formado por 40 jovens em situação educacional executou várias peças da música popular brasileira.


Josinalva Lins disse que o município de Natuba tem se preocupado em promover a prevenção ao uso de drogas entre os jovens. A participação foi articulada pelo grupo de estudo “Além dos Espinhos”, formado pelos alunos do CRR.

Outra ação na área da prevenção foi apresentada pela Casa Talita Abrigo Comunidade, do município de Guarabira. A entidade acolhe crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade social. O grupo, constituído por três meninas da unidade de acolhida apresentou um número de dança popular. A participação foi viabilizada pelo grupo de estudo “Novo Olhar”. Os profissionais da rede de atenção do município de Tavares trouxeram o jovem José, que executou peças da MPB no clarinete.

O grupo de estudo intitulado “Morada do Sol”, formado por profissionais dos serviços da rede de atenção do município de Patos, trouxe o artista plástico Washington, ex-usuário de drogas em processo de recuperação. Ele desenvolve trabalhos de prevenção junto ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, do CRAS, do referido município. Washington promoveu uma oficina de artes plásticas para os profissionais que participaram do evento.

Os ex-usuários de drogas em recuperação no CAPS – Primavera, do município de Cabedelo, que compõe as oficinas de música e poesia, animaram a plateia com a execução de um repertório musical da MPB. A participação dos usuários foi articulada pelo grupo de estudo “Pescando Sonhos”, formado pelos profissionais alunos do CRR.

Os profissionais do município de Bayeux, que integram o grupo de estudo “Resgatando Sonhos”, apresentaram um relato sobre o passeio ciclístico que mobilizou parte dos serviços da rede de atenção do município e sensibilizou a população para a importância do trabalho de prevenção ao uso de drogas.

As atividades do CRR, do IFPB, para o biênio 2013/2014 encerram-se no dia 25 do mês de abril. Será realizada uma ampla programação envolvendo os profissionais dos serviços da rede de atenção do Estado da Paraíba.

Veja vídeo com os principais momentos do evento:



Nenhum comentário:

Postar um comentário