sexta-feira, 31 de outubro de 2014

CRR-IFPB vai ministrar o primeiro curso de tratamento comunitário na Paraíba

Crisvalter Medeiros com formadores do CRR

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) aprovou a 3ª edição do projeto do Centro Regional de Referência para a Formação de Profissionais (CRR-IFPB). O referido centro de formação integra a política pública do plano “Crack, é possível vencer”, no âmbito da capacitação. O projeto, que será executado no biênio 2015/2016, está orçando em R$ 394.700.

O projeto da 3ª edição do CRR-IFPB foi submetido à concorrência da chamada pública 08/2014, da SENAD/MJ, cujo resultado foi publicado no Diário Oficial da União, desta sexta-feira (31), através da Portaria nº 78, de 30.10.2014. Foram aprovados 51 projetos de Centros Regionais de Referência em várias regiões do País.
Para o próximo biênio, o CRR-IFPB realizará um curso de Tratamento Comunitário para três turmas de 50 formandos cada, alcançando um público alvo de 150 pessoas. As turmas serão baseadas em três microrregiões do Estado da Paraíba: Litoral, João Pessoa; Sertão, Patos, e Curimataú, Cuité.

O projeto será desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Trandisciplinares em Dependência Química (NETDEQ) da Pró-Reitoria de Extensão do IFPB, sob a coordenação do jornalista Crisvalter Medeiros, tendo como coordenadora adjunta a professora inativa do Departamento de Serviço Social da UFPB, Nilza Ramalho. Os cursos serão direcionados aos profissionais da rede de atenção aos usuários de crack e outras drogas (SUS, SUAS, Justiça, Educação) que atuem no âmbito do Programa Crack é Possível Vencer; bem como aos agentes sociais em suas próprias comunidades.

A 3ª edição do CRR-IFPB intitulada de “Implementação de processos formativos para profissionais da rede de atenção aos usuários de drogas com base na metodologia do Tratamento Comunitário: articulação de rede e participação social” faz parte de um consórcio que integra cinco Centros de Referência do País: CRR-IFPB, CRR da Universidade Federal do Piauí, CRR da Escola Superior de Ciências da Saúde, DF; CRR Universidade do Estado da Paraíba e CRR Universidade do Estado de São Paulo-UNIFESP.

Segundo o coordenador do CRR, jornalista Crisvalter Medeiros, o projeto tem o objetivo de promover a aprendizagem em modelos de trabalho que promovam a melhoria das condições de vida das pessoas, dos grupos e das comunidades em situação de alta vulnerabilidade associadas ao uso de drogas e exclusão grave. “Esse objetivo será alcançado através da realização de um curso integrado envolvendo os cinco Centros Regionais de Referência”, explicou.


No caso específico da Paraíba, será dada continuidade à metodologia iniciada na edição anterior do biênio 2013/2014, considerando-se a formação dos grupos de estudos já estabelecidos. A formação nos cinco Centros de Referência contará com a participação de especialistas internacionais, que formarão parcerias com as equipes locais. As esquipes de formadores dos cinco centros receberão supervisão do professor italiano Efrem Milanese, criador do método do tratamento comunitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário