quarta-feira, 13 de agosto de 2014

CRR DE JOÃO PESSOA ENCERRA ATIVIDADES DO BIÊNIO 2013/2104 E JÁ PREPARA ATIVIDADES PARA 2015



O Reitor do IFPB, professor Cícero Nicácio, presidiu a mesa de abertura do evento

Profissionais e gestores dos serviços públicos da área de atenção aos usuários de crack e outras drogas de diversos municípios paraibanos participaram, nesta último final de semana (08/09), das atividades de encerramento dos cursos do Centro Regional de Referência (CRR), do IFPB, para o biênio 2013/2014. O evento, que aconteceu no auditório do Hotel Caiçara, na Praia de Tambaú, em João Pessoa, contou com a animação da Banda Jovem de Cuité, formada por beneficiários do programa bolsa família.

Segundo a coordenadora do CRR, professora Vania Medeiros, no referido biênio foram formados profissionais da rede de saúde, da assistência social, da segurança pública, justiça e outros segmentos de 30 municípios de todas as regiões do Estado da Paraíba. Participaram da cerimonia de encerramento das atividades do CRR, o Reitor eleito do IFPB, professor Cícero Nicácio, que presidiu os trabalhos da mesa; o Ouvidor Geral da PMJP, Antonio Jácome Filho; a assessora da secretaria de Segurança Pública e Cidadania da PMJP, psicóloga Valéria Cristina; o representante da coordenação de saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, psicólogo Lucilvio da Silva; a professora da Universidade Católica de Brasília, Aparecida Penso; e o professor Nelson Perez, da Minneapolis Community & Technical College (MCTC) e Century College, no Estado de Minnesota, nos Estados Unidos.

Como parte das atividades de encerramento dos cursos, foram apresentados os trabalhos realizados pelos profissionais dos diversos municípios. Em Cuité foi constituído o grupo de estudos intitulado de “Flor de Cactos”, que desenvolveu um projeto de articulação de redes sociais de apoio à comunidade em situação de vulnerabilidade social conhecida como Tambor. O grupo "Morado do Sol", da cidade de Patos, desenvolveu atividades de mobilização comunitária nos municípios de Cacimba de Areia e Malta; o grupo do município de Cabedelo, "Pescando sonhos", em uma integração do Centro de Pesca, do IFPB, com a Rede de Saúde, Assistência e Ministério Público, desenvolveu atividades culturais e integralizadoras com usuários de CAPS-ad; o grupo formado pela Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Saúde, Assistência social e Educação, de João Pessoa, planejaram ações de fortalecimento das iniciativas desenvolvidas pela rede de instituições que prestam serviços ao CEA, Mangabeira; o grupo "Novo olhar", de Guarabira, desenvolveu atividades culturais com Ong local.

A coordenadora do CRR informou que no biênio foram ministrados os cursos de Atenção integral aos usuários de crack e outras drogas; de Intervenção breve e aconselhamento motivacional; Aperfeiçoamento em crack e outras drogas, bem como o curso de Gerenciamento de caso e reinserção social para profissionais de setores da atenção aos usuários de drogas. Concluíram os referidos cursos cerca de 400 profissionais. O CRR também realizou uma formação para a Guarda Municipal de João Pessoa, na área da atenção de usuários de crack e outras drogas com trabalhos práticos de abordagem de rua.
Nesta etapa, acrescentou a professora, o CRR-IFPB funcionou, também, como espaço de articulação de redes do território assistido pelas instituições públicas. Foram formados grupos para desenvolver trabalhos práticos que favorecessem a formação de vínculos entre os serviços e a comunidade. “Esta experiência possibilitou uma reflexão sobre a prática intersetorial dos formandos”, enfatizou ela.

A coordenadora do CRR acrescentou que, durante o período de realização dos referidos cursos, as redes estabelecidas para desenvolvimento destes trabalhos apresentaram uma demanda de formação na localidade que o CRR pretende atender nos cursos de 2015. “Nesse sentido, já estamos formulando o projeto dos cursos para enviar à SENAD e concorrer em chamada pública que garantirá os recursos com este objetivo”, adiantou.

Veja vídeo de fotos do evento






Nenhum comentário:

Postar um comentário