quarta-feira, 13 de agosto de 2014

PROFESSOR NELSON PEREZ CONHECE AÇÕES DA POLÍTICA DE DROGAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO



  
Com equipe do Consultório na Rua e CRR-IFPB

A coordenadora do CRR-IFPB, professora Vania Medeiros, fez a mediação da interação entre o professor Nelson Perez, do Estado de Minnesota, nos E. U. A, e profissionais pernambucanos da atenção aos usuários de álcool e outras drogas.

 O professor Nelson Perez, da Minneapolis Community & Technical College (MCTC) e Century College, no Estado de Minnesota, nos Estados Unidos, participou, ontem (05), de uma intensa programação com as equipes técnicas e gestores das Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), do Estado de Pernambuco; e da Secretaria de Saúde, da Prefeitura Municipal de Recife.

O professor Nelson Perez, que também representa o movimento comunidade “recovery”, uma ação que articula usuários de drogas, familiares, amigos e profissionais nos Estados Unidos, atuando na comunidade Minnesota Recovery Connection, está no Brasil a convite do Centro Regional de Referência, do IFPB, para ministrar uma Oficina de Community Recovery, nesta quarta-feira 06.

Com equipe da SEDSDH e CRR-IFPB

O professor Nelson Perez visitou, em Recife, o Centro da Juventude, um projeto da SEDSDH, onde teve a oportunidade de interagir com jovens usuários de drogas em situação de acompanhamento. Na ocasião, a gerente de proteção de alta-complexidade, Aquila Melo; Larissa de Melo, supervisora do Sepop-Rua; e a responsável pelas Unidades do Centro da Criança e do Adolescente, Isabel Aquino, apresentaram ao professor americano as políticas públicas do Estado de Pernambuco para jovens em situação de vulnerabilidade social. Segundo Aquila Melo, atualmente, cerca de 1.300 jovens são benefíciários destes serviços em todo o Estado, com trabalhos nas áreas de assistência, formação e qualificação profissional e social, dentro outras.

Uma experiência marcante para o professor Nelson Perez, em Recife, foi acompanhar a equipe do Consultório na Rua, da Secretaria de Saude, em uma ação junto a um grupo de pessoas em situação de exclusão social grave, na área de manguezal. A ação foi coordenada pelo redutor de danos Genivaldo Silva, coordenador do consultório na rua.

Gestores da saúde mental do Pernambuco e membros do CRR-IFPB




A visita do professor Nelson Perez, aos serviços de atenção aos usuários de álcool e outras drogas, da Prefeitura de Recife, e do Estado de Pernambuco, foi encerrada com uma reunião com os gestores da rede de CAPS/AD, de Recife, para debater o programa community recovery. O encontro aconteceu no CAPS-AD Vicente Araújo, coordenado pela psicóloga Juliana Bianchini, que apresentou os serviços do equipamento ao professor americano. A reunião contou, ainda, com a participação da gerente de saúde mental para álcool e outras drogas, do Estado de Pernambuco, Telma Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário