quinta-feira, 1 de julho de 2010

COORDENADORA DO NETDEQ, PROFESSORA VANIA MEDEIROS, PARTICIPA DE EVENTO INTERNACIONAL EM BRASÍLIA


A coordenadora do NETDEQ-Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Dependência Química, do IFPB, professora Vania Maria de Medeiros vai participar, como palestrante, do I Congresso Internacional Adolescência e Violência: Perspectivas Clinica, Educacional e Jurídica. A professora comporá a mesa-redeonda: “Redes socias de apoio ao adolescente: família, comunidade, escola”, com a psicológa professora da UnB, Liana Fortunato. O evento acontecerá de 26 a 28 de agosto, no Parlamundi-SGAS 915, Lotes 75/76, Brasília-DF.

A professor Vania Medeiros atribuiu o convite para participar do evento aos resultados de trabalhos conjuntos com a Universidade Católica de Brasília e a UnB, através de realizações da Rede Viva, na área de prevenção ao uso de drogas nas escolas que tornou o núcleo uma referência na área da prevenção. “O convite é, na verdade, um reconhecimento pelo nosso interesse e envolvimento com a causa da prevenção”, enfatizou.

O Congresso Internacional é promovido pela Universidade de Brasília, em parceria com a Universidade Católica de Brasília, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e as instituições internacionais: Université René Descartes e Université Paris 13 – Villetaneuse Collège International de l’ Adolescence – CILA – Paris. A Coordenação Geral do evento no Brasil é da professora Deise Matos do Amparo, da Universidade de Brasília; Na França, está sob a responsabilidade de François Marty, da Universidade Paris Descartes. As inscrições podem ser feitas até o dia 15/07/2010, pelo site  do evento: www.congressoadolescencia.universa.org.br/index.html.

Segundo a coordenação geral, I Congresso Internacional Adolescência e Violência: Perspectivas Clinica, Educacional e Jurídica é fruto da confluência do trabalho de décadas de pesquisa, ensino e extensão de instituições acadêmicas, brasileiras e francesas, e de organismos internacionais que se preocupam com a organização de redes de atenção e intervenção à adolescência, particularmente no que concerne ao desenvolvimento de ações de enfrentamento dessa problemática.

O conjunto da proposta do evento retrata a integração de esforços e ações em pesquisa, estudos e atenção à temática da adolescência e violência e vem consolidar a discussão nacional e internacional em torno dessa questão, considerando os mais diversos contextos: clínico, saúde, educacional e jurídico. 

O evento pretende impactar gestores, educadores, pesquisadores e profissionais de diferentes segmentos da comunidade, mobilizando-os em direção à sensibilização e entendimento dos diferentes tipos da violência e vulnerabilidades que afetam os jovens na sociedade, nas instituições e nas famílias. Mais informações: www.congressoadolescencia.universa.org.br/
 


Um comentário:

  1. Parabéns Professora Doutora Vânia Medeiros. Esse convite, em minha opinião é simplesmente o reconhecimento do seu compromisso, dedicação, competência e seriedade com que a senhora realização o seu trabalho.

    ResponderExcluir