quarta-feira, 13 de agosto de 2014

PARAIBANOS PARTICIPAM DA PRIMEIRA OFICINA RECOVERY NO ESTADO





O Centro Regional de Referência (CRR), do IFPB, promoveu a primeira oficina sobre Organização de Comunidades “Recovery” (RCO), do Estado da Paraíba. O evento, que aconteceu quarta e quinta-feira (06/07), foi realizado pelo professor Nelson Perez, do quadro dirigente da Minnesota Recovery Connection, uma comunidade “recovery” dos Estados Unidos. Ele também é professor da Minneapolis Community & Technical College (MCTC).




O evento contou com a participação de representantes da UFPB, da Polícia Militar da Paraíba, de representantes do programa de prevenção ao uso de drogas da Maçonaria, integrantes da entidade Amor Exigente, profissionais do SUS, representantes de comunidades terapêuticas, de movimentos Pastorais, professores, usuários e familiares. Uma equipe do consultório de rua, da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, também participou do evento.

Segundo o professor Nelson Perez, uma comunidade “Recovery” tem três objetivos fundamentais: promover advocacy, educar o público e trabalhar com os pares, com o objetivo de apoiar pessoas em recuperação do uso de álcool e outras drogas em longo prazo. “Uma RCO tem como principal objetivo passar a mensagem de que  recovery é uma realidade para milhares de pessoas em todo o mundo”.

Para o professor Nelson Perez, “recovery” é a esperança no futuro e numa vida com estabilidade. As pessoas em “recovery” se dedicam a ajudar as suas comunidades. Este movimento teve início nos Estados Unidos, em 2001, e está se espalhando por todo o mundo, onde existem milhares de pessoas em recuperação do uso de álcool e outras drogas.

Segundo ele, o movimento “recovery” defende a proposta de dar um rosto à recuperação, mostrando à sociedade que a recuperação é uma realidade. “Dar uma cara à recuperação muda a percepção sobre o uso de drogas que, por sua vez, muda as políticas públicas e influencia na mudança das leis", assinalou.
Para o professor Nelson Perez, os usuários de drogas não devem ser encarcerados, mas tratados de forma adequada. “A concepção de “recovery” é que o tratamento é apenas uma pequena parte de um amplo processo de recuperação em longo prazo”, esclareceu ele.

O professor Nelson Perez entende que o problema do uso de drogas afeta toda a sociedade, não sendo apenas um problema individual, ou de uma família isoladamente. Segundo ele, os Estados Unidos tem o maior índice de uso de drogas do planeta, e isto afeta outros países, a exemplo do Brasil. “Os Estados Unidos tem apenas 5% da população do mundo e 25% da população carcerária do mundo”, disse.

O professor Nelson Perez explicou, ainda, que “recovery” é um sistema que engloba toda a sociedade, mas que precisa de organizações específicas para coordenar as ações desta comunidade. “Recovery constrói pontes entre os métodos de tratamento formais e a comunidade em recuperação, sendo uma esperança para aquelas pessoas que ainda sofrem com o uso de drogas e seus familiares”.

O professor Nelson Perez vai apoiar a organização de uma comunidade “recovery” na Paraíba, através de parceria com a Minnesota Recovery Connection. Ele deverá retornar ao Brasil, no próximo ano, para realizar uma formação mais consolidada sobre “recovery”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário