segunda-feira, 4 de abril de 2011

RECUPERAÇÃO SUSTENTÁVEL: UMA VIDA LIVRE DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

ONG americana que organiza comunidades de recuperação

Uma nova vida, livre da dependência do álcool e outras drogas, é uma realidade para milhares de pessoas em todo o mundo.

Independentemente dos caminhos seguidos para alcançar a recuperação, a vida daqueles que cercam o dependente – família, amigos, colegas de trabalho, pessoas da comunidade - melhora bastante. A recuperação é uma meta possível para milhares de brasileiros que ainda necessitam de apoio. Cessar o ciclo da dependência é uma meta importantíssima para melhorar a saúde na sociedade. 

A recuperação é um processo que requer tempo, paciência e apoio. Este é o momento para se implementar políticas públicas em niveis local, estadual e federal, para apoiar aqueles que precisam de atenção, incluindo o acesso efetivo a tratamento profissional e outros serviços que complementem a recuperação. Políticas que discriminam as pessoas em recuperação devem ser revertidas. As barreiras que discriminam as pessoas em recuperação devem ser removidas.  Pessoas que cumpriram senteças por problemas relacionados às drogas sempre enfrentam problemas para se reintegrar à sociedade, o que dificulta as chances de se tornarem membros produtivos nas suas comunidades.

Nossa responsabilidade para enfrenta a crise da dependência pode ser baseada no engajamento e no envolvimento com as comunidades de recuperação – pessoas em recuperação, seus familiares, amigos e aliados – e numa posição sólida de apoio das ciências da saúde pública. Políticas públicas e programas podem preencher a lacuna entre ciência e política.

As pessoas em busca de recuperação e seus familiares podem desenvolver um papel importantíssimo para quebrar as barreiras do preconceito contra os dependentes químicos, humanizando a recuperação. O movimento internacional “Faces and Voices of Recovery” serve como referência para educar o público sobre a dependência e a recuperação, melhorando a discriminação contra aqueles que buscam recuperação sustentada para o seu problema.

Estatísticas de um dos países mais ricos do mundo, os Estados Unidos, apresentam os prejuízos financeiros relacionados aos métodos equivocados das abordagens da dependência química. A falta de tratamento para essa doença custa aos americanos mais de 100 mil vidas e $ 400 milhões de dólares a cada ano. A dependência afeta a vida de uma em cada quatro crianças nesse país.

Desta forma, podemos entender que tratar a dependência química pode ser uma política tão bem sucedida como trata outras doenças crônicas como diabetes, hipertensão e asma. A Recuperação beneficia o individuo e a sua família. Isto traz alívio para a comunidade aumentando a qualidade da saúde pública, a segurança e reduzindo a carga tributária do Estado. Um dólar investido em tratamento promove o retorno de $ 7 dólares em redução de crimes relacionados às  drogas e custos para a justiça criminal. Quando as economias relacionadas aos cuidados com a saúde são incluídas, a economia total pode ultrapassar os custos numa proporção de 12 para 1. Estes benefícios podem melhorar ainda mais se o tratamento da dependência for alterado do modelo de intervenções breves (ou agudas) para o modelo de recuperação sustentada e apoio contínuo, situação idêntica aos cuidados que a saúde dispensa aos doentes de outros problemas crônicos.

Investimentos públicos e privados em tratamento expandem o acesso para o crescente numero de caminhos para a recuperação.  A recompensa para estas iniciativas é a geração de oportunidades para os indivíduos que querem recuperar suas vidas e para as famílias e as comunidades que querem crescer mais fortes e saudáveis. Mais informações sobre essa temática podem ser encontradas em: http://www.facesandvoicesofrecovery.org/


Crisvalter Medeiros (fundamentado em material da Faces and Voices of Recovery)

PROJETO DE LEI DOS DIREITOS À RECUPERAÇÃO  - FACES AND VOICES OF RECOVERY

1 - Nós temos o direito de ser vistos como  capazes de mudança, crescimento e de nos tornar úteis às nossas comunidades, não importando o que tenhamos feito no passado em decorrência da nossa dependência.

2 – Nós temos o direito – com nossas famílias e amigos – de conhecer sobre os diversos caminhos para a recuperação, a natureza da dependência e as barreiras para a recuperação a longo prazo, tudo isso transmitido de forma que possamos entender.

3 – Nós temos o direito, se em busca de recuperação na comunidade, em consultório médico, centro de tratamento ou cumprindo pena, de definir nossas metas de recuperação, trabalhando com um plano de recuperação personalizado que seja concebido com base em informações precisas e compreensíveis sobre o nosso estado de saúde, incluindo uma adequada avaliação holística.

4 – Nós temos o direito de selecionar os serviços que se adequem às nossas pontecialidades, sendo orientados por informações completas sobre a experiência e as credenciais das pessoas que prestam esses serviços, bem como a eficácia desses serviços e os programas nos quais estamos buscando ajuda.

5 – Nós temos o direito de ter acesso a organizações de cuidados de saúde e assistência social que vejam a recuperação de forma positiva; que atendam aos mais altos padrões de saúde pública e segurança, providencie rápido acesso, trate-nos com respeito, entendam nossas motivações, entendam que a nossa motivação está relacionada com o êxito e estímulo às nossas potencialidades, e trabalhem conosco e nossas famílias para encontrar o caminho da recuperação.

6 – Nós temos o direito de ser considerados muito mais do que uma estatística, um estereótipo, um índice de risco, um diagnóstico; não ser rotulados em unidades patológicas, ser livres do estigma social que nos caracteriza como fracos ou moralmente defeituosos. Se nós recaímos e reiniciamos o tratamento, novamente, devemos ser tratados com dignidade e respeito, que é o que mais contribui para fortalecer nossos esforços para alcançar a recuperação sustantável.

7 – Nós temos direito aos cuidados de saúde e a um sistema de serviço social que reconheça nossas potencialidades e as necessidades das pessoas que buscam recuperação e coordenem estes esforços para  promover cuidados básicos de recuperação que respeitem e honrem nossas crenças culturais. Este apoio pode incluir iniciação religiosa, espiritual e comunidades leigas de recuperação, além do envolvimento de nossas famílias e das nossas  redes de parentesco.

8- Nos temos o direito de ser representados por políticos bem informados que removam as barreiras para a educação, habitação e oportunidades de emprego, de modo que possamos provar nossa responsabilidade como cidadãos, dispondo de habitação adequada, emprego, carreira, educação, família e vida comunitária.

9 – Nós temos o direito ao respeito e a não-discriminação por parte de médicos e outros servidores da saúde, e de receber a mesma atenção que as pessoas portadoras de outras doenças crônicas, com algumas iniciativas como co-participação financeira, seguro de vida, cobertura de catástrofes e acidentes e plano de saúde. O critério para promover estes cuidados pode ser a negociação.

10 – Nós temos o direito de ter tratamento e  o apoio no sistema de justiça para resgatar nosso espaço de direito na sociedade, uma vez cumpridas nossas sentenças.

11 – Nós temos o direito de falar publicamente sobre nossa recuperação para levar o conhecimento a outros de que a recuperação sustentável é uma  realidade.

www.facesandvoicesofrecovery.org


Um comentário:

  1. Presiso Urgente Mente Do NumerO De TelefOne Dee VoOcs Por Quee Meeu Parente Toam Esse RemediO E Elle Naum Acha Mais Em Lugar Nenhum e Elle VoUTOU A Beber e Elle SoOh EncOmOda Miinha Tiia E Ella Presisa Dee Ajuda Para Elle Parar Dee Beber e TentandO Bater Neela Ela Presisa Daa Ajuda Dee VoOcs Por FavOr Ajudem A Ella Por FavOr Ella e a Fiilha Della NaumAguentam Maiis Isso Elle Chegando Dee Madrugada e deixando a casa toda berta quando elas saem e os outros entram lah e robam tudo por favor a ajudem o mais rapido possivel!
    Obg Pella Atenção.

    ResponderExcluir