quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

CRR REALIZA CURSO PARA PROFISSIONAIS EM PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE CACIMBA DE AREIA-Pb

Mesa de abertura do evento

Os coordenadores do Centro de Referência Regional (CRR), do IFPB, professora Vania Medeiros e o jornalista Crisvalter Medeiros, realizaram um curso de Atenção Integral aos Usuários de Álcool e outras Drogas para capacitar os trabalhadores dos serviços da rede de atenção à saúde e assistência social do Município de Cacimba de Areia, no Sertão da Paraíba, à 307 Km da Capital. Participaram, também, da capacitação professores, agentes de segurança e representantes da sociedade civil, além de assistentes sociais de Patos e São José do Bonfim.



O curso, que foi realizado no salão de eventos da Igreja Matriz, de Cacimba de Areia, teve início na última segunda-feira (17) e encerrou-se nesta quinta-feira (20). A iniciativa foi idealizada pelo assistente social Alison Lavor, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município, que está sob a responsabilidade da Doutora Wislania Cabral Brasileiro.


Secretária Wislania Cabral, à direita, acompanhada por servidoras do município de Cacimba de Areia

A formação em Cacimba de Areia faz parte do projeto do CRR para cumprir as metas da Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SENAD), para 2014. Segundo a coordenadora do CRR, Vania Medeiros, serão realizadas ações em diversos municípios paraibanos, atendendo solicitação dos gestores e cumprindo as metas do programa na Paraíba.


Professora Vania Medeiros: cumprindo metas da SENAD

Na abertura do curso em Cacimba de Areia, a secretária de educação do município, professora Maria Madalena,  disse que as escolas estão precisando de ações urgentes na área da prevenção ao uso de drogas. Já a secretária de saúde, Jailane da Nóbrega, assinalou a importância do evento para “se entender melhor a realidade local com relação ao uso de álcool e outras drogas”. A coordenadora do CRAS, do Município, Zedilma Pereira, que deu apoio irrestrito ao evento, agradeceu a participação dos servidores municipais ao curso.

Trabalho de prevenção nas escolas do município


Para a professora Vania Medeiros a iniciativa foi mais uma oportunidade para a equipe do CRR se aproximar mais e conhecer melhor a realidade sobre a rede de atenção aos usuários de crack e outras drogas no interior da Paraíba, além de colaborar com as ações intersetoriais no Estado.


Alison Lavor, idealizador do evento, em dinâmica com colegas de trabalho

O curso contou com a participação de 80 profissionais da rede de serviços do SUS, SUAS, da segurança, das escolas, e representantes da sociedade civil. Foram ministrados os conteúdos sobre efeito das drogas, prevenção, intervenção breve, aconselhamento motivacional, políticas públicas, reinserção social e recuperação do uso de drogas.


Durante a formação foram ministrados conceitos e fundamentos teóricos e práticos do tratamento comunitário. Os participantes tiveram a oportunidade de experimentar práticas de relacionamento com a comunidade e descobrir as potencialidades da população local para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.


O curso encerrou-se nesta quinta-feira (20), com a elaboração de um programa de ação para construção de um dispositivo comunitário. A iniciativa vai viabilizar o protagonismo da comunidade no que se refere ao problema do uso de álcool e outras drogas.

Um comentário: