quinta-feira, 21 de abril de 2011

Diretor da SENAD fará palestra sobre capacitação na área de crack e outras drogas em João Pessoa

Dr. Vladimir de Andrade Stempliuk, diretor de projetos da SENAD, em evento acadêmico

O Diretor de Projetos Estratégicos e Assuntos Internacionais da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça, Dr. Vladimir de Andrade Stempliuk, faz palestra, amanhã (26), às 14 horas, no Auditório da OAB, localizado à rua Rodrigues de Aquino, 37, Centro de João Pessoa, sobre o papel dos Centros Regionais de Referência para Formação Permanente de Profissionais da Rede de Atenção aos Usuários de Crack e outras drogas (CRRs), no plano nacional de enfrentamento ao crack e outras drogas. O evento ilustrará a solenidade de lançamento oficial do CRR-IFPB, em João Pessoa.

O CRR-IFPB está sendo implantado em João Pessoa através de uma articulação política que envolve órgãos dos governos Federal, Estadual e Municipal. A coordenadora de Saúde Mental do Município de Sorocaba-SP, psiquiatra Drª. Maria Clara Schnaidman, realizará a aula inaugural do CRR-IFPB com uma palestra enfocando o tema: “Gestão de serviços públicos de atenção aos usuários de crack e outras drogas”.

A psiquiatra vai mostrar sua experiência profissional no CAPS de Votorantim; no Centro Social do Jovem e no CAPS-AD da Associação Protetora dos Insanos de Sorocaba, com usuários de crack e outras drogas. No mesmo evento, também será socializada a experiência do plano “Pacto pela Vida”, do Governo do Estado de Pernambuco com os membros do Plano “União pela vida contra o crack”, projeto que está sendo articulado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano na Paraíba.

O CRR-IFPB tem o objetivo de promover a capacitação de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, além de promover ações em rede visando à prevenção, intervenção, reinserção social e recuperação de usuários e dependentes de substâncias psicoativas.

Os CRRs foram implantados, em âmbito nacional, no mês de fevereiro, pela presidenta Dilma Rousseff, em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, como parte do Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. O IFPB foi contemplado com um dos 49 centros, a partir de um projeto de extensão elaborado pela professora da instituição,Vania Medeiros.

Na primeira fase do projeto, serão capacitados cerca de 350 profissionais das áreas de saúde e assistência social que integram a região metropolitana de João Pessoa. Segundo Vania Medeiros, um dos aspectos mais importantes do projeto é a formação integrada dos profissionais que atuam na rede básica de atenção à saúde, rede de assistência social e os profissionais de hospitais gerais. A professora também ressalta a integração das políticas públicas educacionais com as áreas de saúde e de assistência social.

Os cursos do CRR serão ministrados por uma equipe multiprofissional oriunda de centros de excelência de várias regiões do país. Na primeira fase do projeto, serão capacitados 350 profissionais, sendo 70 médicos dos programas PSF e dos NASF; 70 profissionais que atuam em Hospitais Gerais; 140 Agentes comunitários de saúde e redutores de danos, profissionais que atuam em consultórios de rua e outros agentes sociais; além de 70 técnicos das redes SUS E SUAS.

Crisvalter Medeiros 
Veja o folder do CRR-IFPB





Um comentário:

  1. ASAPD - ASSOCIAÇÃO DE APOIO NA PREVENÇÃO AS DROGAS7 de outubro de 2011 às 21:48

    A convite do Conen - Concelho Estadual de Entorpecente do RN, participamos do curso de capacitação para subvenção, que foi realizado nos dias 18 e 19 de agosto de 2011, ministrada pelo palestrante professor Manoel Teles (Senad) no auditório da Emater-RN. No decorrer da palestra o mesmo informo que aproximadamente dos 5000 municípios do Brasil foram enviados entorno de 50 projetos referente ao tema da palestra no ano anterior. Vale salientar que o professor Manoel Teles mencionou que o edital sobre o tema acima citado sairia provavelmente no final de agosto de 2011 e ate o presente momento não foi publicado.O governo federal quer cortar pela metade o programa de combate ao crack, vale salientar que ao meu ver o governo federal pode ate dobrar o valor do programa no combate ao crack pois não a interesse dos governos municipais e estaduais em elaborar projetos desta magnitude que vem desde a burocracia a qualificação entre outros.E bom lembrar que estamos em outubro e não saio o edital ou seja já não se tem vontade agora também tempo para elaboração de um projeto. Como vocês avaliam estas situações. Atenciosamente ASAPD - Associação de Apoio na Prevenção as Drogas Maria Alda Silva

    ResponderExcluir