quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cursos do CRR-IFPB começam com interação entre profissionais e professores

Dinâmica com alunos do PSF/NASF

As aulas dos cursos do Centro Regional de Referência para Formação Permanente de Profissionais da Rede de Atenção a Usuários de Crack e outras Drogas (CRR-IFPB) começaram, no último final de semana (28/29), no Hotel Netuanah, localizado na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa, com a participação efetiva dos 350 candidatos inscritos.

A equipe interinstitucional de professores ficou satisfeita e motivada com a participação bastante dinâmica dos alunos que são médicos do PSF e NASF, profissionais das redes SUS e SUAS, além de outros agentes sociais.

Nos dois primeiros dias de aulas do CRR-IFPB, foram ministradas as disciplinas: Política nacional sobre drogas e Política nacional sobre álcool; Políticas setoriais de saúde; Rede de atenção (SUS, NASF, PSF, CAPS, HG); Políticas setoriais de assistência social (SUAS: Cras e Creas e o Sinase-Sistema de atenção socioeducativo).

A coordenadora do CRR-IFPB, professora Vania Medeiros, destacou a interação quase imediata entre os profissionais das redes SUS e SUAS e a equipe de professores constituída, em sua maioria, por acadêmicos e técnicos de reconhecida competência em âmbito nacional na área da atenção a usuários de drogas e dependentes químicos.

"Os primeiros momentos dos cursos já foram marcados por uma forte interação de experiências entre os atores locais das políticas sobre drogas e as lideranças nacionais nessa área; o que, certamente, possibilitará resultados concretos para o Estado da Paraíba, no contexto da melhoria dos serviços e na expansão de ações qualificadas” assinalou a professora.

Na avaliação do primeiro encontro, os professores ressaltaram a importância do interesse demonstrado pelos profissionais da rede local de atenção aos usuário de drogas por novas práticas que venham atender às demandas dentro das diretrizes da política de saúde e de assistência social. A professora Cristina Endo, da PUC-SP, ficou surpresa com o alto nível das discussões em sala de aula, “o que nos motiva a fazer um trabalho cada vez melhor”, enfatizou.
Crisvalter Medeiros

Veja mais fotos do início das aulas no CRR-IFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário